Oitenta e um alunos de escolas públicas brasileiras viajam a Portugal, em projeto inédito

Foram selecionados entre 4800 de seis cidades que estudaram o livro "1808" de Laurentino Gomes


Educação

José Venâncio de Resende0

No Palácio de Queluz (foto: facebook de Laurentino)

Entre os dias 8 e 16 de Novembro, 105 pessoas, entre alunos do oitavo ano e professores de seis cidades brasileiras – Belo Jardim (PE), Mata de São João e Salvador (BA), Novo Horizonte e São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ) -, visitaram Portugal. Foram selecionados num grupo de 4800 alunos de 94 escolas públicas municipais e estaduais, que participou do projeto “Era uma vez… Brasil”.

O projeto foi lançado em Março deste ano e os alunos cumpriram três etapas. Entre Março e Junho, desenvolveram trabalhos de história em quadrinhos e vídeos sobre o livro 1808, de Laurentino Gomes, que narra a fuga da corte portuguesa para o Rio de Janeiro a fim de escapar ao cerco de Napoleão Bonaparte. Depois de um processo de avaliação, os 100 melhores alunos de cada cidade (exceto Mata de São João que se uniu a Salvador), totalizando 500 alunos, foram para um campus em suas respectivas cidades.

No campus, os alunos tiveram oficinas de teatro, audiovisual, história em quadrinho e capoeira durante sete dias, abordando o tema da transferência da corte portuguesa para o Brasil. Desenvolveram histórias em quadrinhos e quatro curtas-metragens por cidade.

Os 20 melhores alunos de cada cidade (exceção de Rio de Janeiro e Novo Horizonte, com 10 alunos, e Salvador/Mata de São João, somando 21 alunos), no total de 81 alunos, além de seis professores, foram escolhidos para a viagem a Portugal.

A avaliação final foi resultado do desempenho do aluno em relacionamento interpessoal, engajamento nas atividades e interação com o meio ambiente, explica Marici Fernandes Vila, diretora executiva da Origem Produções.

O projeto foi desenvolvido no período 2014-2016, entre inscrição na Lei Rouanet, aprovação e captação de recursos. Além das empresas que entraram com o dinheiro, recebeu apoio institucional dos Ministérios da Educação e Cultura, das Embaixadas de Portugal e Brasil e do Instituto Camões. Graças ao apoio financeiro, foi possível elaborar o livro “Dilema de Dom João”, com as histórias em quadrinho dos melhores alunos, que será distribuído a todos os adolescentes que participaram do projeto.

Experiência

Aliás, este é o terceiro projeto – os dois primeiros, denominados “Era uma vez… Europa”, foram desenvolvidos, em 2011 e 2014, pela Origem Produções em parceria com o Instituto Marcos Sena, e a cidade escolhida foi Valência (Espanha). “Nós percebemos que os europeus sabiam muito da história deles e nós, nada da história do Brasil”, observa Marici. “Os meninos eram pouco politizados e sem senso crítico.”

A experiência da Espanha levou a outra conclusão. Os professores de português deveriam ser substituídos pelos professores de história na condução do projeto. Com isso, a redação também seria substituída por história em quadrinho e vídeo de um minuto, “ferramentas mais atraentes ao aluno que tem dificuldade de escrever”, explica Marici.

Daí a decisão de focar no livro 1808, de Laurentino Gomes, relata Marici. “Depois de ler o livro, entrei em contato com o Laurentino; em seguida enviei a proposta pedagógica e o convidei para participar do projeto.”

Laurentino participou ativamente da visita a Portugal, na qual os alunos conheceram locais como a estátua de Dom Pedro IV (o mesmo Dom Pedro I do Brasil) na praça do Rossio, os palácios nacionais de Sintra, da Pena, de Mafra e Queluz, os castelos dos Mouros e de São Jorge, o Palácio da Ajuda, os museus dos Coches, do Azulejo, do Traje e de Dança e Teatro, o Mosteiro dos Jerônimos, a Torre de Belém, o Panteão Nacional, a Torre do Tombo e a Biblioteca Nacional. Além disso, visitaram escolas públicas e trocaram experiências e informações com alunos portugueses.

Avaliação

Este projeto vale mais do que todos os discursos dos políticos, resume Laurentino Gomes, autor da trilogia “1808”, 1822 e 1889. Nas conversas com os adolescentes do “Era uma vez… Brasil”, Laurentino, além de explicar o significado dos lugares visitados, destacou os benefícios pessoais dessa experiência mas também chamou a atenção deles para a maior responsabilidade social no seu papel de cidadão e da participação comunitária.

“O resultado deste projeto foi excelente porque realmente conseguiu desenvolver o senso crítico dos meninos, em termos de reflexão e opinião própria e de entendimento da história do Brasil”, conclui Marici. Por isso, as mudanças para o próximo ano deverão ser mínimas, garante. Pretende manter a temática “História do Brasil”, com a adoção do livro de Laurentino Gomes.

A jovem pernambucana Ellen Mendonça, do Centro de Excelência Municipal de Belo Jardim, acredita que a partir de agora vai entender melhor as aulas de história. Para ela, a história está presente nas nossas vidas e influencia o nosso presente e o nosso futuro.

Wilker Vinicius Frarron Santana, da Escola Vereador Antônio Sampaio de São Paulo, diz que nunca vai esquecer esta oportunidade rara em sua vida. “Hoje, vejo que até para a minha carreira é importante estudar história, para que conhecimentos do passado possam acrescentar no futuro.” Ele pretende esforçar-se para ler mais, apesar do tempo escasso pois estuda à tarde e trabalha como barbeiro na parte da manhã e duas horas à noite.

Sara Silva, da Escola Estadual Educador Paulo Freire de Osasco (SP), conta que adquiriu mais conhecimentos sobre a história e a cultura do país e aprendeu a conviver melhor com as pessoas. “A história nos ensina a aprender com os fatos do passado.”

“O que mais me tocou é que nunca tinha havido uma oportunidade como essa na minha família”, diz Elizabete Cristina da Silva Lima, da Escola Municipal Vereador Joaquim Medeiros de Belo Jardim. “Fiquei muito emocionada e muito feliz por conhecer a história real”, acrescenta esta pernambucana filha de lavradores. “Esta experiência aumentou a minha vontade e confiança de correr atrás dos meus sonhos e a minha responsabilidade de dividir com os outros.”

A mineira Geângela de Sousa Meira Vieira, que mora em Osasco e estuda na Escola Estadual Jardim Santa Maria III, considerou “maravilhosa esta oportunidade para uma filha de lavrador”. Conta que já andou quatro quilômetros para ir à escola em Mata Verde (norte de Minas) e reconhece o esforço de seus pais para ela estudar. “Esta experiência abriu a minha mente e me deu mais coragem para enfrentar as coisas e vontade de ajudar os outros. Sou apaixonada por música e pretendo seguir carreira de cantora. Esta viagem me deu vontade de ler cada vez mais.”

Link:

Mais informações e fotos sobre a visita:

“Era uma vez… Brasil” - http://www.eraumavezbrasil.com.br/

Origem Produções https://www.facebook.com/Origem-Produ%C3%A7%C3%B5es-267806149957120/?fref=ts

Marici Vila - https://www.facebook.com/marici.vila?fref=ts

Laurentino Gomes - https://www.facebook.com/Laurentino-Gomes-196056300458464/?fref=ts
Marici Vila - https://www.facebook.com/marici.vila?fref=ts

 

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário