Oito meses de pandemia

O prefeito de Resende Costa, Aurélio Suenes, que está chegando ao fim do seu segundo mandato, fala das ações do governo municipal no combate ao novo coronavírus


André Eustáquio


Prefeito municipal de Resende Costa, Aurélio Suenes, está concluindo seu segundo mandato (foto André Eustáquio)

O ano “atípico” de 2020, que caminha para o fim, deixou marcas profundas na sociedade, de forma geral. A pandemia de Covid-19, causada pelo novo coronavírus, bagunçou o planeta, ceifou vidas, abalou a economia global e obrigou gestores públicos a reverem suas ações previstas para este ano, a fim de combater um inimigo invisível, traiçoeiro e ardiloso.

Em março, Resende Costa começara a colocar em prática algumas medidas preventivas de combate ao coronavírus. Foram suspensos eventos públicos e privados, e, no dia 18 daquele mês, as aulas nas escolas municipais também foram suspensas, deixando em casa centenas de alunos. Um comitê de monitoramento e de enfrentamento à pandemia foi criado pelo Executivo com o objetivo de elaborar medidas de prevenção para conter uma possível (e rápida) disseminação do vírus no município de pouco mais de 11 mil habitantes e que sobrevive essencialmente do comércio e do turismo impulsionado pelo artesanato.

Placas afixadas no trevo e em alguns pontos da rodovia de Resende Costa conscientizavam os turistas a não visitarem a cidade durante o período crítico da pandemia e quem entrava era abordado na barreira sanitária. O funcionamento do comércio ficou restrito e decretos regulamentaram o uso obrigatório de máscaras, o distanciamento social, entre outras medidas restritivas.

Apesar de todas as ações preventivas, o novo coronavírus chegou a Resende Costa, sendo o primeiro paciente diagnosticado com a Covid-19 no mês de junho. De lá para cá, os casos foram aumentando, conforme já havia sido previsto e vem acontecendo em quase todos os municípios do estado. Aos poucos, porém, as medidas restritivas foram flexibilizadas de acordo com as regras do plano Minas Consciente. O comércio voltou a funcionar, mas tendo que seguir rigoroso protocolo se segurança.

Após 8 meses de pandemia, novos casos de Covid-19 ainda são diagnosticados em Resende Costa; o governo municipal continua monitorando o avanço do vírus, além de realizar campanhas e ações de conscientização e de combate ao causador da pandemia que mudou, globalmente, o ano de 2020.

No fim do seu segundo mandato de prefeito municipal de Resende Costa, Aurélio Suenes de Resende (PSD) concedeu esta entrevista ao JL, na qual destaca as ações do governo no combate ao novo coronavírus. Ele fala também dos desafios enfrentados pelo Executivo no auge da crise sanitária, das medidas restritivas que teve de tomar para frear a rápida disseminação do vírus e de suas expectativas para o retorno das atividades comerciais na cidade, que necessita de uma economia pujante para voltar a gerar emprego e trazer de volta, com segurança, os turistas.

 

Qual o período que o senhor considera ter sido o mais crítico em Resende Costa durante esses oito meses de pandemia? Acredito que foi o mês de junho, quando os primeiros casos começaram a ser confirmados no município e tivemos de ser ainda mais incisivos nas medidas de proteção e combate ao novo coronavírus.

Quais foram as medidas restritivas mais difíceis que o governo municipal teve de tomar para frear a disseminação do coronavírus? Com certeza, o fechamento do comércio e o impedimento da entrada de turistas na cidade. Sabemos como isso afeta diretamente a economia e coloca em risco a saúde financeira da população, que muitas vezes não entendeu a necessidade dessas medidas. Mas a situação era muito delicada, os casos só cresciam no país, assim como as mortes. Ainda hoje não sabemos muito sobre o vírus. Então foi a medida certa na ocasião. A saúde e a segurança dos resende-costenses sempre foram prioridades do nosso governo, pois as outras situações seriam resolvidas depois.

Resende Costa flexibilizou, aos poucos, as medidas restritivas e o comércio já reabriu seguindo os protocolos do plano Minas Consciente, do governo do estado. Porém, a adesão total do município ao Minas Consciente gerou atrito entre o Executivo e o Comitê de Enfrentamento. Por que isso aconteceu? Inicialmente fui de acordo com os protocolos mais restritivos criados pelo Comitê de Enfrentamento do município. O fato de recebermos muitos turistas nos levou a crer que esse fluxo poderia disseminar rapidamente o vírus em Resende Costa, por isso a decisão de restringir o funcionamento de determinadas atividades comerciais. Depois de uma reunião que tive com lojistas, donos de restaurantes e outros representantes de segmentos do comércio, entendi a necessidade de avançarmos um pouco mais, seguindo tão somente as regras do programa Minas Consciente do governo estadual. A decisão não foi em comum acordo com o comitê, mas essa situação já foi superada e seguimos unidos para evitar a disseminação do vírus em nosso município.    

Em alguns finais de semana do mês de setembro, dezenas de pessoas, sobretudo jovens, se aglomeraram na rua Gonçalves Pinto, no centro da cidade, e a maioria delas ignorou as medidas de segurança sanitária, como o uso de máscara e o distanciamento social. Houve, inclusive, cenas de hostilidade a funcionários da Vigilância Sanitária que realizavam o trabalho de fiscalização no local. Diante de tal comportamento, o senhor gravou um vídeo no qual prometeu agir com rigidez. Quais medidas foram tomadas pelo governo municipal? Frente à situação, bem como devido ao desrespeito à nossa equipe de fiscalização, atos que consideramos lamentáveis, foi contratada uma empresa de apoio para auxiliar os profissionais de saúde nas rondas, visando a impedir aglomerações. Além disso, a Secretaria de Saúde colocou barreiras no centro da cidade e nas Lajes de Cima e contou com o reforço importante da Polícia Militar. Continuaremos enfrentando, de maneira firme, o desrespeito às orientações dos órgãos competentes. A intenção continua sendo proteger a nossa população.

Durante quanto tempo irão durar essas medidas? Até o último dia do nosso mandato. 

Em sua opinião, o que levou os jovens da nossa cidade a agirem de tal maneira? As pessoas se cansaram do cumprimento de medidas restritivas? Entendo as pessoas se cansarem do isolamento. Não é fácil, mentalmente, manter e enfrentar essa situação, mas os jovens precisam aprender a ter empatia e a pensar no coletivo. Ainda estamos enfrentando essa pandemia e o relaxamento total não deve acontecer frente a um vírus tão imprevisível. 

A região Centro-Sul do estado, da qual Resende Costa faz parte, encontra-se na Onda Verde do plano Minas Consciente. Todas as atividades comerciais autorizadas pelo Minas Consciente já foram abertas na cidade? A região Centro-Sul, de acordo com o Minas Consciente, se encontra na Onda Verde, porém, por decisão macrorregional, 99,99% dos municípios optaram pelo não avanço de onda, levando em consideração fatores como: estoque de medicamentos nos hospitais referência para tratamento de Covid-19 e habilitação de leitos nas cidades polo. Como as decisões, até o momento, foram tomadas de forma regionalizada, permanecemos na Onda Amarela.

Há previsão para os bares da cidade voltarem a oferecer atrações, como apresentações de cantores e música ao vivo? Algumas atividades ainda não foram liberadas, como de recreação e lazer, eventos, entretenimento, serviços de tatuagem e colocação de piercing e ensino curricular. Música ao vivo será permitida quando realmente avançarmos para a Onda Verde.

Há perspectivas para a volta às aulas presenciais ainda neste ano em Resende Costa? Se depender somente da minha decisão, não teremos aulas presencias neste ano. Além de ser muito arriscado, entendo que não conseguiríamos avançar muito, faltando poucos dias para o fim do ano. Pelo que estamos acompanhando, o retorno às aulas presenciais ficará mesmo para 2021.

A epidemia no município pode ser considerada controlada? A situação está sob controle, porém pedimos que a população relate todos os casos com sintomas de gripe.

Como tem sido feito o trabalho de testagem das pessoas em Resende Costa? Além dos casos mais suspeitos, têm sido feitas testagens em grupos específicos de pessoas que geralmente possuem contato maior com a população. Nas últimas semanas, também estendemos a testagem à zona rural de Resende Costa, visitando algumas comunidades para distribuição de kits de higiene e conscientização sobre o coronavírus. A partir dessa iniciativa de testagem, tivemos um aumento de casos nos últimos dias, o que acendeu o alerta vermelho. Continuamos atentos, não podemos relaxar, pois, como disse anteriormente, estamos diante de um inimigo invisível, perigoso e imprevisível.      

Já estamos chegando ao fim do ano, quando o movimento na cidade, sobretudo de turistas, aumenta. Qual sua expectativa para o fim de ano em relação às atividades comerciais em Resende Costa? Há risco de retrocesso e o comércio ter de ser novamente fechado? Não queremos regredir na abertura do comércio, embora isso não dependa somente do nosso município e, sim, do cenário regional. Por isso é importante o respeito da população e dos empresários às regras. Precisamos manter o cuidado, usar máscara, fazer a higienização correta e seguir controlando a ocupação dos espaços. Se observarmos as medidas de proteção, acredito que conseguiremos manter o controle.

O processo de flexibilização e a retomada das atividades econômicas em Resende Costa vêm seguindo o que foi planejado pelo governo municipal? Na medida do possível, estamos avançando dentro das regras do programa Minas Consciente. Tudo isso tem sido acompanhado de perto pelo poder judiciário. Porém, à medida que flexibilizamos, naturalmente a circulação de pessoas aumenta e faz parecer que a pandemia acabou. Em alguns momentos, vemos estabelecimentos comerciais descuidando das regras impostas pelo programa e as próprias pessoas não se dão conta do risco do contágio. É preciso que todos entendam que, se o cenário epidemiológico piorar, podemos regredir. E isso não será bom para ninguém. Por isso, seguimos firmes com nossa equipe atuando, a fim de orientar e corrigir aqueles que desrespeitam as regras, até o dia que possamos finalmente ficar livres desse vírus.     

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário