Padre Ermínio Ignácio celebrou em Resende Costa seu Jubileu de Prata Sacerdotal

“Celebrar em Resende Costa, minha amada terra natal, foi uma Graça do Coração Generoso de Deus”


André Eustáquio


Padre Ermínio entre os diáconos Lucas Alerson (esq.) e Rodinei Domingos (Fotos Leticia Resende)

No dia 08 de dezembro de 1994, o diácono Ermínio Ignácio dos Reis, natural de Resende Costa, recebeu em Jaboticabal (SP), pela imposição das mãos do bispo diocesano dom Luiz Eugênio Perez, a ordenação presbiteral. Longe de sua terra natal, Ermínio Ignácio realizava naquele dia um sonho que acalentara desde a infância: tornar-se sacerdote. Vinte e cinco anos depois, na manhã do dia 15 de dezembro de 2019, domingo, dia dedicado ao Senhor, padre Ermínio celebrou na igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha de França, em Resende Costa, o seu Jubileu de Prata Sacerdotal.

Há muitos dons e carismas no seio da Igreja. O Ministério Sacerdotal é considerado pelos católicos um dom precioso que Deus concede especialmente àqueles que Ele elege para serem Seus ministros na evangelização dos povos. Padre Ermínio sentiu o chamado de Deus ainda menino.Na Matriz de Nossa Senhora da Penha de França, sob o olhar e o testemunho do saudoso e inesquecível ex-pároco de Resende Costa, monsenhor Nélson Rodrigues Ferreira (1914-1988), construiu os pilares que o sustentaram espiritualmente e o fizeram perseverar na longa caminhada de preparação para o sacerdócio. Para ele, portanto, celebrar o seu Jubileu de Prata Sacerdotal na igreja Matriz de Resende Costa teve um significado especial. “Com o coração em festa, entrei na Matriz de Nossa Senhora da Penha, lugar onde, no colo de meus saudosos pais e pelas mãos do padre Nélson, renasci pelas Águas do Batismo. Lugar onde, pela unção do Sagrado Crisma, pelas mãos do monsenhor José Maria Fernandes, fui confirmado na fé. Lugar e Altar onde, ainda aos sete anos, ajoelhado na bela Mesa de Comunhão, recebi, pela primeira vez, o Corpo do Senhor. Lugar onde, por muitas vezes, ajudando na celebração da Santa Missa como coroinha, sonhava e alimentava minha vocação.  Ali, com o coração agradecido, celebrei meu Jubileu: 25 anos de sacerdócio”, disse padre Ermínio.

 

Missa solene

A Missa Solene de Ação de Graças pelos 25 anos de sacerdócio do padre Ermínio, realizada às 10h na matriz de Nossa Senhora da Penha, foi precedida pela retreta da Banda de Música Santa Cecília, que acolheu os fiéis no adro da igreja. Uma grande salva de fogos de artifício e repique de sinos também deram boas-vindas a quem chegava. O domingo era de festa. No interior da matriz, ricamente ornamentada, o Coro e Orquestra Mater Dei entoava os primeiros acordes para o início da solene celebração eucarística.

Padre Ermínio presidiu a santa missa concelebrada pelo pároco de Resende Costa, padre Fábio Rômulo Reis, pelo vigário paroquial, padre Plínio Ataíde, pelos sacerdotes resende-costenses Adriano Tércio Melo de Oliveira, Fernando Salomão e Zaqueu Pinto. Participaram também da celebração os diáconos Lucas Alerson de Sousa e Rodinei Carlos Domingos. Padre Adriano, pároco e reitor do Santuário Diocesano de Santa Rita de Cássia, de Ritápolis, proferiu a homilia da missa. “No púlpito, tribuna sagrada, meu amigo padre Adriano, tão jovem, tão dedicado. Suas palavras maduras e profundas ajudavam-me a olhar para o precioso dom de minha vocação e a desejar, mais e mais, ser padre, somente padre”, disse padre Ermínio, que destacou a presença marcante de muitas pessoas que fizeram e que ainda fazem parte da sua vida sacerdotal: “O coração em festa! Tantos nomes, tantos rostos eram tecidos em minha lembrança ao som dos belos acordes da amada Orquestra e Coro Mater Dei. Uma Graça do Coração Generoso de Deus!”

“Procurei relacionar a teologia do sacerdócio com a prática diária de um homem chamado e enviado à missão de santificar pelo múnus sacerdotal”, resume padre Adriano o núcleo essencial da sua homilia. “Celebrar o Jubileu de Prata Sacerdotal é celebrar um dom precioso de Deus na vida de um consagrado. Padre Ermínio é alguém muito especial que Deus escolheu e abençoou para ser Seu servo através do dom do sacerdócio. Homem de fé, de virtudes singulares as quais percebemos a partir do seu testemunho de amor pelo sacerdócio e pela Igreja”, completou padre Adriano, amigo e conterrâneo do padre Ermínio.

 

Filho amado de Resende Costa 

Embora exerça o ministério sacerdotal longe de sua amada Resende Costa, padre Ermínio sempre que pode se faz presente na cidade, especialmente na igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha de França. Ele fala da emoção, durante cada momento da missa do seu Jubileu de Prata, em estar próximo de seus amigos e intimamente ligado à cidade e à paróquia, pelas quais nutre um carinho especial: “Resende Costa nunca saiu de mim. O rosto amável da Senhora da Penha sempre me conduziu. Ao elevar o precioso Corpo do Senhor para ofertá-Lo ao Pai no momento da Doxologia, trazia no coração a minha história em ação de graças. Pedia ao Senhor que, com alegria e dedicação, eu continuasse a ser, apesar de minha pequenez e miséria, sinal do Seu amor e fidelidade para todos. Na minha Ação de Graças estavam presentes nomes e histórias que foram e são, ao longo do meu caminho, sinais que tornavam presente a Voz do Senhor que me chamou ao sacerdócio.”

No final da missa, padre Ermínio, em alguns momentos com a voz trêmula pela emoção, agradeceu aos padres, a seus familiares, amigos e benfeitores que o ajudaram a realizar o sonho de ser padre. Em frente ao presbitério da igreja Matriz de Resende Costa, ele recebeu, após a bênção final, todos que desejaram parabenizá-lo pelos 25 anos de sacerdócio. “Vinte e cinco anos de sacerdócio! Uma história tecida com muita alegria. Um caminho percorrido com tantas lutas e conquistas. Uma linda festa em meu coração. Bendito seja Deus!”, concluiu o resende-costense padre Ermínio Ignácio dos Reis.

 

Formação e trabalhos pastorais

Padre Ermínio Ignácio iniciou a formação sacerdotal no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, em Juiz de Fora, onde cursou filosofia entre os anos 1981 e 1986. De 1989 a 1991, esteve na Ordem Carmelita. Ingressou-se, posteriormente, na Diocese de Jaboticabal ainda no início da década de 1990. A etapa final da formação sacerdotal, padre Ermínio realizou entre 1991 e 1994 em Brodowski, no Seminário Maria Imaculada, da Arquidiocese de Ribeirão Preto (SP). Em 22 de julho de 1994, foi ordenado diácono e em 08 de dezembro do mesmo ano foi ordenado sacerdote da Diocese de Jaboticabal. Ambas as ordenações tiveram como bispo ordenante dom Luiz Eugênio Perez.

Desde sua ordenação sacerdotal em 1994, padre Ermínio vem desempenhando trabalhos pastorais importantes na Diocese de Jaboticabal. Como jovem padre, foi vigário paroquial nas paróquias do Senhor Bom Jesus, de Monte Alto (1994), e São Benedito, de Jaboticabal (1995). Em 1996, ele assumiu sua primeira paróquia, Santa Luzia, de Taquaritinga, onde permaneceu até 2002, ano em que foi transferido para a Paróquia de Santo Antônio, de Taiúva.

Em Taiúva, padre Ermínio realizou um longo e profícuo paroquiato. Entre tantas importantes realizações, tanto na dimensão pastoral quanto material, destaca-se a reforma da igreja Matriz de Santo Antônio, que foi ampliada e transformada num belo templo – contendo elementos artísticos, como pinturas e vitrais, que levam o fiel à íntima e profunda contemplação espiritual dos mistérios de Deus – digno do grande doutor da Igreja e um dos santos mais populares do catolicismo.

Padre Ermínio deixou Taiúva em 2016 e foi nomeado, em 2017, pároco e cura da Sé Catedral de Nossa Senhora do Carmo de Jaboticabal. Ele ocupa ainda os cargos de Assessor Diocesano para a Liturgia, Mestre de Cerimônias para o Sólio Diocesano de Jaboticabal e Assessor Diocesano para o Diaconato Permanente.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário