Parque do Campo de Resende Costa é reinaugurado durante a 40ª Exposição Agropecuária

O espaço passa a ser chamado “Parque de Exposições prefeito Gilberto Pinto”


André Eustáquio e Vitória Cristina


Prefeito Aurélio e Vera Rodrigues diante da placa que dá nome ao Parque de Exposições Prefeito Gilberto Pinto (Foto Vitória Cristina)

No dia 18 de julho de 2019, quinta-feira, aconteceu a cerimônia oficial de abertura da 40ª Exposição Agropecuária de Resende Costa. Neste ano, o prefeito municipal Aurélio Suenes de Resende desejou que a cerimônia, que tradicionalmente reúne autoridades municipais de Resende Costa e de cidades da região, fosse ainda mais especial, pois o evento marcaria a reinauguração do Parque do Campo, que passou a se chamar “Parque de Exposições Prefeito Gilberto Pinto”, em homenagem ao saudoso ex-prefeito municipal falecido em dezembro de 2015.

Quem chegou cedo ao Parque de Exposições na quinta-feira (18), antes da abertura da festa, se surpreendeu com a nova estrutura do espaço após a reforma e a ampliação. Ouviram-se elogios de muitas pessoas que olhavam e transitavam no espaço onde atualmente se realizam os shows.

 

Investimento

Segundo o prefeito Aurélio Suenes, a prefeitura investiu cerca de 340 mil reais na reforma do Parque de Exposições de Resende Costa. “Quando resolvemos transferir os shows para a área de baixo, senti-me na responsabilidade de adequar aquela área de forma que tivesse mais espaço para fazer o que sempre foi pedido pela população, o ‘palco 2’”, justificou o prefeito Aurélio. Desde 2014, os shows da Exposição Agropecuária passaram a ser realizados no espaço onde antes aconteciam o rodeio, o concurso de marcha, os julgamentos morfológicos e as provas funcionais. Na ocasião, a justificativa para a mudança foi de que dever-se-ia aproveitar melhor o espaço, oferecendo mais conforto e segurança ao público que aumentava a cada ano. Mas faltava infraestrutura. A área não era pavimentada e a iluminação bastante precária.

Nos primeiros anos, grande parte do público não aprovou a mudança, mas com o tempo percebeu-se que o espaço era melhor e o segundo show da noite não demorava tanto a começar, visto que a organização do evento conseguiu montar o palco 2 uma boa novidade na Exposição Agropecuária de Resende Costa e que já está presente em outras cidades da região, como Lagoa Dourada. “Havia empecilhos na área de cima, uma vez que os artistas (do show principal) não deixavam o segundo show começar enquanto eles não terminassem de armazenar os seus equipamentos. Então eu fiquei responsável por concluir essa transferência, que já havia sido iniciada em 2014, levando o público para a parte de baixo”, explica o prefeito Aurélio. “A gente veio desde então juntando recursos para deixar a obra como definitiva. Agora o parque está definitivo, com nova arena e pavimentação da área de shows. Com essas adequações, aproveitamos melhor os espaços do local.”  

 

Objetivos da reforma

Quando as obras de reforma do Parque de Exposições se iniciaram, as opiniões se dividiram na cidade. Houve quem argumentou “que se tratava de um gasto desnecessário e que a prefeitura não deveria investir recursos em um espaço já pronto”. Porém, a administração decidiu enfrentar os desafios e as opiniões contrárias. De acordo com o prefeito Aurélio, o objetivo principal da reforma do Parque de Exposições consiste em aproveitar melhor o espaço. “O parque foi municipalizado pelo ex-prefeito Gilberto Pinto em 2001 e depois dessa municipalização ele adquiriu um terreno anexo. Quando assumimos a prefeitura, esse terreno ainda não era utilizado; passamos a utilizá-lo parcialmente. Agora, a partir da reforma, o terreno passa a ser usado em sua totalidade, justificando sua aquisição, que tinha como objetivo a ampliação do Parque de Exposições”, disse Aurélio. “A ampliação imaginada pelo ex-prefeito Gilberto no passado foi concluída agora em 2019”, comemora o prefeito municipal.

Um dos principais e mais contundentes argumentos contrários à reforma do Parque de Exposições é de que “não valeria a pena investir tanto dinheiro num espaço que só é utilizado uma vez no ano. É o mesmo que investir em um elefante-branco”. Ouviu-se isso de diversas pessoas na cidade. No entanto, o prefeito Aurélio pensa o contrário e o intento da atual administração é transformar o Parque de Exposições em um espaço multiuso que pode ser utilizado durante todo o ano pela população. “A ideia da reforma do parque é transformá-lo em um espaço multiuso. Por exemplo, a parte que foi concretada é uma área pronta para se fazer uma quadra poliesportiva, a academia da saúde e um playground para as crianças. A concepção é de que o Parque de Exposições seja sempre utilizado pela população. Com a nova reforma você tem a possibilidade de uso de skate, patinete, bicicleta, etc.”, planeja o prefeito Aurélio.

Para maior segurança dos usuários, o prefeito disse que pretende restringir o acesso de veículos no Parque de Exposições.

 

Dedicação dos funcionários

Para que as obras no Parque de Exposições ficassem prontas e fossem inauguradas na abertura da 40ª Exposição Agropecuária, a prefeitura organizou uma verdadeira força-tarefa composta de funcionários e secretários municipais. Destacam-se o engenheiro civil da prefeitura, Leandro Kloser, o secretário de Obras, Ricardo Resende, o secretário de Agropecuária e Meio Ambiente, Toninho Ribeiro, além dos funcionários da prefeitura que literalmente puseram a “mão na massa”. “Foi um conjunto de pessoas para que chegássemos ao resultado desejado. Essa obra, na verdade, foi um desafio muito grande porque optamos por fazê-la com mão de obra praticamente da prefeitura. Tínhamos um prazo muito curto para concluí-la e muita gente duvidou que fosse ficar pronta a tempo da festa”, diz Aurélio Suenes.

O engenheiro civil da prefeitura de Resende Costa, Leandro Kloser, informou que o projeto contempla a pavimentação da arena que recebe os shows, onde também será criada uma quadra poliesportiva, que em épocas de festas serão retirados os alambrados; a criação de um segundo estacionamento dentro do parque, devidamente pavimentado, entre os dois galpões existentes; a criação de uma nova arena de rodeio, com arquibancada que atende às normas exigidas. As edificações já existentes foram pintadas e uma nova iluminação foi implantada em pontos do Parque de Exposições, especialmente na arena dos shows e na arena de rodeio. “O objetivo da reforma foi oferecer à população de Resende Costa e aos visitantes um espaço amplo e confortável, pavimentado, com os devidos acessos e ligações entre ambientes e que atendesse às normas exigidas pelo Corpo de Bombeiros. Também deve-se considerar que essa arena pavimentada receberá uma quadra e uma academia da saúde. Portanto, também será um centro de esporte e lazer”, esclarece Leandro Kloser.

 

Homenagem

O prefeito municipal Aurélio Suenes destacou a importância do ex-prefeito Gilberto para Resende Costa: “Essa obra que hoje reinauguramos só foi possível porque alguém que passou pelo poder público teve visão de futuro e esse alguém que homenageamos é o ex-prefeito Gilberto Pinto. Nós estamos muito felizes com a justa homenagem ao Gilberto, que municipalizou o parque em 2001 e tinha um carinho muito grande por esse espaço. Nós fizemos essas obras para melhorar e ampliar o Parque de Exposições e nada mais justo do que reverenciar e colocar o nome dele e eternizá-lo nesse espaço.”

Os familiares do ex-prefeito Gilberto Pinto participaram da solenidade: sua esposa Vera Rodrigues, sua filha Aline Rodrigues Pinto e o seu irmão João Bosco Pinto Lara. Convidado pela organização do evento a fazer um discurso em homenagem ao seu irmão, João Bosco, visivelmente emocionado, destacou a ligação que ambos possuíam e o perfil do ex-prefeito Gilberto. “Quando nós homenageamos uma pessoa, falamos do que ela fez no passado, mas muitas vezes a homenagem é póstuma. Quando se fala em homenagem, normalmente essa palavra evoca duas outras palavras: “alma”, porque só homenageamos pessoas com a alma e com o coração; e a palavra “saudade”, que é a que mais me inspira em relação ao Gilberto. Ele era meu irmão, meu parceiro, meu companheiro de roça.”

João concluiu a homenagem ao Gilberto lendo um texto publicado nas redes sociais pela professora Marcilia, moradora da comunidade do Ribeirão, na ocasião do falecimento do ex-prefeito de Resende Costa. “Essa foi uma das homenagens mais bonitas que vi sobre o meu irmão.”

“Passou por Resende Costa o derradeiro carro de boi que vinha de longe, mas o carro não cantava, chorava. Aos sons das rodas ecoou o lamento triste. O carreiro, quando parou, ergueu os olhos e chamou: ‘Vem, Gilberto, que o tempo de colher seus frutos já chegou. É hora de carrear em outros campos.’ E ele se foi. O Gilberto conhecia cada palmo desse chão, cada curva, cada mata-burro, cada roçado, cada rua. E conhecia cada morador pelo nome. Partiu Gilberto da terra que tanto amou e que por ela tanto trabalhou, pegou o chapéu, apagou o cigarro de palha e seguiu o caminho dos homens de coragem. Jeito simples, postura firme, olhar profundo e coração amigo, partiu para descansar deixando grande saudade aos amigos que aqui conquistou” (Marcília).

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário