Pichação do patrimônio histórico é mote para nova campanha em São João del-Rei

“PreservAção - Nossa História, sua Cidade” reúne entidades do poder público e da sociedade civil.


Cidades

José Venâncio de Resende0

Uma campanha contra a pichação e pela preservação do patrimônio cultural está sendo lançada em São João del-Rei, numa iniciativa do SindJovem (Conselho de Jovens Empreendedores do Sindcomércio), da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR). Denominada “PreservAção - Nossa História, sua Cidade”, pretende desenvolver uma série de ações com o objetivo de recuperar bens patrimoniais da cidade, buscando conscientizar a população sobre a importância de preservar limpo o patrimônio histórico-cultural da cidade.

Os organizadores da campanha querem evitar a repetição de casos, como o da pichação do muro da Estação Rodoviária de São João del-Rei, localizado na Rua Antônio Rocha, um dos principais corredores da cidade, rota de acesso e saída de moradores e turistas. Aliás, a recuperação e a pintura do muro, iniciadas em 27 de maio, foram a primeira ação da campanha.

Com o muro degradado pelo tempo e repleto de pichações, a VLI Logística, que possui a concessão da Estação Ferroviária, prontificou-se a participar, fornecendo a tinta e o material para pintura. A mão-de-obra foi dos detentos do presídio regional de São João del-Rei. A Secretaria de Cultura e Turismo também colaborou com a ação, que foi autorizada tanto pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) quanto pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural de São João del-Rei.

Segundo os organizadores da campanha, a iniciativa busca trazer uma nova imagem a um dos principais atrativos turísticos da cidade. “A estação ferroviária é patrimônio do nosso povo, ponto turístico fundamental, fazendo parte desta atividade que gera emprego e renda para a cidade. Mais do que pintar o muro, queremos conscientizar a população sobre a importância de se preservar nosso patrimônio, zelando pela imagem da nossa cidade. O ambiente renovado trará oxigênio para a região e encabeçará outros projetos que visam recuperar áreas da cidade que precisam de cuidados.”

Próximas ações

A campanha terá continuidade na quinta-feira, dia 6, com a realização de um Fórum no Teatro Municipal onde serão debatidos o tema patrimônio x pichação. Participarão representantes do poder público e da sociedade civil: Ministério Público de Minas Gerais, Polícia Militar de Minas Gerais, Poder Judiciário, Guarda Municipal de São João del-Rei, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, IPHAN, Conselho Municipal de Proteção ao Patrimônio Cultural (CMPPC), VLI Logística Integrada, Sindicato do Comércio de São João del-Rei (SindComércio), Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) e Câmara Municipal de São João del-Rei.

São João del-Rei tem tido seu patrimônio (igrejas, casarios, monumentos) depredado e pichado de forma recorrente, alertam os organizadores da campanha. “Na luta contra a pichação, a cidade realizará ao longo do ano diversas ações de educação patrimonial, tais como pintura e recuperação de muros e monumentos, seminários e exibição de filmes.”

Outras ações futuras já estão sendo planejadas com o objetivo de tornar a cidade melhor para se viver e para receber os turistas.

Além dos organizadores, a campanha conta com o apoio do Ministério Público de Minas Gerais, Polícia Militar de Minas Gerais, Poder Judiciário, Guarda Municipal de São João del-Rei, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, IPHAN, CMPPC, VLI Logística Integrada, UFSJ e Câmara Municipal de São João del-Rei.

Significado do nome

O nome da campanha foi criado utilizando-se o substantivo derivado do verbo preservar. Para a criação da marca, foram utilizados recursos tipográficos que reforçam a etimologia da palavra (preservar + ção). O jogo de cores destaca a palavra AÇÃO, com o intuito de mostrar que a preservação de qualquer bem só se dará através da ação de todos os agentes envolvidos, seja o poder público, a população em geral ou demais representantes da sociedade. Já o verbo PRESERVAR aparece sobre um fundo branco que remete à limpeza, um dos grandes objetivos da campanha.

O slogan criado tem o intuito de conscientizar a população que todos os bens impactados pela ação fazem parte da história de cada um dos moradores, sejam os nascidos em São João, sejam os moradores temporários e até mesmo os turistas que levarão para sempre consigo em sua história as experiências vividas na cidade.

Há quem defenda que pichação é arte e, muitas vezes, uma forma de protesto contra a desigualdade social, dando voz a quem (quase sempre) não tem voz. Quem é contra argumenta que a pichação é um ato de vandalismo, seja contra o patrimônio público seja contra o privado, uma vez que as pichações são feitas sem o prévio consentimento do responsável pelo bem ou imóvel.

Pela legislação brasileira, pichação é crime. Segundo o artigo 65 da Lei 9.605/98, as pichações fazem parte dos crimes contra ordenamento urbano, patrimônio cultural e meio ambiente. Quem comete esse tipo de crime, segundo essa Lei, deve receber detenção que varia de 03 meses a 1 ano, além de pagar multa.

Programação:

06/06/2019 – Realização de um fórum com convidados do poder público e sociedade civil, para abordar os temas patrimônio e pichação.

Mesa 1: Aspectos Legais

Mesa 2: Pichação: arte ou vandalismo?

Mesa 3: A Cidade é de Todos

Convidados: representantes do poder público e da sociedade civil.

Local: Teatro Municipal

12, 13 e 14/06/2019– Exibições gratuitas do documentário “Trem das Águas Santas”, no Centro Cultural UFSJ, às 19:30

Mais informações

Facebook: www.facebook.com/pichacaoarteouvandalismo/

Fonte: SindComércio

 

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