Polícia Civil de Resende Costa inaugura nova sede


Cidades

Vanuza Resende0

Presença de autoridades municipais e policiais durante a inauguração da nova Delegacia de Resende Costa (foto Luana Chaves)

A Polícia Civil de Resende Costa mudou de endereço. Agora, os atendimentos estão concentrados em um imóvel recém-construído na Praça Cônego Cardoso, no centro da cidade. De acordo com o Superintendente de Investigadores, Gláucio Wallacy Ribeiro Chaves, “a escolha do local se deu devido ao término do contrato do imóvel anterior e a busca por um imóvel mais adequado e com localização privilegiada que pudesse favorecer um atendimento mais dinâmico e eficiente. As instalações anteriores da Delegacia de Polícia Civil eram antigas, com infiltrações e sem qualquer tipo de acessibilidade, tendo em vista tratar-se de um prédio de três andares, com acesso por escada. O prédio atual é todo novo, possui salas amplas e arejadas e dentro dos padrões de acessibilidade, localizado no trecho histórico da cidade, Praça Cônego Cardoso, ao lado da igreja Matriz”. O custeio das despesas do imóvel ficará a cargo da prefeitura municipal, através de convênio firmado com a Polícia Civil de Minas Gerais.

O efetivo da Polícia Civil em Resende Costa conta hoje com um Delegado, um Escrivão e quatro Investigadores. Gláucio fala sobre as atribuições na instituição na cidade. “À Polícia Civil se incumbem as funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais, buscando seus autores, levando o sentimento de justiça ao cidadão vítima de um crime. Cabem ainda à Polícia Civil os serviços relacionados ao DETRAN, CNH e licenciamento de veículos, e a emissão de carteiras de identidade, através da identificação do cidadão, bem como o registro de ocorrências policiais e o policiamento ostensivo especializado”.

Em 2017, Resende Costa foi o município mineiro com menor ICV (Índice de Crimes Violentos). O ICV é a principal ferramenta de análise da criminalidade no estado de Minas Gerais. O índice é obtido através do somatório de sete modalidades de crimes: homicídio consumado e tentado, estupro consumado e estupro tentado, roubo, extorsão mediante sequestro e sequestro e cárcere privado consumado. Gláucio comenta acerca do papel das forças de segurança na cidade. “A Polícia Civil está presente em Resende Costa desde a década de 1970, sempre buscando cumprir, de forma incondicional e direta, o papel do servidor público, ou seja, de ‘servir’ a população nos seus anseios e dificuldades. Dessa forma e juntos com a sociedade, conseguimos transformar Resende Costa em uma das cidades mais seguras do Estado de Minas Gerais”, conclui o policial.

 

Inauguração

O evento de inauguração aconteceu no dia 24 de junho e contou com a participação de autoridades e membros da sociedade civil organizada: Dr. Joaquim Francisco Neto e Silva - Chefe da Polícia Civil de Minas Gerais; Dr. Alexsander Soares Diniz - Chefe do 13º Departamento de Polícia Civil de Barbacena; Dr. Luiz Carlos Ferreira Pires - Delegado Regional de São João del-Rei; Dr.Igor Augusto de Medeiros Provinciali - Promotor de Justiça; Breno Coelho - Inspetor Geral de Investigadores; e Luciene Cardoso Murta Vilela - Inspetora Geral de Escrivães. Participaram também da solenidade autoridades de Resende Costa: Dr. Roberto da Silveira Montezi - Delegado; José Gouvea Filho - Prefeito Municipal licenciado; Lucas Paulo de Assis Vale – Vice-Prefeito em exercício do cargo de Prefeito; Dr. Donizetti Nogueira Ramos - Juiz de Direito da Comarca; Vereador João Dias - Presidente da Câmara Municipal e demais vereadores.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário