Políticas de incentivo e parcerias podem tornar São João del-Rei pólo tecnológico

Conheça o exemplo de Santa Rita do Sapucaí, conhecida como o "Vale da Eletrônica".


Economia

José Venâncio de Resende0

fotoProfessor Leonardo defende incentivos às startups.

São João del-Rei precisa acelerar o passo para recuperar o tempo da evolução tecnológica, que já se encontra na quarta revolução industrial (a da inteligência artificial). Para isso, será fundamental o papel do poder público em termos de apoio ao empreendedorismo e à inovação no município, alerta o professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste de Minas, Campus São João del-Rei) e vereador Leonardo Henrique. “Empresas que não se adaptarem às tecnologias tendem ao fracasso.”

Isto explica o interesse do professor Leonardo pelas startups (empresas de tecnologia em fase inicial). Assim, ele fez parte da comissão organizadora da 1ª Feira de Startups de São João del-Rei (representando o IF e a Câmara Municipal), que ocorreu em novembro de 2018. A feira foi promovida pela Incubadora de Desenvolvimento de Empresas Técnológicas da UFSJ (Indetec) e, além de Leonardo, a comissão reuniu representantes da Associação Comercial e Industrial (ACI del-Rei) e das Empresas Juniores da UFSJ.

Segundo o vereador, o resultado da feira foi positivo, com boa participação de empresários, alunos e professores de instituições de ensino superior, inclusive do campus de Divinópolis da UFSJ, assim como alunos das escolas públicas e particulares. “Foram várias exposições de modelos de startups e de empresas inovadoras. A ideia é fazer um evento ainda maior este ano”, assinala. A 2ª Feira de Startups de São João del-Rei está prevista para acontecer em outubro ou novembro.

Na mesma época da feira, Leonardo apresentou projeto de lei à Camara Municipal que se transformou na lei de “Estímulo, Incentivo e Promoção do Desenvolvimento de Startups em São João del-Rei”. O objetivo principal é criar políticas públicas de apoio às startups no município, diz Leonardo. Um trabalho que será realizado em parceria entre o poder público, instituições de ensino superior e empresários através da ACI del-Rei, além do próprio Indetec.

Assim, Leonardo espera que antes da próxima feira de startups haja alguma novidade em termos de diretrizes para o impulso do setor, como isenção fiscal e outras medidas de apoio. “O poder público precisa abraçar a questão das startups através de políticas e ações claras de apoio ao empreendedorismo e à inovação tecnológica no nosso município.”

Quem é Leonardo

Natural de Belo Horizonte, Leonardo Henrique é graduado em administração e economia, com mestrado em economia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Em 2005, transferiu-se para São João del-Rei para ser professor substituto de economia na UFSJ. Em 2006, ingressou na Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC) para atuar no IPTAN, mas em agosto do mesmo ano foi convocado (concursado) para trabalhar na Caixa Econômica Federal (CEF), deixando assim a universidade federal.

Desde então, Leonardo leciona economia, administração e gestão da qualidade, cujas disciplinas tem forte correlação com a tecnologia, “especialmente mostrando a importância da tecnologia na empresa”.

Em 2013, o professor foi convocado para trabalhar no campus são-joanense do IF Sudeste de Minas, desligando-se assim da CEF.

Em 2017, assumiu a cadeira de vereador da Câmara Municipal de São João del-Rei (quinto mais votado) e, em 2018, afastou-se do Centro Universitário UNIPTAN.

O exemplo de Santa Rita do Sapucaí*

A melhor referência é Santa Rita do Sapucaí, no sul de Minas Gerais, conhecida como O Vale da Eletrônica, devido aos centros educacionais e empresas dessa área instalados na cidade.

Um dos pontos fortes do município são os centros educacionais, responsáveis pela formação da mão de obra. São eles: a Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa (ETE “FMC”); o Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL) e o Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação (FAI).

Trata-se de uma conquista de vários anos de investimentos que resultou na instalação de cerca de 120 empresas, voltadas para as áreas de eletrônica, telecomunicações e informática.

Assim, a agenda municipal está repleta de feiras tecnológicas, como a Feira Industrial do Vale da Eletrônica, a Feira de Tecnologia da FAI, a Feira Tecnológica do Inatel e a Feira de Projetos da ETE FMC.

As feiras incluem o intercâmbio com outras instituições de ensino, com a apresentação de trabalhos técnico-científicos nas áreas de gestão, tecnologia da informação e educação, divulgando novas ideias e experiências nessas áreas.

Na Feira da ETE “FMC”, por exemplo, os alunos apresentam, ao público visitante, projetos desenvolvidos ao longo do ano nas áreas de eletrônica digital, telecomunicações, automação industrial e biomedicina, inclusive muitos deles de cunho social.

*WIKIPEDIA - https://pt.wikipedia.org/wiki/Santa_Rita_do_Sapuca%C3%AD 

Confira a íntegra da lei são-joanense das startupshttp://camarasaojoaodelrei.mg.gov.br/Especifico_Cliente/19706788000184/Arquivos///PROJETOS/7238__1_.pdf 

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário