Posse da diretoria e dos membros da Academia de Ciências, Letras e Artes de Lagoa Dourada


Cultura

José Venâncio de Resende0

Membros da Academia de Ciências, Letras e Artes de Lagoa Dourada (foto ACLALD)

A Academia de Ciências, Letras e Artes de Lagoa Dourada (ACLALD) já é uma realidade. A solenidade de instalação, diplomação e posse dos membros fundadores aconteceu no dia 21 de maio, na presença de lideranças das áreas política e da cultura.

Cláudia Cristina de Miranda Melo Andrade, a primeira presidente, destacou a função principal da Academia de “preservar a memória histórica, ter uma voz ativa na cultura lagoense” e defendeu a participação das pessoas, no sentido de “assumir um comprometimento social” e estarem atentas “ao crescimento intelectual” nas áreas do conhecimento a que se propõem atuar. Defendeu ainda que a Academia seja um “espaço de diálogo”, “uma casa de acolhimento, ensinamento este deixado pela nossa patrona maior, Leny Bernardes”, e “um lugar de encontro aberto às produções de escritores, artistas e intelectuais da atualidade, além de prestar mérito aos patronos”.

A patrona maior Leny da Silva Bernardes (falecida em 02/04/2016 aos 75 anos de idade) era artista e poetisa. Um de seus poemas, “A voz dos sinos”, foi destaque na categoria Literatura do concurso “Talentos da Maturidade” do antigo Banco Real, realizado em 2003. Ela participou novamente, em 2005, com o poema “Páginas Amarelas”. Outro poema de Leny, “No pico das Vertentes”, contou em versos a história de Lagoa Dourada, sua terra natal.

Além da presidente Cláudia Andrade, tomaram posse Luciana das Mercês Santos (vice-presidente); Lucirlei Rosa do Nascimento (Lêla Maria) (1ª secretária); Daiane Carrieri Rodrigues (2ª secretária); Jaqueline Lindolores de Resende Carvalho (tesoureira); Viviane Aparecida de Oliveira (diretora de patrimônio); Daniela Aparecida de Melo Costa, Fernanda de Andrade Vale Tavares e Máira da Fonseca Silva (fiscais titulares); Carina Bruna de Melo Andrade, Edilamar Efigenia de Oliveira Resende e Leila Luiza Bernardes (fiscais suplentes). Demais membros: Amanda Resende David, Cecília da Silva Resende, Eliane Maria de Melo Farias, Lilian Moreira Santini, Márcia Terezinha Carreira Rodrigues, Moises Mota da Silva, Suelaine Maria de Melo Nascimento, Thais Andressa da Silva; William Chaves Gomes.

Compareceram ao evento o prefeito municipal Ronald Pereira Dutra; o deputado federal Dr. Frederico Escaleira; Ana Maria de Oliveira Cintra (vice-presidente), Terezinha de Jesus da Silva (1ª secretária) e André Eustáquio Melo de Oliveira, representando a Academia de Letras de São João del-Rei; Paulo Roberto de Souza Lima, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de São João del-Rei; professor Bruno Leonardo Cunha, coordenador do Curso de Filosofia da Universidade Federal de São João del-Rei; Moises Mota da Silva (presidente) e Márcia Terezinha Carreira Rodrigues, membros da Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafaiete e padrinhos da ACLALD, entre outros. 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário