Prados: obras de recuperação de casarão da Selaria Estrela no centro histórico estão paradas


Cidades

José Venâncio de Resende0

Casarão da Selaria Estrela: na base das escoras.

Encontra-se em estado deplorável o casarão de 1735, com mais de 20 cômodos, no centro histórico de Prados, onde por quase 80 anos funcionou a Selaria Estrela, que produzia artesanalmente arreios, selas, rédeas, cabrestos e outros artefatos para montaria. Atualmente, a tradicional selaria funciona num cômodo improvisado ao lado do casarão e seu proprietário, José Geraldo da Costa, o Nhô Marques, com idade avançada (88 anos), trabalha apenas na parte da tarde.

A obra de restauração do prédio está parada desde a gestão anterior por falta de verba, disse o secretário de Turismo e Cultura Jorge Rodrigues Ferreira. Ele estimou em mais de R$ 3 milhões o valor necessário. “Eu e o prefeito estamos correndo atrás de recursos”, acrescentou.

Acordo

Uma reportagem do jornal Estado de Minas, publicada em 03/06/2012, assinada por Gustavo Werneck, anunciava um acordo entre os proprietários e a prefeitura de Prados para a recuperação do casarão da Selaria Estrela, “símbolo de uma atividade com mais de dois séculos no Campo das Vertentes”. O então prefeito, Gustavo Gastão Cardoso, prometia para aquele mês o início das obras emergenciais para garantir a integridade do imóvel, cuja estrutura demandava intervenção urgente.

Na sequência, viria o projeto de restauração do mais imponente sobrado de Prados, segundo a reportagem. “Dá gosto ver, principalmente, o conjunto de 42 lanternas sobre as janelas.”

O comodato firmado com os proprietários, para um período de 20 anos, permitiria que a prefeitura ocupasse o segundo andar do casarão, instalando ali as dependências da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer e o futuro Museu do Couro. No andar de baixo, continuaria funcionando a selaria.

A administração municipal prometeu na época buscar recursos, via leis de incentivo, para a recuperação completa do casarão. Na primeira fase, seria feitos escoramento, troca de madeiras, demolição de partes de alvenaria. O imóvel é tombado pelo município desde 2005, quando começaram as conversas com os proprietários e a busca de recursos.

Naquele ano, a Selaria Estrela foi considerada referência cultural de Prados, e o tombamento municipal veio em 15 de abril. A partir dessa medida, o município passou a receber o repasse do ICMS Cultural, mas o estado precário da edificação exigia mais investimentos.

Além dos recursos insuficientes, havia dificuldades para contratação de empresas que recuperassem o prédio. Então, a família proprietária concordou em fazer o comodato com a prefeitura para que o restauro entrasse no orçamento. Esperava-se, assim, que o projeto começasse a sair do papel.

História

Localizado na esquina da Rua Coronel José Manoel e Travessa José Marques da Costa, o imóvel foi erguido no século 18 para ser residência do padre José Maria Pamplona. Consta que o prédio passou por grande reforma, de acordo com indicação na fachada do ano 1892.

A selaria ocupava o casarão desde 1942, disse Nhô Marques, filho de José Marques da Costa. “A selaria começou pelas mãos dos meus pais que se iniciaram na atividade 12 anos antes.”

A selaria vem de longa data em Prados, revela Nhô Marques. “Há mais de dois séculos.” As atividades que têm o couro como matéria-prima se tornaram referência econômica do município, revelando, com seus produtos, o talento de muitos artesãos. Entre eles, José Marques da Costa (1899–1984) que soube recuperar um ofício do século 18 e repassá-lo, com a criação da Selaria Estrela, em 1930, para outras gerações.

Meu pai, Orestes Resende, que trabalhou até cerca de 10 anos atrás como seleiro, primeiro em Resende Costa e depois em Itaúna, foi cliente de Nhô Marques por muitos anos. Comprava não apenas couro curtido para fabricar arreios e acessórios como também outros artefatos de montaria para revender aos seus clientes.

LINK RELACIONADO:

“Casarão salvo da ruína em Prados” - https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2012/06/03/interna_gerais,298033/casarao-salvo-da-ruina-em-prados.shtml

Município de Prados, na região histórica de Minas, comemora seus 315 anoshttps://www.jornaldaslajes.com.br/integra/municipio-de-prados-na-regiao-historica-de-minas-comemora-seus-315-anos/2740

 

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário