Precursores do Carnaval de Resende Costa


Daniel de Sousa


Foliões do Canela durante o desfile do Bloco do Enterro. Destaque para o saudoso Lili Tatu (primeiro à dir.) Foto Arquivo Daniel de Sousa)

Segundo contavam antigos moradores da Rua São João del-Rei, bairro Canela, o Carnaval de rua em Resende Costa começou através da iniciativa de dois foliões que criavam suas fantasias e saíam pelas ruas da cidade. Eram eles: Odair Alexandre de Oliveira e Dimas Dorçal de Sousa. Odair era padeiro e Dimas trabalhava para os turcos naquela época. Quando chegava o Carnaval, cada um produzia sua fantasia. O Odair caprichava em sua fantasia de vaca com longos chifres. Já o Dimas buscava a folha do piteirão e a deixava branquinha, pronta para fazer uma peruca loira. Além disso, o Dimas desfiava um velho saco de ração para fazer dele um vestido. A dupla Odair e Dimas saía de casa e começava a beber no primeiro bar que encontravam, terminando a bebedeira no último bar da cidade.

Essa é uma história contada por diversas pessoas que moravam no Canela. Esse bairro ficou famoso no Carnaval de Resende Costa pelo fato de residirem nele muitos foliões que gostavam de produzir suas próprias fantasias. Aliás, muitas dessas pessoas infelizmente já nos deixaram. Restaram da “turma do Canela” aqueles que seguem, na segunda-feira de Carnaval, o “fogão a lenha” (hoje Bloco do Fogão). A turma empurra o pesado fogão, comendo linguiça com angu e tomando uma cachacinha para dar coragem.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário