Prefeitura Municipal divulga calendário esportivo para 2020


Esporte

Vanuza Resende0

Em 2020, Diversas atividades esportivas terão o apoio da Divisão de Esporte da Prefeitura Municipal de Resende Costa (Foto: Cássio Almeida)

Entre torneios, campeonatos e festivais, o ano de 2020 será de muito esporte em Resende Costa. O Calendário Esportivo da Prefeitura Municipal de Resende Costa, divulgado em 09 de janeiro, conta com 21 eventos de março a dezembro. A chefe da Divisão de Esporte, Vivian Daher de Oliveira Aarão, falou sobre a elaboração do calendário. “Os calendários esportivos são feitos com base nos eventos que contam com o apoio da Prefeitura. Para isso, há um recebimento de propostas de responsáveis por eventos esportivos durante todo o decorrer do ano. No mês de dezembro, há uma reunião na Divisão de Esporte entre os interessados para eles apresentarem suas propostas ao Conselho Municipal de Esporte. Com todos os eventos já apresentados e suas respectivas datas, é elaborado e publicado o calendário esportivo. Todos os anos aparecem novos eventos interessados em receberem o apoio da prefeitura, assim como alguns que deixam de realizar, mas toda a aprovação passa sempre pelo crivo do Conselho”, explica Vivian.

No terceiro mês do ano, quando começa a programação oficial, acontecerão a II Copa Alterosa de Futebol de Base, o III Torneio Regional de Veteranos, o VIII Torneio de Futebol do Povoado dos Pintos e o III Campeonato Municipal de Futebol. Já em maio, haverá o III Trilhão das Lagartixas Bikers e a Corrida da Mostra de Artesanato. Para encerrar o primeiro semestre do ano, TIF´S – Torneio de Futsal e a segunda edição dos Jogos estudantis da Escola Municipal Paula Assis.

Julho será o mês com mais atividades esportivas com apoio da prefeitura municipal. Começando com uma corrida rústica da Etapa RTR, seguida da vigésima edição do Enduro das Lajes, X Campeonato de Futebol Amador e o Torneio de Inverno de Futsal. No mês de agosto, haverá a nona edição do Trilhão das Lajes e o Campeonato de Futebol de Campo do Ribeirão. Já no mês de setembro, o povoado do Ribeirão sedia o Campeonato de Futebol de Campo e Jacarandira será a anfitriã do Festival de Futebol.

Encaminhando para o encerramento do ano, o mês de outubro começa com a terceira edição de Futsal – Outubro Rosa, Corrida Rústica em homenagem a Nossa Senhora Aparecida e Corrida Pink Run. Em novembro, haverá mais uma etapa do RTR. Por fim, dezembro recebe a terceira edição do Festival da 3ª Idade.

Paulo Ricardo de Resende, membro da diretoria do Expedicionários Sport Club, participa de diversos eventos esportivos no município e se diz animado com o calendário. “Estamos em fase de montagem dos campeonatos, mas contamos com a participação de várias equipes para as competições. Seja da sede do município ou de cidades da região. É muito importante a participação da comunidade, uma vez que os atletas se desdobram para realizar os eventos. É também muito importante ressaltar o apoio do poder público.  Sem esse apoio não conseguiríamos realizar nenhum evento”. Paulo acredita que o fato de competições anteriores terem tido uma boa organização resulta em motivar o interesse de mais pessoas em eventos esportivos na cidade. “Devido ao sucesso da Copa Vertentes e do Regional, estamos tendo uma procura de várias equipes. Acreditamos que a participação do público também vai aumentar devido à inscrição dessas equipes”.

Com os eventos realizados ao longo do ano, a expectativa da Divisão de Esporte é que a pontuação do ICMS Esportivo Estadual aumente, garantindo repasse financeiro maior ao município. “Para 2019, tendo como referência o ano base, ou seja, os eventos realizados em 2018, Resende Costa ficou em 19º entre todos os municípios mineiros. Ao aplicar o percentual obtido pelo município na Calculadora de Repasses disponível no Sistema do ICMS Esportivo, chegamos à previsão de um repasse de R$ 125.313,57 ao município de Resende Costa no ano de 2020 (em parcelas mensais). Sempre temos a intenção de melhorar nesta pontuação. Para isso, é preciso que mais e mais atividades esportivas sejam realizadas e que novas estruturas sejam reformadas e/ou construídas para incentivo ao esporte no município”, analisa Vivian Daher.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário