Programa GQC revoluciona fazenda leiteira em Piedade do Rio Grande, no Campo das Vertentes


Economia

José Venâncio de Resende0

Programa GQC no Campo das Vertentes (Foto: Sistema Faemg/Divulgação).

O agronegócio ganhou um aliado importante no Campo das Vertentes, que é o programa Gestão com Qualidade em Campo (GQC). A iniciativa, fruto de parceria entre o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e o Sicoob Credivertentes, já atendeu 260 empreendedores rurais de 130 propriedades.

No ano passado, o GQC desembarcou em Piedade do Rio Grande, na microrregião com sede em São João del-Rei. No município, o programa reuniu o Sindicato dos Produtores Rurais de Piedade do Rio Grande, o Sistema Faemg/Senar e o Credivertentes. 

O programa mudou a vida e os negócios de pessoas como o médico-veterinário e produtor Marcos Helvécio Monteiro Júnior. “O GQC me auxiliou a enxergar as riquezas que a propriedade tem, mas não conseguíamos ver.”

Foi assim que Marcos passou a “planejar melhor os rumos necessários para o aumento da produção, aliando à alta do lucro”, como explicou em entrevista a Aline Furtado, do Sistema Faemg. Ele participou do GQC entre junho e setembro do ano passado e os resultados na Fazenda Taboão são evidentes.

Após a construção de uma pista de trato para 70 vacas em lactação, a produção leiteira cresceu, relata Marcos. “Em três dias de uso da pista de trato, registramos aumento de 1,5 litros por vaca. Em abril, a média de produção diária por vaca era de 16,5 litros. Atualmente, é de 19,4 litros. Nossa produção diária total passou de 1.100 litros para 1.450 litros.”

Também foi construído o espaço para o pré-parto, explica Marcos. “Na área administrativa, passamos a fazer anotação de gastos e, principalmente, planejar. Comecei a planejar o que precisa ser feito daqui a um tempo, como necessidade de silagem, quantas vacas vou ter em lactação daqui a três meses, por exemplo. Além disso, temos cuidado para ter animais mais saudáveis, a fim de que consigamos agregar no momento da venda.”

A reportagem ainda apresentou depoimento de um dos gerentes de Negócios da Credivertentes, Rogério Ladeira: “Como gosto de dizer, o programa mexe primeiro com a cabeça e, a partir daí, mexe com as mãos, os braços, pernas etc. Quando finalizamos cada edição do GQC, fica a sensação de dever cumprido”.

Fonte: Sicoob Credivertenes

A reportagem completa foi compartilhada pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA): 

http://www.sistemafaemg.org.br/Noticia.aspx?Code=20637&Portal=3&PortalNews=3&ParentCode=103&ParentPath=None&ContentVersion=R

 

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário