Projeto de cercamento de nascentes chega a Conceição da Barra e Nazareno


Cidades

José Venâncio de Resende0

Nascentes em Conceição da Barra de Minas (foto cedida pelo Sicoob Credivertentes)

A quinta edição do projeto Minas+Vertentes, do Sicoob Credivertentes, começou este mês nos municípios de Conceição da Barra de Minas e Nazareno, com reunião no dia 1º de julho para iniciar as articulações locais. “Agora vem a fase de mapeamento, em que será realizado o cercamento”, informou o supervisor de desenvolvimento social da cooperativa Diego Santos.

A proposta é de cercar 3.500 metros de nascentes em cada um dos dois municípios, até dezembro deste ano. Esse número será somado aos 28 mil metros lineares de cercas, ao redor de 66 minas, instalados até a quarta edição do projeto, entre 2019 e 2023 (o projeto foi interrompido em 2020 por causa da pandemia.

O projeto visa “recuperar/proteger recursos hídricos e democratizar o acesso à água desde a sua fonte”, de maneira a melhorar a qualidade e aumentar a quantidade da água das nascentes que abastecem propriedades e comunidades rurais. Para isso, são cercadas nascentes (minas ou olhos dágua) em propriedades rurais localizadas nos municípios de atuação da cooperativa. “Esse projeto tem uma enorme importância para nossa cooperativa, pois contribui com a preservação do meio ambiente e melhoria na qualidade da água de consumo de centenas de pessoas”, resume Diego Santos.

Até o momento, já foram contemplados com o cercamento de nascentes em áreas rurais os municípios de São Tiago, Ritápolis, Resende Costa, São João del-Rei, Prados, Coronel Xavier Chaves, Piedade do Rio Grande, Madre de Deus de Minas e Alto Rio Doce. São exemplos as comunidades do Redondo (Ritápolis), a qual beneficia diretamente 12 famílias; da Cachoeira (Coronel Xavier Chaves), mais de 20 famílias; e do Santo Antônio do Porto (Piedade do Rio Grande), de acordo com Murton de Carvalho Moreira, consultor da cooperativa.

O início da quinta edição do projeto foi assinalado com a “Caminhada da Cooperação”, em 6 de julho, Dia Internacional do Cooperativismo e Dia de Cooperar (Dia C). Mais de 300 pessoas percorreram um trajeto de 12 km entre Piedade do Rio Grande (sete mil metros de nascentes cercadas em 2022) e a Comunidade de Santo Antônio do Porto (Azeite). Veja a íntegra da reportagem na página do Sicoob Credivertentes neste jornal.

VEJA MAIS: 

Caminhada da Cooperação leva mais de 300 pessoas a Piedade do Rio Grande

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário