Projeto prevê a volta do Parlamento Jovem em 2020


Informativo da Câmara

0

Membros do Parlamento Jovem de Resende Costa em 2009 (Foto Jornal das Lajes)

Aproximar os jovens da política. Essa é a principal ideia do Parlamento Jovem, que estará de volta a partir de 2020 na Câmara Municipal de Resende Costa. O projeto foi criado em 2008 pelo vereador Paulo Daher. Com o objetivo de despertar nos jovens a consciência da cidadania e a responsabilidade com o meio social, o Parlamento Jovem funcionou durante dois anos na Casa Legislativa (2008 e 2009).

Durante o biênio 2008 e 2009, nove integrantes do Parlamento Jovem criaram e executaram alguns projetos. Dentre eles, o pedido para instalação de cestas de basquete no Ginásio Monsenhor Nelson, a solicitação de melhorias nas estradas rurais, realização de campanha em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde para divulgação dos papa-pilhas na cidade, que tinham como objetivo dar destino adequado ao lixo tóxico, como baterias e pilhas. Na ocasião, foi realizada também uma campanha incentivando os jovens maiores de 16 anos a fazerem Título de Eleitor, já que em 2008 aconteceriam eleições municipais. Além disso, a partir de uma proposta do Parlamento Jovem, foi criada em Resende Costa a Semana Municipal do Meio Ambiente.

O vereador Paulo Daher falou sobre a idealização do projeto. “No ano de 2007, apresentei o projeto de lei que criava o Parlamento Jovem em Resende Costa. Aprovado pelos vereadores e sancionado pelo prefeito Gilberto Pinto, tivemos a oportunidade de efetivar uma aproximação da sociedade civil com o poder público municipal.” De acordo com o vereador Paulo, na época o projeto apresentou resultados positivos no Brasil. A Câmara Municipal Jovem foi composta por estudantes que concorreram e venceram as eleições. Os jovens parlamentares participavam de reuniões periódicas muito semelhantes às que ocorrem ordinariamente nas Câmaras Municipais. “Tivemos grande resultado, sobretudo despertar interesse nos estudantes para as questões políticas, ressalta Paulo Daher.

Para o vereador Ângelo Márcio, que propôs a revitalização do projeto, o Parlamento Jovem é importante para incentivar os jovens a se envolverem na política. “É preciso que haja novas ideias e novas formas de abordar os problemas sociais. Outro ponto importante é possibilitar o contato dos jovens com a legislação brasileira. Muitos têm defendido discursos e ideologias fascistas que são contrárias à Constituição Federal brasileira. Nossa Constituição é cidadã, resguarda as diferenças, os direitos e os deveres”, diz o vereador.

 

Filho do Parlamento Jovem 

Um dos noves vereadores eleitos há 10 anos para o Parlamento Jovem ocupa hoje uma cadeira no plenário da Câmara Municipal de Resende Costa. O vereador Vitor Tibuço destacou a sua participação na Casa Legislativa na década passada: “Concorri ao Parlamento Jovem quando ainda cursava o Ensino Médio. Fiz uma campanha na escola, pedi aos amigos de sala e também conversei em algumas turmas. Alguns professores me apoiaram na época. Ocorrida a eleição, obtive uma votação bastante expressiva. Eu e mais oito PJs trabalhamos na legislatura de 2009. Procurávamos entender como funcionava todo o trabalho legislativo”, lembra o vereador Tibuço.

Para ele, o Parlamento Jovem é um projeto fundamental que possibilita aos jovens entender a política e participar dela de forma mais efetiva. “Com a volta do programa em 2020, Resende Costa é quem ganha. Sempre é bom discutir pensamentos e ideias novas para buscarmos uma cidade melhor para todos. Na nova política, renovação é a palavra-chave e esse projeto, acredito, ajudará muito nessa questão”, afirma o vereador.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário