Projeto “Raízes de Resende Costa” estabelece que a cada criança nascida na cidade uma árvore seja plantada


Política

Vanuza Resende / André Eustáquio0

Na terceira reunião ordinária do mês de outubro de 2019 da Câmara Municipal de Resende Costa, realizada no dia 22, foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei 121, que institui o “Projeto Raízes de Resende Costa”. O projeto é de autoria do vereador Lucas Paulo de Assis Vale (PSD), presidente da Câmara, e prevê o plantio de uma muda de árvore a cada registro de nascimento de criança no município. De acordo com o texto do projeto, a muda da árvore deverá ser plantada em local apropriado.

O vereador Lucas Paulo revelou que a ideia surgiu quando ele assistiu pela televisão a uma reportagem sobre o tema. “Eu estava assistindo a uma matéria na televisão e um hospital, que não me recordo de qual cidade, fez algo parecido. Dali veio a ideia de adaptar para os moldes de Resende Costa. Pesquisei na internet e vi que em Itapemirim (ES) tinha um projeto parecido também. Para que pudesse ser realmente colocado em prática, conversei com o secretário municipal de Meio Ambiente e Agropecuária e vi que seria possível, até mesmo sem exigir muito do Poder Executivo”, explica o vereador.

O projeto recebeu elogios dos vereadores. “A consciência de preservação do meio ambiente está avançando muito, inclusive nas escolas. As crianças estão sendo educadas observando valores de preservação do meio ambiente. Sou favorável a esse projeto, pois uma cidade sem árvore é uma cidade morta”, disse o vereador João Dias (MDB). O vereador Francisco Abel (MDB) também elogiou o projeto do vereador Lucas, mas alertou que é importante saber escolher corretamente as espécies de árvores a serem plantadas na cidade. “É preciso que haja esse cuidado, ou seja, escolher árvores de pequeno ou médio porte, pois árvores grandes podem causar problemas no futuro”, destacou o vereador.

O projeto de lei 121 foi sancionado pelo prefeito Aurélio Suenes (PSD). “Eu acredito que ainda neste ano já teremos os primeiros plantios. As árvores poderão ser plantadas em qualquer local do município, que irá analisar como adaptar a muda ao local. Reforço que, caso a família queira a muda como recordação daquele dia (do nascimento da criança), poderá solicitar à Prefeitura e plantar em sua residência, desde que também esteja nos moldes permitidos pela lei”, esclareceu o autor do projeto. De acordo com o vereador Lucas, a Prefeitura fará um levantamento mensal dos nascimentos no município e promoverá o plantio.

Segundo o que está previsto no projeto, caso a família solicite a muda, a Prefeitura terá 90 dias para fazer o repasse. “Ao nascer de uma criança, nascerá também uma árvore. A Prefeitura fará o plantio da árvore e entregará à família um certificado do local e o tipo de árvore que foi plantada. No certificado “Criança Amiga da Natureza” vão constar a data de nascimento do filho e a data do plantio da árvore com o nome da espécie vegetal. Com isso, a criança, ao crescer, terá uma simples lembrança do dia do seu nascimento e, quem sabe, dará mais importância ao nosso meio ambiente”, disse o vereador Lucas Paulo, que espera que através dessa iniciativa Resende Costa se torne uma cidade mais arborizada.

 

Serviu de exemplo

A iniciativa do vereador Lucas Paulo recebeu elogios nas redes sociais. “É um projeto que teve uma aceitação muito boa, fico grato por isso. Foram muitas mensagens recebidas, inclusive três cidades já pediram o projeto para terem como exemplo: Madre de Deus de Minas, Porteirinha e Itatiaiuçu. A ideia principal foi chamar atenção para a causa do meio ambiente. Agora, atuarei e vou acompanhar de perto para que na prática tenhamos resultados também positivos”, concluiu o vereador.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário