Propostas do candidato Emídio da coligação “Frente Democrática”


José Venâncio de Resende


fotoEmídio e Zé do Dico, da coligação Frente Democrática (foto enviada pelos candidatos)

Antônio Emídio dos Santos, 57 anos, policial civil aposentado, é candidato a prefeito de Resende Costa pela coligação “Frente Democrática” (Federação Brasil da Esperança: PT – PCdoB - PV e Avante). Na sua vida profissional, atuou em diversas áreas, como trânsito, delegacia de furtos e roubos de veículos, além de trabalhar na coordenação de administração de trânsito. Também foi perito ad hoc especializado em identificação veicular e coordenou leilões públicos pelo DETRAN. Além disso, foi socorrista, formado pela Cruz Vermelha. A sua vocação para a política começou ainda na infância, quando, na idade de 8 anos, foi presidente do Clube de Leitura da Escola Conjurados, liderando as atividades recreativas e organizando a fila da merenda. Mais tarde, nos anos de 1970, foi organizador de times infantis na rua do Expedicionário, onde, recentemente, colaborou como vice-presidente do Expedicionários Sport Club e ainda segue colaborando com incentivos. Um pouco antes, aos 16 anos, após concluir o Ensino Fundamental, decidiu investir na sua paixão pelo futebol. Em Belo Horizonte, passou pelo Atlético Mineiro Juvenil, Santa Tereza, Sete de Setembro e América Mineiro. Nesse último, encerrou sua participação nas categorias de base. Posteriormente, em São Paulo, tentou firmar-se como jogador profissional. Após um ano, retornou a Minas Gerais, onde disputou o Campeonato Mineiro da Segunda Divisão pelo extinto Sete de Setembro. Nos anos 1990, ingressou na Polícia Civil, onde dedicou três décadas da sua vida ao serviço público. Paralelamente, manteve seu envolvimento com movimentos culturais e comunitários, “que sempre me encheram de energia e orgulho”, como os festivais de inverno, o Bloco Cabeção e a Rádio Comunitária (considera-se um dos responsáveis pela consolidação da rádio). No âmbito político, ingressou no Partido Popular Socialista (PPS), tendo disputado duas eleições como candidato a vice-prefeito, em 2004 e 2008, formando coligações com partidos como PT, PPS e PMDB. Apesar de não ter saído vitorioso nas urnas, manteve o “firme compromisso” com o movimento político e social de Resende Costa. Atualmente, é filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT). “Hoje, sigo na luta por igualdade, mudança e justiça, entendendo o povo que represento e acreditando em dias melhores para a nossa Resende Costa!”, diz.

O JL divulgou, em 2022, uma proposta de Plano Diretor para Resende Costa, como contrapartida da empresa Mantiqueira Transmissora de Energia S.A pela implantação no município da “Linha de Transmissão 345 kV Itutinga–Jeceaba–Itabirito 2 e Subestações Associadas”. O que o sr. pretende fazer com essa proposta? A publicação no Jornal das Lajes, de 21/07/2022, refere-se apenas a um diagnóstico do município com dados populacionais, econômicos, geográficos - quase todos produzidos pelo IBGE. Já se passaram mais de dois anos e até agora nada de Plano Diretor. Foi engavetado? É óbvio que o atual prefeito não tem nenhum interesse em ter uma cidade com Plano Diretor porque isso é muito polêmico e a atual administração faz mais do mesmo. Aliás, em que o atual prefeito se destacou? A Avenida dos Artesanatos? Se eu for eleito, vou rever, por exemplo, a situação ambiental da Avenida. Sobre o Plano Diretor, engavetado, tenho que saber por que não foi feito e, se foi feito, por que não foi aprovado. De qualquer forma, penso que Plano Diretor é o melhor caminho para que tenhamos uma cidade bem cuidada e planejada. O nosso Plano Diretor será feito com muita participação popular: vou incluir todos no debate antes de encaminhá-lo para a Câmara Municipal, onde, com certeza, passará por audiências públicas para a devida aprovação.

Como o senhor pretende enfrentar o problema da expansão urbana desordenada tanto na cidade quanto no distrito e nos povoados? Esse crescimento desordenado é o principal motivo do engavetamento do Plano Diretor pelo atual prefeito. São muitos os interesses em disputa, principalmente os imobiliários. Como prefeito, eu tenho que buscar o melhor para o meu município; eu quero cuidar do povo e por isso vou fazer um Plano Diretor que atenda as necessidades de uma cidade que tenha seu crescimento ordenado, planejado; que atenda as necessidades de mobilidade de todos. Com consultoria, estudos e planejamento, sem desrespeito ao meio ambiente.

Como o senhor pretende tratar a ampliação das infraestruturas urbana e rural (calçamentos, manutenção de estradas, expansão de rede de água e esgoto etc.)? Fazer o que tem que ser feito: alocar recursos e fazer as manutenções com rapidez e cobrar sempre da COPASA e da CEMIG. Por exemplo, vou cobrar da CEMIG uma solução que ponha fim aos apagões que ocorrem com frequência nas regiões da Nova Resende, Várzea e Tijuco. Com relação à COPASA, vou resolver a situação do Tijuco e de outros bairros que têm falta d’água constante. Vamos consertar calçamentos soltos pela cidade, por má execução de obras, além de calçar, com logística, os calçamentos inacabados. Para as estradas vicinais, na zona rural, vamos criar equipes de conservação de estradas: em 1 ano de gestão, não teremos mais uma situação de “enxugar gelo”, como faz a atual administração, quando insiste em algo inútil para a melhoria das estradas. Vamos usar o maquinário de forma adequada!

Qual é a sua proposta de política ambiental no que se refere à coleta e ao tratamento de resíduos, à ampliação das energias renováveis (energia solar) e à proteção das nascentes de água tanto rurais quanto urbanas? Vamos ampliar e qualificar melhor o trabalho de coleta seletiva desses resíduos, buscando, inclusive, experiências de outros municípios. Incentivar, inclusive, a criação de uma Usina de Reciclagem, com ajuda técnica de institutos. Com relação à energia renovável, iremos estimular e subsidiar os consumidores a instalarem placas de energia solar em suas propriedades, tanto urbanas quanto rurais. Quanto às nossas nascentes, vamos protegê-las, priorizando as mais próximas do perímetro urbano (Fonte da Mina, Fonte da Ilha e Fonte dos Cavalos) e as nascentes rurais, em trabalho conjunto com os proprietários. Nossa política ambiental abrangerá também a limpeza e a manutenção das Lajes, com a retirada de entulhos e vegetação inapropriada, revitalização da Capoeira Nossa Senhora da Penha e atenção especial ao nosso Ribeirão Santo Antônio e seus afluentes. Parcerias serão retomadas com institutos de proteção.

Qual é o seu plano para o Parque Municipal Capoeira Nossa Senhora da Penha e para o Horto Florestal? Quanto à Capoeira Nossa Senhora da Penha, em particular, vamos revitalizá-la, cuidando do esgoto, replantando árvores nativas e protegendo sua fauna. Como está hoje, abandonada, não pode continuar. Já em relação ao Horto Florestal, vamos transformá-lo em um espaço pedagógico, como já existe em projeto de criação de um parque modelo, promovendo cursos relacionados ao Meio Ambiente, aumentando a produção de mudas para a população e utilizando-o para fins turísticos e recreativos. O intuito é que seja referência em preservação na região.

Qual é a sua proposta para a área de educação? Pretende, por exemplo, dar andamento a (ou ampliar) iniciativas, como educação ambiental, educação financeira e controle do uso de celulares e de outros eletrônicos na escola, entre outros? Percebemos a aptidão do povo resende-costense pelos negócios e pelo empreendedorismo. Nossas crianças e jovens são curiosos e aprendem muito fácil. É preciso que nossa educação olhe com atenção especial para isso. Claro, vamos avaliar todas as possibilidade de instaurar, no município, a educação financeira desde a base. Em relação à educação ambiental, nota-se um grande cuidado dos mais jovens com o meio ambiente. Portanto, planejamos seguir fomentando essas práticas de cuidado, em parceria com associações e instituições de proteção. Por exemplo, vamos promover programas de educação ambiental focados na compostagem. Sobre o uso de eletrônicos, acreditamos que é mais interessante adaptar o uso dos aparelhos a favor do ensino dos alunos.

Temos ainda para a educação as seguintes propostas: atendimento psicológico exclusivo nas escolas com mais profissionais especializados em psicologia educacional; política de valorização dos profissionais da educação, como, por exemplo, organizar e implementar um setor de projetos educacionais na Secretaria Municipal de Educação - os participantes terão uma ajuda de custo e, além disso, toda formação continuada terá bolsa de estudos para os participantes; investimento em  mais creche/escola com a implementação do Centro Educacional Unificado (CEU), como parte do CMEI, com o objetivo de promover uma educação à população das escolas municipais urbanas de maneira integral, democrática e com qualidade social - juntando não somente educação, como também cultura, esporte, lazer e recreação, possibilitando o desenvolvimento do ser humano como um todo; aquisição de um veículo exclusivo para transporte e entrega da merenda escolar (isso é importantíssimo!), pois os alimentos (principalmente as hortaliças) vêm expostos nos ônibus escolares; suplementação com mais recursos da merenda escolar; implementação da EJA e do Ensino Técnico Profissionalizante na zona rural, com parcerias junto à Secretaria de Estado da Educação e ao Ministério da Educação; manutenção da infraestrutura das escolas e ampliação da oferta de materiais escolares, recursos didáticos, uniformes escolares e garantia da manutenção do transporte escolar.

Qual é a sua proposta na área da Saúde, principalmente na prevenção de doenças, inclusive aquelas potencializadas pelas mudanças climáticas (como doenças causadas por mosquitos, AVC etc.)? Em primeiro lugar, vamos colocar pessoas certas nos lugares certos e organizar os serviços, valorizando os servidores com a implementação de um plano de cargos, carreira e salários específicos para os trabalhadores da saúde. Todas as ações seguintes dependem de uma gestão eficiente e bem preparada e com servidores valorizados. Doenças, de um modo geral, são prevenidas com diagnóstico precoce, formação continuada do pessoal, medidas antecipadas, recursos financeiros adequados e um bom planejamento, principalmente no caso das preveníveis, como doenças infecciosas e doenças crônicas, como pressão alta, derrames, diabete, câncer etc. É tudo que NÃO SE VÊ nessa administração. Investimento na ATENÇÃO PRIMÁRIA (PSFs) – uma reorganização de todos os PSFs com melhora da eficiência dos mesmos e atendimento de qualidade aos munícipes. É lá que você começa a prevenção dessas doenças — tem que ser um trabalho BEM FEITO. Vamos preparar cursos específicos para os novos concursados, que serão nomeados e empossados em janeiro, e para os demais servidores dos PSFs. Resumindo: uma boa relação com funcionários, valorização deles, com a implementação do plano de cargos específico, educação permanente e investimento em recursos/equipamentos para os PSFs. Um bom planejamento de todas as ações necessárias para que as doenças sejam abordadas antes que fujam do controle, como vimos na última epidemia da dengue. Por fim, essencialmente, garantir exames, medicamentos, emergências, cirurgias, recursos humanos, MAIS RECURSOS! O foco principal será sempre na ATENÇÃO PRIMÁRIA. Como principal ação do nosso plano de governo para a atual, grave e urgente questão dos exames em Resende Costa, vamos retomar o laboratório municipal, principalmente com a busca de recursos para aparelhamento de última geração e eficiência.

Qual é a sua proposta para o trânsito urbano, em aspectos como retirada dos veículos pesados e redução das poluições sonora (barulho) e ambiental (combustíveis fósseis)? Com o crescimento da cidade e o trabalho incansável dos seus habitantes, que são um povo naturalmente empreendedor, é essencial evoluir o nosso mandato. No entanto, é notável que o trânsito de Resende Costa é desorganizado. Durante a nossa campanha, temos colhido percepções das pessoas que transitam todos os dias (em especial, pela Avenida dos Artesanatos). Pretendemos criar, a partir de janeiro de 2025, uma consultoria em engenharia de trânsito, trabalhando em conjunto com a sociedade e respeitando as normas de trânsito e o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Embora a implementação do trânsito seja uma responsabilidade do município, é crucial consultar os munícipes e adotar um orçamento participativo para organizar o trânsito de maneira eficiente. Também avaliamos as melhores experiências de cidades com problemas semelhantes. Faremos uma reavaliação da infraestrutura da avenida Tiradentes, que apresenta várias falhas, como asfalto afundando e diferentes tipos de qualidade de material usados na obra devido a um projeto inadequado e ao desrespeito ao meio ambiente. Nosso trabalho será para que se torne um caminho viável a longo prazo. Planejamos corrigir as falhas existentes e pensar na canalização do córrego, que, anteriormente, tinha água limpa e agora é um esgoto a céu aberto. Em nossa administração, as obras terão começo, meio e fim. Trazer Resende Costa para o século XXI é um desejo e será uma realidade a partir de janeiro de 2025. Propomos a criação de um distrito industrial que ajudará a reduzir a poluição sonora e a ambiental e funcionará como uma extensão de uma alça viária. Estamos cientes de que a construção da alça viária e do distrito industrial será um desafio significativo. No entanto, contamos com o apoio do governo federal e com a disponibilidade de recursos para tornar esses projetos uma realidade. Com essas iniciativas, esperamos melhorar a infraestrutura, reduzir o impacto ambiental e proporcionar um futuro melhor para Resende Costa.

Na área agrícola, qual é a sua proposta para incentivar os produtores e a agroindústria locais? Vamos explorar a criação de adubos orgânicos para pequenos produtores e adubos para os demais; fornecer sementes selecionadas para os pequenos produtores, estimular e apoiar a agricultura familiar, ampliar o convênio com a EMATER para assistir melhor nossos produtores, dando destaque à agricultura orgânica e à pequena indústria para agregar valor aos nossos produtos. Nossa prioridade é estimular a produção orgânica, promover capacitações para os agricultores agregarem valor aos seus produtos e fomentar a pequena agroindústria local para que ela atenda não só à demanda regional, mas também se expanda para o mercado, criando novas oportunidades e expansões.

Quais são as suas propostas de políticas públicas na área da cultura e do esporte, que vão além de eventos e entretenimento? Nossas propostas para cultura e esporte vão além do entretenimento. Vamos reestruturar a Secretaria de Cultura e Esporte para ser um espaço de diálogo e desenvolvimento de projetos, contando com a participação ativa de artistas, esportistas e demais agentes locais. Isso inclui o fortalecimento dos Conselhos Municipais de Cultura e Esporte. Dentre as nossas ações culturais, quero destacar que a festa agropecuária de Resende Costa será um evento gratuito, com entrada livre para todos. Ao oferecer acesso sem custo, garantimos que cada membro da comunidade possa aproveitar e participar dos momentos de alegria e diversão, independentemente da sua condição social. No campo cultural, queremos restaurar a Casa de Cultura (Teatro Municipal), oferecendo atividades gratuitas e abertas ao público, além de criar um cadastro de artistas locais para facilitar sua participação em eventos. Também vamos promover parcerias com universidades para oferecer cursos gratuitos e levar eventos a praças e espaços públicos, como o Mirante das Lajes, incentivando o lazer e o microempreendedorismo. Vamos realizar busca ativa de todos os artistas locais e criar registro com nomes, segmento artístico, telefone de contato a fim de manter proximidade e diálogo com a área; e mais importante: divulgar seus nomes para a organização de eventos públicos e privados; criar parcerias com universidades e entidades a fim de fornecer gratuitamente aulas, oficinas, cursos e programas contínuos na área da arte e da cultura; criar eventos abertos em praças e espaços públicos. Vamos fortalecer, fomentar, preservar e maximizar todas as festas culturais e tradicionais que já acontecem no Calendário Cultural. Sobre o esporte, vamos catalogar todas as trilhas, cachoeiras, serras e pontos de caminhada, corrida ciclismo, motociclismo, criando um mapa informativo com histórias e curiosidades desses locais; restaurar e cuidar dos campos e espaços esportivos locais, fazendo deles espaços de lazer e recriação; utilizar o espaço do Parque do Campo para realização de atividades recreativas em seu horário diurno de funcionamento; criar ações gratuitas de exercícios físicos em espaços abertos para toda a população; fortalecer, fomentar, preservar e maximizar os atletas locais; fortalecer, fomentar, preservar e maximizar todos os eventos esportivos que acontecem em Resende Costa.

Quais as suas propostas de políticas e ações na área do turismo? A nossa intenção é que o turista permaneça por mais tempo na nossa cidade. Mas, antes disso, precisamos trazer mais turistas para a cidade. Precisamos participar da estrutura já existente para o turismo na nossa região e aparecer no mapa. Possibilitar uma cidade onde o turista perceba de imediato a existência de atrativos, através de calendários culturais, shows, eventos tradicionais, festivais, guia histórico-turístico pela nossa zona rural, inclusive. Podemos entender que é justamente valorizar as potencialidades turísticas existentes no município, inclusive com a criação de uma associação empresarial, que, no primeiro momento, subsidie os trabalhos e, em seguida, beneficie toda a população com a geração de emprego e renda. Dar um suporte de políticas públicas voltadas para mais acessibilidade e mais informação. Vamos criar uma política de estrutura de condutores para receber os turistas, informando passeios, roteiros, trilhas, informativos de eventos, entre outras medidas que melhorem a experiência do turista em nossa cidade. Aumentar parcerias, com o SENAR e o SENAC, por exemplo, para promover estudos, melhorias e capacitação dos profissionais da nossa cidade. Visamos a melhorar a nossa sinalização de trânsito, com as placas indicativas, que poderão orientar o turista em nossa cidade. Placas indicativas também com distância, alguns mapas que possam estar direcionando para o ponto certo.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário