No último dia 2 de junho, feriado municipal, Resende Costa comemorou 111 anos de emancipação política. A data foi celebrada através de uma programação cívica e cultural elaborada pelas secretarias municipais de Gabinete, de Turismo, Artesanato e Cultura, com o apoio da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer.
As atividades tiveram início na sexta-feira pela manhã, às 8h, com a celebração da Missa em Ação de Graças na igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha de França. Em seguida, na rua Gonçalves Pinto, aconteceu a cerimônia do Hasteamento das Bandeiras, com a participação especial da Banda de Música do 11º Batalhão de Infantaria de Montanha do Exército, de São João del-Rei. A banda executou o hino nacional e o hino oficial de Resende Costa. Após a execução dos hinos, a banda do 11º BI abrilhantou o evento com uma apresentação musical que encantou o público presente na Gonçalves Pinto.
Concurso “111 anos de Resende Costa”
Os alunos das escolas do município participaram das comemorações, especialmente do Concurso “111 anos de Resende Costa”, que premiou diversas categorias. Ao todo, foram 505 inscrições, sendo 33 na categoria de Fotografia, 440 na categoria de Artes Visuais e/ou Plásticas e 32 na categoria de Produção Literária.
Medalha José de Resende Costa
Às 20h aconteceu a entrega da “Medalha José de Resende Costa” aos agraciados. A cerimônia foi realizada no Salão Lilia Lara e contou com a presença de autoridades, secretários e servidores municipais, além dos homenageados e seus familiares. Após o pronunciamento do prefeito em exercício Lucas Paulo, iniciou-se a entrega da Medalha José de Resende Costa. Essa tradicional cerimônia homenageia personalidades do município com um forte compromisso para com os valores e o amor por Resende Costa.
Foram homenageados pelos poderes Legislativo e Executivo, respectivamente: Marina Aparecida Delgado, José Pedro dos Santos, Sérgio Vanderci Urquisa, Marcilene das Dores Rodrigues, Antônio de Fátima Resende, André Luiz Resende Silva, Leidiane Rodrigues do Socorro, Maria Goretti de Resende Sousa, Benoni José de Lima e Monsenhor José Hugo de Resende Maia.
Lucas Paulo, prefeito em exercício de Resende Costa, falou sobre as comemorações do aniversário de 111 anos de Resende Costa. “Acredito que programação do aniversário da cidade tenha sido muito legal e ao mesmo tempo muito importante. A gente resgatou, por exemplo, a questão de fazer um evento na avenida, que há muito tempo não acontecia. Elaboramos uma programação ampla, envolvendo as escolas. Tivemos a apresentação da Banda de Música do Exército. À noite, houve a entrega das medalhas, que é sempre muito importante, ou seja, valorizarmos e prestigiarmos quem fez e faz muito pela nossa cidade”.
Lucas destaca também a programação cultural. “Aconteceu um show na avenida (Wesley Marques). No sábado (3), a Caminhada Passos de José (em sentido às ruínas da Fazenda dos Campos Gerais), que também já é tradicional no nosso município e está na sua 5ª edição. Foi um final de semana com muitos eventos para comemorarmos dignamente os 111 anos de emancipação política do nosso município.”