Resende Costa obtém nota 63,05 no “Óscar da Gestão Pública” brasileira


Cidades

José Venâncio de Resende0

O município de Resende Costa (MG) obteve nota 63,05 no índice IGMA 2024, do Instituto Aquila, considerado o “Óscar da Gestão Pública” brasileira e conferido através do “Prêmio Band Cidades Excelentes”. Dessa forma, incentiva a melhoria da realidade dos municípios brasileiros por meio do reconhecimento e da premiação às práticas inovadoras e eficazes de gestão pública.

Resende Costa ocupa a 921ª posição no ranking entre os 5568 municípios brasileiros e a 153ª entre 853 cidades mineiras. O Instituto Aquila analisou 67 indicadores de políticas públicas e a evolução de cada município  brasileiro nos pilares do Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), considerando o ciclo de 2021 a 2024, ou seja, o mandado dos atuais prefeitos.

A maior nota de Resende Costa foi no item “Infraestrutura e Mobilidade Urbana”, com 66,30, seguido de “Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública” (64,12). Destaque ainda para “Educação” (61,50) e, nos demais itens, as notas foram de 57,03 em “Saúde e Bem Estar” e de 51,26 em “Sustentabilidade”.

A nota mais baixa do município é, portanto, em “Sustentabilidade”, uma temática de crescente relevância tanto no Brasil quanto no mundo, impulsionada principalmente pelo conceito de ESG (Environmental, Social e Governance). Tanto que, na atualização do IGMA 2024, o “Índice ESG – Impactos Ambiental, Material e Humano”, é o novo indicador desse pilar. Ele visa medir os impactos das perdas econômico-financeiras dos municípios brasileiros, decorrentes de eventos climáticos ou danos causados por práticas inadequadas.

Agora, disponível para todos os municípios, o Índice ESG representa um importante instrumento de prevenção e mitigação de prejuízos econômicos e humanos. Ao fornecer uma avaliação abrangente dos impactos ambientais, sociais e de governança, ele possibilita aos gestores municipais condições de adotarem medidas pró-ativas para proteger suas comunidades e promover um desenvolvimento sustentável de verdade e a  longo prazo.

É fundamental avaliar constantemente as iniciativas ambientais e sustentáveis dos municípios, afinal, este pilar é primordial, relevante e debatido em escala global. Sob o ponto de vista da gestão pública, preservar o meio ambiente não envolve somente educação ambiental e a distribuição de mudas, mas uma gestão profissional, articulada entre diversos setores, com utilização racional de recursos e a destinação final consciente de resíduos gerados, com ações impulsionadas principalmente pelo conceito de ESG (Environmental, Social e Governance).

Campo das Vertentes

No Campo das Vertentes, o município de São João del-Rei alcançou nota superior à de Resende Costa (66,60); São Tiago está com nota ligeiramente acima (63,39); e Coronel Xavier Chaves (62,04), Lagoa Dourada (60,94), Tiradentes (59,50) e Prados (58,23) estão um pouco abaixo.

Clique aqui para localizar a cidade 

Fonte complementar: Jornal Correio de Minas 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário