Resende Costa, oficialmente a capital mineira do artesanato têxtil

O título foi concedido ao município no último dia 06 de janeiro, após o governador Romeu Zema sancionar a lei estadual 23.770/2021, de autoria do deputado estadual Cristiano Silveira.


Economia

José Venâncio de Resende0

A capital mineira na arte de tecer (foto: Asseturc).

O título oficial de Capital Mineira do Artesanato Têxtil (lei estadual 23.770 de 6/1/2021) e o selo de procedência em fase de implantação serão duas ferramentas fundamentais na busca pelo fortalecimento e pelo reconhecimento da atividade têxtil de Resende Costa. A análise é de Luís Cláudio dos Reis, empreendedor e agente de desenvolvimento e cooperativismo. “Afirmação da identidade, valorização econômica e maior expansão da principal atividade comercial do município.”

“O título certamente irá fortalecer ainda mais a nossa identidade de cidade do artesanato”, reforça André Eustáquio Melo de Oliveira, secretário municipal de Turismo, Artesanato e Cultura (SETAC). “Resende Costa já é referência em Minas, e por que não dizer no Brasil, pelo artesanato em retalhos produzido aqui. Tapetes e colchas tecidos pelas mãos habilidosas e criativas dos nossos artesãos já foram temas de inúmeras reportagens na imprensa, inspiraram temas de estudos acadêmicos e até apareceram em cenários de novelas e minisséries da TV. Evidente que essa exposição do nosso artesanato torna Resende Costa ainda mais conhecida no país e procurada por turistas.”

Luís Cláudio defende que esta conquista permita, “a médio prazo, um trabalho de exploração de mídia mais regional e um projeto maior, com foco no público nacional e quem sabe até internacional”. Já os componentes da cadeia de produção, a começar pelos artesãos, podem beneficiar-se de diferentes formas, acrescenta: “Primeiro passo é entender e assimilar a importância desse título. O primeiro benefício é a autoestima (agregar valor sentimental) e, em um segundo momento, agregar valor também financeiro. Será um grande trunfo para o marketing da cidade.”

De fato, o título reconhece a vocação e o talento dos artesãos resende-costenses e confirma que essa bela e genuína cidade mineira é, sim, o recanto do artesanato e destino certo de quem deseja conhecer as belezas do município e a arte tecida por mãos criativas e talentosas, completa André. “Esse título é uma grande conquista que precisa ser celebrada. Porém, acima de tudo, deve servir de incentivo e de inspiração para todos nós resende-costenses, a fim de valorizarmos as nossas tradições, o nosso patrimônio (material e imaterial) cultural e a nossa identidade. Mais ainda, irá valorizar o trabalho fantástico dos nossos artesãos e lojistas que, incansavelmente, fazem de Resende Costa referência para o turismo e para a cultura na região do Campo das Vertentes.”

O tear e a Inconfidência

O tear manual faz parte da história de Resende Costa desde o Brasil-Colônia, e inclusive se tornou patrimônio imaterial do município. Nos Autos de Devassa da Inconfidência Mineira, há um tear entre os bens sequestrados da fazenda do Padre Toledo, no antigo Arraial da Laje, de acordo com o pesquisador João Pinto Furtado, em “O Manto de Penélope”.

O tear tinha seu uso proibido pela Coroa Portuguesa, porque todos os tecidos tinham que ser importados da Inglaterra. “Curiosamente, o tear se tornou amplamente utilizado na localidade e atualmente é a principal fonte de renda do município de Resende Costa, empregando centenas de pessoas”, diz Claudir Carvalho, em “Padre Toledo e a Inconfidência Mineira” (18.02.2019, Villa Alferes Pousada).

A arte de tecer é passada de geração em geração, sendo parte da identidade do povo resende-costense. Estima-se que a cidade possua cerca de 80 lojas especializadas no comércio de peças têxteis criadas a partir do retalho e tecidas em tear manual. Aproximadamente 70% da população do município vive direta ou indiretamente do comércio e/ou da produção de artesanato.

De acordo com dados de 2015, o setor de artesanato movimenta cerca de R$6 milhões/ano no município. “Quero destacar a importância desse título para o setor econômico do nosso município. Sendo o artesanato um dos maiores vetores que impulsionam o comércio e a economia de Resende Costa, o título agregará ainda mais valor e visibilidade ao nosso maior produto, ou seja, à vitrine que divulga Resende Costa ao país, ao mundo”, conclui André.

Os produtos criados em Resende Costa são nacionalmente conhecidos e atraem ao município, durante todo o ano, turistas de diversos estados do Brasil, principalmente de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Com informações da Prefeitura Municipal

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário