Resende Costa terá Centro de Apoio ao Turista (CAT)

Parceria público-privada envolvendo a Asseturc, a Prefeitura, empresas locais e diversos voluntários prevê a construção do Centro na Av. Alfredo Penido no primeiro semestre de 2020


Cidades

Fernando Chaves0

Um velho sonho do setor turístico de Resende Costa está em vias de ser realizado. A construção de um Centro de Apoio ao Turista (CAT) no local onde é realizada a Mostra de Artesanato e Cultura está nos planos da ASSETURC (Associação Empresarial e Turística de Resende Costa) para 2020, com o apoio da Prefeitura Municipal. A criação do CAT faz parte de um amplo projeto que envolve vários segmentos da sociedade resende-costense. Esse projeto ganhou o nome de “Estruturar para crescer” e prevê a implementação de várias ações público-privadas voltadas para a profissionalização do turismo local.

Além da criação do CAT, o projeto prevê o lançamento de um website que funcionará como Agenda Cultural e Guia Turístico do Município. Esse portal de informações terá como público-alvo o turista que planeja visitar Resende Costa ou que já se encontra no município, fornecendo informações precisas sobre a história da cidade, sobre o artesanato, atrativos locais, calendário cultural, onde ficar, onde comer etc. O nome do portal será “Destino Resende Costa” e ele será impulsionado por meio de campanhas de publicidade nas mídias sociais, com o objetivo de atrair mais fluxo turístico para Resende Costa. “O projeto busca divulgar melhor a cidade e receber melhor o turista que nos visita”, comenta a nova presidente da ASSETURC, Luciene Cardoso.

O Centro de Apoio ao Turista vai funcionar como um núcleo de inteligência do turismo, de onde será possível coordenar uma rede turística, mapeando atrativos, disponibilizando catálogos com horários de funcionamento de estabelecimentos comerciais, informações de como chegar à cidade, dentre outras. “Com o CAT será possível fomentar outras modalidades turísticas, como o turismo rural, estimulando atividades diversificadas como cavalgadas, caminhadas, passeios ciclísticos, visita a produtores rurais etc.  Será mais viável, por exemplo, estimular o consumo de produtos da nossa culinária, promover o conhecimento da história e da cultura local. Tudo isso pode contribuir para mantermos o turista por mais tempo em nossa cidade, dando maior impulso à economia local”, ressaltou o diretor financeiro da Asseturc, Cláudio Rocha, que é representante direto do comércio local na diretoria da Associação.

O projeto de criação do CAT tem natureza público-privada, dividindo os encargos entre o poder público e a iniciativa privada. O centro será construído com recursos da ASSETURC, que conta com o apoio do empresariado local e de diversos voluntários. A Prefeitura Municipal, por sua vez, entrará no projeto cobrindo os custos de manutenção do empreendimento, que incluem o valor de comodato do terreno, todo o custeio mensal de funcionamento do CAT, além dos recursos destinados às ações de propaganda turística do município, como manutenção do website e campanhas publicitárias previstas pelo projeto.

A estrutura física do CAT prevê uma sala de recepção, que também poderá ser utilizada para exposições culturais, além de banheiros e espaço para estacionamento e manobra de ônibus e outros veículos turísticos, o que deve diminuir o transtorno do trânsito na Av. Alfredo Penido em dias de muito movimento. O projeto arquitetônico está sendo desenvolvido voluntariamente pelas arquitetas Sabrina Rafa e Isabela Resende e prioriza espaços abertos e que integrem o interior com o exterior, para que tudo flua bem durante todo o ano e também durante a Mostra de Artesanato, conforme proposta trazida pelas arquitetas. A inauguração do CAT está prevista para a próxima edição da Mostra de Artesanato e Cultura, em meados de 2020.

 

Selo de procedência do artesanato têxtil de Resende Costa

Em paralelo ao projeto de criação do CAT, do estacionamento turístico e da maior profissionalização da propaganda turística do município, a Asseturc está planejando a criação de um selo de procedência do artesanato têxtil de Resende Costa. O selo servirá para identificar os produtos autenticamente manuais, feitos no município. Será uma forma de valorizar o trabalho manual, estimular a preservação das técnicas artesanais de origem resende-costense, além de agregar valor ao produto local e promover o nome da cidade, ajudando a atrair mais fluxo turístico para o município.  

Para a realização deste projeto, a ASSETURC conta com a consultoria de uma equipe ligada ao mestrado de inovação tecnológica da UFSJ, representada pelo mestrando Bruno Dilascio. No momento, a associação está dando entrada nos documentos necessários junto ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) e desenvolvendo a parte estética do Selo. Também está elaborando suas normas de utilização, de acordo com os critérios do INPI. Mais informações sobre o Selo de Procedência Geográfica dos produtos artesanais de Resende Costa serão divulgadas em breve pela ASSETURC.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário