Reservatório da Copasa recebe pinturas artísticas inspiradas nas ilustrações da Revista da Tixa

A mascote da cidade “passeia” pelas paredes do reservatório e já está atraindo olhares e fotografias que antes eram de protesto e escândalo


Cidades

André Eustáquio0

Reservatório da Copasa, localizado no Mirante das Lajes de Cima, foi customizado com pinturas da Tixa, a mascote da cidade (Foto André Eustáquio)

Ele já foi chamado de monstrengo, trambolho, obstáculo e famigerada caixa d’água. Outros adjetivos, não muito generosos, ao longo das últimas décadas conceituaram o reservatório de água da Copasa, inaugurado em junho de 1981 na Praça Nossa Senhora de Fátima (Mirante das Lajes de Cima), centro de Resende Costa. Na época da sua construção, os engenheiros da Copasa seguiram estritamente as necessidades da cidade e as condições técnicas para a implantação do reservatório, isto é, era necessário que a sua localização se desse no ponto mais alto da cidade para tornar possível a distribuição da água a toda população.

Quem viveu as agruras de um longo tempo em que os moradores de Resende Costa precisavam buscar água (sem tratamento) nas nascentes situadas nos arredores da cidade não entende, muito menos aceita, as críticas que se dão hoje referentes à presença do reservatório no Mirante das Lajes. A vinda da Copasa para Resende Costa foi, entre outras grandes obras, uma importante conquista da administração do então prefeito Ocacyr Alves de Andrade, que beneficiou diretamente a população oferecendo qualidade de vida e conforto.

Mas, atualmente, é plausível o questionamento acerca da permanência do reservatório no principal cartão-postal da cidade. O Mirante das Lajes recebe diariamente visitas de inúmeros turistas que vêm à cidade, além dos próprios moradores que não se cansam de contemplar o rochedo, o pôr do sol e sentir no rosto a brisa leve que sopra do horizonte alto das lajes. E o reservatório é, sem dúvida, um obstáculo, um objeto estranho que agride a linda paisagem que caracteriza a cidade de Resende Costa. Mas como convencer a Copasa a transferir o reservatório para outro ponto onde o impacto visual seja menor?

Essa tentativa foi feita no final do último mandato do ex-prefeito Gilberto Pinto e por pouco o objetivo não fora alcançado. A diretoria da Copasa, na época, concordou com a retirada do reservatório do mirante e sua consequente transferência para uma área localizada abaixo da gruta de Nossa Senhora de Fátima. A Prefeitura e a Câmara Municipal concordaram, houve cessão do terreno, mas a obra infelizmente não foi executada. Perdeu-se, então, a tão sonhada chance de despoluir visualmente o Mirante das Lajes.

Em outras tentativas posteriores, partindo do Conselho Municipal de Patrimônio e Cultura, com o apoio do Jornal das Lajes e da amiRCo (Associação de Amigos da Cultura de Resende Costa), a Copasa se manteve intransigente, mas apresentou um projeto que ela denominou de “Requalificação do Reservatório”. Tratava-se de um projeto bem elaborado, com características arquitetônicas modernas. Porém, o Conselho Municipal de Patrimônio e Cultura emitiu parecer concluindo que o projeto, se executado, obstruiria ainda mais o mirante, poluiria visualmente a paisagem e destoaria do estilo de imóveis antigos que se localizam na praça, como o sobrado da Câmara Municipal e a igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha de França. Portanto, não se chegou a um acordo e o reservatório permaneceu no mirante, apesar dos protestos de grande parte da população da cidade e dos turistas que se escandalizam quando visitam o local e se deparam com ele.

 

Alternativa

No segundo semestre de 2018, a Secretaria Municipal de Turismo, Artesanato e Cultura (SETAC) propôs um projeto com o objetivo de disfarçar o reservatório e, assim, diminuir o impacto visual negativo que ele causa a quem chega ao Mirante das Lajes. O secretário responsável pela SETAC, Lucas Eduardo Maia Lara, idealizou o que ele chama de “customização do reservatório”. O objetivo era cobrir todo o reservatório com pinturas artísticas da Tixa, a mascote da cidade. “A ideia surgiu na secretaria. Pensamos: já que a caixa d’água não sai de lá, precisamos dar um jeito de disfarçá-la”, disse Lucas.

A secretaria entrou em contato com a Copasa e obteve autorização para substituir a pintura do reservatório pelos desenhos da Tixa. O próprio secretário de Cultura, que é um exímio desenhista, tratou de adaptar as ilustrações da Tixa, originalmente feitas pelo ilustrador são-joanense Pablo Quaglia Rodrigues e publicadas na Revista da Tixa. “Eu mesmo fiz a adaptação das ilustrações do Pablo e contatamos o pintor para fazer os painéis no reservatório”, conta Lucas, mostrando no papel as ilustrações da Tixa adaptadas por ele.

O artista contratado para realizar a customização do reservatório foi o são-joanense, que atualmente reside em Resende Costa, Edmilson Carlos de Assis, conhecido por Gaúcho. “Solicitei ao Gaúcho que fizesse no reservatório uma adaptação dos meus desenhos”, explica Lucas. O trabalho do artista, que é autor de pinturas expostas em outros espaços, como a casa de eventos Celebrare, em Resende Costa, e o velório do cemitério da Ordem Terceira das Mercês, em São João del-Rei, foi bastante criativo, primou pela qualidade e cumpriu o objetivo de mitigar o impacto visual negativo causado pelo reservatório. “A ideia foi mesmo disfarçar o reservatório. De cada 10 turistas que chegam aqui, sete reclamam do presença do reservatório”, conta Lucas.

Se antes o reservatório da Copasa causava indignação e motivava protestos de visitantes e moradores da cidade, agora ele vem despertando admiração e curiosidade. “O nosso objetivo foi mesmo alcançado. As pessoas começaram a tirar fotos antes das pinturas serem concluídas”, disse Lucas. De acordo o secretário de Cultura, a inspiração nas ilustrações da Revista da Tixa foi com o intuito de valorizar a história de Resende Costa. “Nós procuramos destacar elementos importantes da história e do patrimônio de Resende Costa, como a hospitalidade, o pôr do sol, o artesanato e a religiosidade.”

A customização do reservatório da Copasa foi realizada com recursos próprios da Prefeitura Municipal de Resende Costa, orçada no valor de R$ 5.700,00.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário