SÃO JOÃO DEL-REI: nasce o Sollare, “maior empreendimento imobiliário da região”


Economia

José Venâncio de Resende0

Estande de vendas e, ao fundo, as lojas da Diocese (foto fornecida pelo entrevistado).

Um acordo entre a Diocese de São João del-Rei e a Portico Construtora e Incorporadora Ltda., de Ritápolis, vai permitir a construção de um empreendimento imobiliário de fôlego - o Sollare Residencial Clube - no terreno onde funcionou a Casa de Pastoral São Tiago, na Avenida Leite de Castro, e a edificação de um novo Centro de Pastoral no terreno do Seminário Propedêutico São Tiago, localizado no bairro Cohab. Além disso, a diocese terá direito a quatro lojas e quatro apartamentos que poderão ser alugados.

Desde 2012, o bispo diocesano Dom Célio de Oliveira Goulart idealizava um modelo administrativo para melhorar as estruturas e garantir a sustentabilidade da “nossa Igreja Particular”, de acordo com comunicado publicado no site da Diocese (17/06/2022)*.  Antes do falecimento de Dom Célio em 19 de janeiro de 2018, já havia “um consenso de que não seria viável uma reforma do Centro de Pastoral São Tiago devido ao estado precário da edificação e sua localização que não favorece o silêncio e o recolhimento para realização de nossos encontros”.

A ideia de se “alienar o imóvel ou ainda encontrar uma empresa parceira que pudesse nos apresentar uma proposta interessante” amadureceu, acrescenta o comunicado. Com o avanço das discussões no âmbito da Igreja, “chegou-se a um consenso de que seria oferecido à empresa parceira o imóvel da atual Casa de Pastoral São Tiago na Avenida Leite de Castro e, por sua vez, a empresa parceira faria uma nova edificação, reservando para a Diocese alguns imóveis, apartamentos e lojas, que uma vez alugados dariam suporte financeiro à Diocese para seus projetos pastorais e sociais”. Além disso, “para atender à demanda pastoral da Diocese, foi sugerido que a empresa parceira (…) faria uma nova Casa de Pastoral no terreno do atual Seminário Propedêutico com uma estrutura moderna e adequada para os encontros e retiros”.

O projeto foi aprovado pelas instâncias competentes da Igreja diocesana (Conselhos Econômico e Presbiteral e Colégio dos Consultores) e a licença para a venda do imóvel foi autorizada por Roma. Com o falecimento de Dom Célio, o novo bispo, Dom José Eudes Campos do Nascimento, decidiu dar prosseguimento ao projeto. “Após nova aprovação da Santa Sé, decidiu-se, dar andamentos para a concretização do projeto”, conclui o comunicado da Diocese assinado, além do bispo, pelo vigário geral, padre Geraldo Magela da Silva, e pelos demais membros do Colégio de Consultores. 

Várias empresas de grande porte interessaram-se pelo acordo, segundo Francisco Sales, o Kiko, um dos sócios e responsável pela área comercial e de marketing da Portico. Mas a sua construtora venceu a disputa porque ofereceu à Diocese a parte mais valiosa: a frente do terreno e a construção de quatro lojas (250 m2 cada, inclusive mezanino como se fosse um 2º andar) – um total de 1000 m2 mais estacionamento na frente -, além da reconstrução da Casa de Pastoral São Tiago na Cohab.

De acordo com Kiko Sales, as obras da Casa de Pastoral são as que estão mais adiantadas, e vão constituir-se de auditório para 300 pessoas, capela para 200 pessoas, seis ou sete salas de reunião e dois dormitórios com capacidade total de 120 pessoas. O acordo foi bom para as duas partes: “A permuta nos atendeu porque conseguimos a localização que precisávamos e a Diocese conseguiu tudo o que queria e mais as quatro lojas em plena Avenida Leite de Castro, com espaço para estacionamento em frente”.

O empreendimento

O empreendimento residencial cuja construção começa em maio ou junho (previsão de término em maio/junho de 2027) é composto de duas torres de 23 andares cada, com 149 apartamentos por torre, ocupando uma área de 6.000 m2, além do espaço de lazer. “Este é o maior e mais completo empreendimento em toda a região, desde Lavras até Barbacena”, revela Kiko Sales.

Cada andar é constituído de dois tipos de plantas de apartamentos de três dormitórios; cinco tipos de plantas diferentes de dois quartos e uma única planta de apartamento de um quarto; isso se repete em todos os andares até o 23º. A área de lazer abrange piscinas (adulto/infantil), playground, espaços para churrasco, oficinas, fitness e beauty care, pet place, praça de encontro, cinema, salões de jogos e de festas, quadras de tênis e de vôlei, spa/sauna etc.

Um estande de vendas provisório foi montado no estacionamento frontal às  futuras lojas da Diocese e anexo ao apartamento decorado. Segundo Kiko Sales, a equipe do Sollare trabalha em parceria com a força de vendas de São João del-Rei e da região. Os plantões de venda acontecem de segunda-feira a domingo, com corretores de praticamente todas as imobiliárias da cidade. “Uma vez que as lojas estejam terminadas e sejam entregues aos novos ocupantes, o estande de vendas e o apartamento decorado sairão do espaço do estacionamento e ocuparão uma das quatro lojas. A aceitação do empreendimento foi acima de qualquer expectativa. São João abraçou o Sollare.”

*https://diocesedesaojoaodelrei.com.br/bispo-emite-comunicado-sobre-a-construcao-da-nova-casa-de-pastoral/

 

 

    
 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário