Semana Santa 2022: celebração da fé e (re)encontro com as tradições


André Eustáquio


Imagem do Senhor dos Passos subindo a Rua Assis Resende seguida pelos fiéis em procissão (foto Paula Karoline - Pascom)

De quase todas as pessoas ouviu-se a seguinte exclamação: “Que bom podermos celebrar de novo a Semana Santa!” Após dois anos sem poder realizar a Semana Santa com a presença dos fiéis e as cerimônias externas, em 2022 as condições sanitárias da pandemia de Covid-19 favoreceram e a maior festa católica pôde, enfim, acontecer em sua plenitude e solenidade.

Em Resende Costa, a Semana Santa deste ano despertou ainda mais as expectativas e a participação dos fiéis. Há muito não se viam tantas pessoas presentes nas procissões e nos sermões. O piedoso Sermão do Encontro, no dia 12 de abril, proferido pelo padre Thomás Andrade Gimenez Dias, natural de Ritápolis e vigário paroquial da Paróquia de São José de Itaipava, Diocese de Petrópolis (RJ), reuniu uma multidão na praça Mendes de Resende. Que saudade estava o povo resende-costense de novamente poder ver e acompanhar as belíssimas e piedosas imagens do Senhor dos Passos e da Senhora das Dores pelas ruas da cidade!

 

Os sons da Semana Santa

Os dobres tristes e melancólicos dos sinos já vinham anunciando desde a Quarta-Feira de Cinzas, 2 de março, que chegara o tempo da Quaresma. Entre os dias 10 e 17 de abril, as ruas do centro de Resende Costa mais uma vez rememoraram o cenário da paixão, morte e ressurreição de Jesus. O clima de piedade, reverência e oração tomou conta da cidade. Os acordes da Banda de Música Santa Cecília e do Coral e Orquestra Mater Dei, entoando rico e antigo repertório composto de marchas fúnebres, motetos, Visitações, entre outras composições sacras, abrilhantaram as solenidades internas e externas, litúrgicas e paralitúrgicas.

 

Participações e organização

Missas, celebrações comunitárias da penitência, confissões, procissões e sermões contaram com enorme participação dos fiéis, confirmando o quanto a Semana Santa era esperada pelos resende-costenses. A organização da Semana Santa, a cargo da Paróquia de Nossa Senhora da Penha de França, foi impecável, prezando pelo bom gosto e proporcionando aos fiéis o ambiente adequado para momentos especiais de (re)encontro com a espiritualidade e com as tradições culturais preservadas e perpetuadas em Resende Costa.

Uma tradição antiga que o Coral e Orquestra Mater Dei vem preservando na Semana Santa merece destaque: as Visitações dos Passos e Dores. Na terça e quarta-feira, após as procissões, o grupo, em frente às cinco capelas dos Passos, executa composições (pequenos motetos) de Antônio do Santos Cunha. “Provavelmente Resende Costa e Prados são as únicas cidades da região que realizam as Visitações”, disse Wagner Barbosa, maestro do Coral e Orquestra Mater Dei, que chama a atenção para a necessidade de se fazer o registro da Semana Santa como bem cultural imaterial do município de Resende Costa, no intuito de preservá-la. “É importante resgatarmos essas informações históricas, como, por exemplo, a realização das Visitações, para fundamentarmos o registro da Semana Santa como bem cultural imaterial da nossa cidade.”

Neste ano, além do administrador paroquial da Paróquia de Nossa Senhora da Penha de França, padre Plínio Almeida, participaram de todas as solenidades da Semana Santa o padre Fábio Evaristo Resende Silva, o padre João Bosco Pinto e o seminarista Olímpio Longatti Pinto.

 

Lamentável

Infelizmente, ainda é necessário lamentar e criticar uma situação recorrente em todos anos durante a Semana Santa em Resende Costa. Apesar dos apelos frequentes da paróquia, alguns motoristas ignoram o bom senso e insistem em estacionar seus veículos (até caminhões grandes) nos trajetos por onde passam as procissões, atrapalhando o cortejo.

Que bom será se nos próximos anos pudermos contar com o bom senso e a colaboração dos motoristas e com maior fiscalização da parte dos responsáveis. Teremos, certamente, procissões ainda mais bonitas e organizadas.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário