Semana Santa em Resende Costa

Uma multidão de fiéis lotou as igrejas e as ruas da cidade para celebrar os mistérios da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo


André Eustáquio/ Fotos: Leticia Resende


Andor com a belíssima e venerada imagem de Nossa Senhor a das Dores ao lado da igreja do Rosário, durante rasoura na Quarta-Feira Santa. Foto Leticia Resende

Entre os dias 25 de março e 2 de abril, Resende Costa celebrou a Semana Santa – período forte da espiritualidade católica. Neste ano, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) propôs como tema da Campanha da Fraternidade, a ser refletido durante a quaresma, “Fraternidade e Superação da Violência”.  No texto de abertura do programa da Semana Santa 2018 de Resende Costa, o pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Penha de França, padre Fábio Rômulo Reis, chama a atenção para o triste fenômeno da violência que vem atingindo, sem distinção, também as cidades pequenas. “De fato, a experiência de estar exposto a situações de violência é relatada por um grande número de brasileiros. Os episódios de violência intensificaram-se e tornaram-se comuns também em cidades pequenas”.

A população de Resende Costa costuma dizer que o “clima” da Semana Santa começa a ser sentido já na Quarta-Feira de Cinzas, quando ao meio-dia dobra-se o sino principal da torre da igreja matriz de Nossa Senhora da Penha. A igreja veste-se de roxo e iniciam-se os exercícios quaresmais da via-sacra. Durante as sextas-feiras da quaresma, os fiéis resende-costenses levantam-se cedo para a Caminhada Penitencial, que sai da igreja matriz às 05:30h. À noite, acontece na mesma igreja a piedosa via-sacra tradicional meditada no antigo livro “Tesouro do Cristão”, do Padre J. B. Cornaglioto. Ao longo do Setenário, neste ano ocorrido entre os dias 17 e 23 de março, os fiéis meditam durante uma semana as sete dores de Nossa Senhora, preparando-se para a Semana Santa.

 

Semana de fé, piedade e cultura

A Semana Santa de Resende Costa felizmente ainda preserva um tesouro herdado de antigas gerações e da cultura religiosa mineira: a música sacra tradicional. O Coro e Orquestra Mater Dei assume a parte musical das solenidades da quaresma, do Setenário das Dores e da Semana Santa. Os integrantes do grupo se preparam através de longos ensaios para que tudo ocorra bem, conforme exigem os ritos solenes. O mesmo empenho se dá com a banda de música Santa Cecília, responsável por abrilhantar as inúmeras e belas procissões.  

Os ritos da Semana Santa são enriquecidos por um rico e vasto repertório de música sacra composto de motetos, marchas fúnebres, aberturas, missas solenes, entre outras peças de autoria de grandes compositores mineiros que viveram entre os séculos XVIII e XX, como Manoel Dias de Oliveira, Padre José Maria Xavier, Martiniano Ribeiro Bastos, João da Matta, Antônio de Pádua Falcão, Joaquim Pinto Lara, entre outros. O Coro e Orquestra Mater Dei e a banda de música Santa Cecília são dirigidos pelos maestros Wagner Barbosa e Luiz Carlos Martins Júnior, respectivamente.

 

Participação dos fiéis

No decorrer de toda a Semana Santa, uma multidão de fiéis participou das missas, das confissões comunitárias e individuais e das procissões. As praças Mendes de Resende e Cônego Cardoso foram tomadas pelo povo que se reuniu para assistir aos tradicionais e concorridos sermões do Encontro (Terça-Feira Santa) e do Descendimento da Cruz (Sexta-Feira Santa), neste ano proferidos, respectivamente, pelos padres Alisson André Sacramento e Claudir Possa Trindade.

A população católica de Resende Costa está demonstrando que não é frequente somente na Sexta-Feira da Paixão. Nos últimos anos, as celebrações da Páscoa vêm sendo bastante concorridas. Neste ano, a igreja matriz ficou lotada durante todas as solenidades pascais, desde a Vigília Pascal no Sábado Santo até a Segunda-Feira de Páscoa, quando acontece a missa solene de encerramento da Semana Santa e a procissão do Triunfo de Nossa Senhora.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário