Série Campeões brasileiros - Julho de 2014


Série Campeões Brasileiros

Emanuelle Ribeiro0

O título brasileiro de 1988 permanece na região nordeste do Brasil! O Bahia passou por Internacional na grande decisão: venceu a partida de ida por 2x1 e segurou o empate em 0x0 na volta. O rompimento entre o Clube dos 13 e a CBF, ocorrido no ano anterior, terminou redundando num campeonato mais enxuto e competitivo, com apenas 24 clubes e, pela primeira vez, com um sistema verdadeiro de acesso e descenso, conforme recomendado pela Fifa. Os quatro últimos colocados da Série A desceram para a Série B, enquanto o campeão e vice-campeão da segunda divisão tiveram acesso à primeira. Este sistema perdurou até 1992.

O Bahia fez 29 jogos, terminando o campeonato com 13 vitórias, cinco derrotas e 11 empates. Marcou 33 gols e sofreu 23. O colorado Nílson foi o artilheiro com 15 gols. Charles Baiano, do Bahia, foi considerado a revelação de 88. O craque também é do Bahia: Bobô, que conduziu a equipe ao título. O tricolor baiano levantou a taça com Ronaldo, Tarantini, João Marcelo, Claudir, Paulo Róbson, Paulo Rodrigues, Zé Carlos, Bobô, Gil, Charles e Marquinhos. O técnico era Evaristo de Macedo.

Fato que marcou o campeonato: depois de vencer o Internacional no primeiro jogo da final, o Bahia foi acusado de fazer macumba para conquistar o título. Os jogadores negaram. Na partida de volta, eles encontraram na porta do vestiário do Beira-Rio um despacho para prejudicá-los. A "mandinga" não deu certo e o Bahia foi campeão.

 

Os brasileiros ganharam um presente em 1988: nasce um ídolo verde e amarelo no Japão. Ayrton Senna recebeu a bandeira quadriculada no Grande Prêmio de Suzuka e conquistou seu primeiro título mundial da Fórmula 1. E em 1990 e 1991 ele repetiria a façanha.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário