Dizem que “o mineiro come pelas beiradas”. Mas essa não é bem uma verdade quando a pauta envolve Agronegócios. Afinal, nesse quesito o Estado garante “fatias generosas” de resultados. Em Leite e Café, por exemplo, Minas é soberana; e não bastasse isso tem se destacado, também, nos Grãos.
Hoje, o solo mineiro já responde pela quinta maior produção do país, somando 13,69 milhões de toneladas todos os anos. Disso, aliás, Madre de Deus de Minas entende bem. Segundo dados da Emater, o município entrega 36 mil toneladas de Soja e 108 mil toneladas de Milho por safra, por exemplo. Daí a cidade ser conhecida, no Campo das Vertentes, como “Cidade dos Silos” ou “Celeiro dos Grãos”.
E esse foi o polo escolhido pelo Sicoob Credivertentes para realizar, em 2025, o Conexão Agro. O evento aconteceu em 21 de Maio, e reuniu mais de 180 homens e mulheres do campo (de toda região) em agenda repleta de palestras, debates e possibilidades de networking – ou melhor, “dedo de prosa com Negócios”. “O evento foi maravilhoso e só posso agradecer pela oportunidade de estar lá. Pude conversar com muita gente, ouvir profissionais excelentes. Voltei pra casa com a certeza de que o Sicoob veste mesmo a camisa do Agro - e me sentindo muito valorizada”, comentou a pecuarista Adrelina Gouveia, de Resende Costa.
Agenda
O Conexão Agro teve “Parcerias de Sucesso” como tema condutor, garantindo uma fartura absoluta de conhecimentos trocados ao longo de todo dia. A jornada começou com a abertura oficial comandada pelo presidente do Conselho de Administração do Sicoob Credivertentes, João Pinto de Oliveira; pela vice Fabiana Diélle Barros de Oliveira; e pelo diretor executivo-financeiro Luiz Henrique Garcia.
Logo depois, as porteiras da informação foram abertas no palco. O consultor comercial Gabriel Nunes, do Centro Cooperativo Sicoob, falou sobre “Agro e Negócios – em que cenário estamos atuando?”. A apresentação trouxe um panorama robusto do Brasil, do Mundo e de relações comerciais para quem empreende no Campo.
Na sequência, assumiu o microfone Fabrício Nascimento, direto da Gerência de Estratégia de Negócios no Sicoob Central Crediminas. Dali em diante a pauta foi a união de sucesso entre Sicoob e o Produtor Rural, abordando como instituição e empreendedor semeiam desenvolvimento no país inteiro. Além disso, também foram expostas linhas de Crédito orientadas e sustentáveis; além de condições essenciais para a Justiça Financeira do homem e da mulher rural.
O cronograma também contou com o gerente de Produtos do Sicoob Credivertentes, Wellington Castro, dialogando sobre Seguros; Diego Soares, do Sicoob Central Crediminas, destacando fatores de atenção e o cumprimento de requisitos legais no Campo, especialmente após transações de Crédito para impulsionar o Agronegócio.
Outros investimentos
Desde 2006, o Sicoob Credivertentes é parceiro do Sistema Faemg na implementação e realização dos programas Gestão com Qualidade em Campo (GQC) e AT&G Balde Cheio na região. De lá até aqui, mais de 340 ruralistas foram assistidos e tiveram suas propriedades reconhecidas como verdadeiras empresas rurais. O vice-presidente de Finanças do Sistema Faemg, Renato Laguardia; e o superintendente do Senar-MG, Celso Furtado Júnior, destacaram esses impactos em falas emocionadas.
Para isso, aliás, compartilharam os holofotes com o casal de pecuaristas Eduardo e Maria Antonieta Resende, de São Tiago. Os dois são Cooperados do Sicoob Credivertentes e participaram do primeiro GQC na região, há 18 anos. “Durante muito tempo a gente pensou no Negócio como ‘algo da roça’. E assim levava. Faltava um pouco de autoestima, de compreensão e até de visão mesmo. Quando participamos do programa e passamos a entender que lidávamos com uma empresa, de verdade, tudo mudou, tudo passou a gerar”, ponderou Maria Antonieta.
Para o gerente de Agronegócios da Cooperativa, Rogério Ladeira, relatos como esse resumem o propósito do Conexão Agro. “Costumo dizer que o GQC não enche a cabeça – mexe com ela. E o evento em Madre de Deus de Minas também proporcionou isso porque passaram pelo palco pessoas com muito mais que conhecimento técnico. Eles levaram conhecimento de campo, de causa. Então houve, além do aprendizado, pertencimento e empatia. Tudo isso conseguindo unir contextos e tendências de mercado ao apoio que o Sicoob Credivertentes e seus parceiros estão prontos para oferecer a todo momento e em todos os sentidos – do Crédito à capacitação”.
Conexão Empresas
O Cooperativismo vai onde quem quer fazer a diferença está. E é com esse mote que o Sicoob Credivertentes segue promovendo encontros envolvendo networking, informação, transformação e possibilidades de crescimento. Depois do Conexão Agro em Madre de Deus de Minas, a Cooperativa se prepara para realizar o Conexão Empresas em Resende Costa.
O evento acontece na noite de 25 de Junho em Resende Costa, reunindo empreendedores de diferentes áreas (de micro a grandes empresas) para debater mercados, futuro, estratégias, vendas e relacionamento com clientes.