SJDR ganha programa de educação financeira nas escolas públicas municipais


Educação

José Venâncio de Resende0

Câmara Municipal de São João del-Rei (fonte: Saibamaismg).

Projeto de lei, que implanta, a partir de 2018, o conteúdo de educação financeira na rede municipal de ensino, foi aprovado nesta terça-feira, 3 de outubro, pela Câmara Municipal de São João del-Rei. O projeto, que cria o programa de educação financeira nas escolas públicas municipais, é de autoria do vereador Professor Leonardo (PSDB).

“Acredito que o descontrole financeiro é uma doença em um país consumista e ensinar nossos jovens a gerir suas economias faz parte do processo de construção de uma sociedade mais justa e consciente. Ainda na campanha eleitoral apresentei esta proposta aos eleitores e me comprometi com sua execução”, afirma o vereador por meio de sua assessoria.

Professor Leonardo explica, ainda, que não se trata da criação de uma nova disciplina na matriz curricular, o que poderia implicar custos ao Executivo. “Antes mesmo de submeter o projeto à votação já havia conversado com o prefeito e a secretária de educação, garantindo que não se trata da criação de uma nova disciplina, mas de inserir a temática nas matérias já estudadas, facilitando, inclusive, sua assimilação pelos alunos”, informa.

Em Portugal, uma experiência bem-sucedida de educação financeira para crianças é desenvolvido pela professora Lina Maria Arvelos do Nascimento, no Jardim da Infância de Vila do Bispo, no Algarve. Começa pela definição do sonho (Por exemplo: “Sonhamos e… reinamos”), passando pela arrecadação do dinheiro, até a viagem, a doação de parte do valor e o investimento.

Veja a reportagem:

Crianças portuguesas de 3 a 6 anos aprendem educação financeira: https://www.jornaldaslajes.com.br/integra/criancas-portuguesas-de-3-a-6-anos-aprendem-educacao-financeira-em-projeto-inedito/2225

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário