Sobrado ao lado da Escola Assis Resende será a “casa da Educação”


Cidades

José Venâncio de Resende0

Sobrado histórico que pertenceu a dona Terezinha Lara, adquirido recentemente pela Prefeitura Municipal (foto André Eustáquio)

A Prefeitura Municipal de Resende Costa adquiriu, no final de 2021, por cerca de R$ 675 mil, o imóvel da Avenida Ministro Gabriel Passos, 120, que pertencia à dona Terezinha Macedo Lara Melo. De acordo com a administração municipal, o projeto é instalar no casarão a sede da Secretaria de Educação Esporte e Lazer e aproveitar parte da área (648m2) para implantação de um espaço educacional (salas de música, de jogos e para recuperação de alunos), revela o vice-prefeito em exercício no cargo de prefeito Lucas Paulo de Assis Vale. “A ideia surgiu por volta de agosto (do ano passado) e, depois de aprovada pela secretária Silvanda Maria de Resende, avançamos para conversar com os familiares sobre a possível compra da casa.”

O casarão, da década de 1920, é contemporâneo da centenária Escola Estadual Assis Resende, construída em 1919, poucos anos após a emancipação política de Resende Costa, ocorrida em 2 de junho de 1912. Nesse sobrado, viveu com a família o maestro e compositor Joaquim Pinto Lara, o sr. Quinzinho. “A casa foi construída numa época em que havia normas para edificação no município, principalmente nas ruas principais”, diz Edésio Lara, filho de dona Terezinha e neto do sr. Quinzinho.  

Por ser “um local estratégico, área grande, próximo a uma escola centenária e tradicional”, a aquisição vai “trazer mais qualidade e bons projetos para nossos alunos”, explica Lucas Paulo. “Certamente também teremos benefícios culturais e patrimoniais nessa aquisição, pois sabemos da história que ali há e da importância para nossa cidade”. Por isso, a conclusão do projeto “será um importante investimento tanto para educação quanto para a cultura e o patrimônio de nossa cidade”, frisa o vice-prefeito em exercício no cargo de prefeito.

“Vai ser um ganho enorme para a Educação, a Cultura e o Patrimônio de Resende Costa”, concorda André Eustáquio Melo de Oliveira, secretário de Turismo, Artesanato e Cultura. “A aquisição da prefeitura foi ótima, vai preservar um imóvel de importância, um sobrado bonito ao lado da escola Assis Resende, no centro da cidade. É um marco da história de Resende Costa, da sua memória. Eu fiquei muito feliz com a aquisição da casa, com a iniciativa do Lucas.”

A previsão é de que boa parte da obra seja realizada ainda este ano. O imóvel encontra-se em bom estado, não tendo sido detectado por parte do setor de engenharia da prefeitura qualquer risco de cair. Mas o sobrado precisa de restauro: “Precisamos fazer uma intervenção, uma reforma considerável, para a sua utilização”, acrescenta Lucas Paulo. Apesar de possíveis modificações, a prefeitura pretende manter a fachada da casa e de boa parte da estrutura.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário