Surge em Minas Gerais a rota turística “Nhá Chica – Caminho das Virtudes”

O percurso de 220 km vai de Tiradentes a São Lourenço, mas um estudioso da beata defende que deveria ser entre Rio das Mortes (São João del-Rei) e Baependi.


Cidades

José Venâncio de Resende0

Nhá Chica e o Rio das Mortes.

Texto atualizado em 24 de agosto

As cidades de Tiradentes, Santa Cruz de Minas e São João del-Rei, nos Campos das Vertentes, integram o chamado “Caminho da Castidade”, o primeiro trecho da rota turística de peregrinação em homenagem à beata Nhá Chica, que foi inaugurada em 22 de agosto em Baependi, no Sul de Minas. O projeto do Sebrae-MG, em parceria com prefeituras, começou há dois anos.

A rota Nhá Chica, também chamada de “Caminho das Virtudes”, é um percurso de 220 quilômetros entre Tiradentes a São Lourenço que passa por sete cidades, incluindo Baependi onde a beata viveu a maior parte da sua vida e ficou conhecida como “mãe dos pobres”. As outras cidades da rota turístico-religiosa – que faz parte da Estrada Real - são Carrancas, Cruzília, Baependi, Caxambu e Soledade de Minas.

Em devoção a Nhá Chica, anualmente, centenas de pessoas fazem peregrinação rumo a Baependi (cidade onde a religiosa morreu) em agradecimento às graças alcançadas. A caminhada, estimada em nove dias, é por uma estrada de chão com paisagens exuberantes de cachoeiras, grutas, mirantes, serras e represas, que inspiraram o Sebrae Minas, em parceria com prefeituras de nove cidades mineiras, a desenvolver o projeto.

O trabalho de desenvolvimento da rota envolveu ações de governança, pesquisas e levantamentos dos atrativos turísticos e histórico-cultural, roteirização e capacitação dos meios de hospedagem e de alimentação fora do lar da região. “Queremos que a Rota Nhá Chica – Caminho das Virtudes seja uma experiência de reflexão para turistas e devotos, e que ofereça uma infraestrutura adequada que estimule o aumento do fluxo turístico na região e, consequentemente, a ampliação das oportunidades para desenvolvimento dos pequenos negócios locais e a geração de emprego e renda para a população”, diz o superintendente do Sebrae Minas, Afonso Maria Rocha.

Crítica ao percurso

A iniciativa é “louvável”, diz José Antônio de Ávila Sacramento, membro da Academia de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico (IHG) e um estudioso de Nhá Chica. “Agora, por que partir de Tiradentes? Eu acho que tinha de partir de São João del-Rei, precisamente do distrito onde ela nasceu: Santo Antônio do Rio das Mortes Pequeno.”

Na verdade, Ávila acredita que o percurso deveria ser entre São João del-Rei e Baependi. “Sem bairrismo, mas Tiradentes está fora da rota. O caminho que a Nhá Chica trilhou é do Rio das Mortes a Baependi. Então, a ponta inicial da rota devia ser Rio das Mortes e a ponta final, Baependi.”

Os onze trechos

São 11 os trechos do percurso e cada um recebeu o nome de virtudes atribuídas à Nhá Chica. Confira:

Caminho da Castidade: de Tiradentes, passando por Santa Cruz de Minas até São João del-Rei (11 km)

Caminho da Prudência: de São João del-Rei a Santo Antônio do Rio das Mortes Pequeno (11 km)

Caminho da Fé: de Santo Antônio do Rio das Mortes Pequeno à São Sebastião da Vitória (16 km)

Caminho da Humildade: de São Sebastião da Vitória à Caquende (22 km)

Caminho da Fortaleza: de Caquende, passando por Capela do Saco até Carrancas (30 km)

Caminho da Justiça: de Carrancas a Estação de Carrancas (15 km)

Caminho da Pobreza: da Estação de Carrancas a Fazenda Traituba (20 km)

Caminho da Obediência: da Fazenda Traituba à Cruzília (37 km)

Caminho da Caridade: de Cruzília à Baependi (19 km)

Caminho da Esperança: de Baependi passando por Caxambu até Soledade de Minas (30 km)

Caminho da Temperança: de Soledade de Minas à São Lourenço (15 km).

Até o final do ano, a rota será sinalizada com placas e avisos sobre o significado das virtudes atribuídas à beata mineira. Haverá ainda um site com todas as informações sobre o percurso e ainda um guia impresso que vai orientar turistas e peregrinos sobre as condições da caminhada em cada trecho, distância, tempo necessário, inclinação do terreno, equipamentos de segurança, serviços disponíveis nos municípios e estabelecimentos para alimentação e hospedagem.

FONTES:

https://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2019/08/22/sul-de-mg-tem-trecho-de-rota-de-peregrinacao-em-homenagem-a-nha-chica-veja-trajeto.ghtml

http://www.mg.agenciasebrae.com.br/sites/asn/uf/MG/minas-gerais-ganha-rota-de-peregrinacao-em-homenagem-a-nha-chica,7fced9119bbac610VgnVCM1000004c00210aRCRD

LINK RELACIONADO:

São João del-Rei ganha feriado: 14 de junho, Dia de Nhá Chica - https://www.jornaldaslajes.com.br/integra/sao-joao-del-rei-ganha-feriado-14-de-junho-dia-de-nha-chica/2741

 

 

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário