SUSTENTABILIDADE: Energia solar, mais um ano de expansão em Resende Costa e nas Vertentes

Os dados tanto dos contratos financiados pelo Sicoob Credivertentes quanto dos kits instalados por Marcelo Paiva da EFL são de janeiro a outubro.


Economia

José Venâncio de Resende0

Resende Costa com mais paineis solares (fotos de Marcelo Paiva).

O Sicoob Credivertentes já financiou, este ano, 99 contratos de energia solar fotovoltaica, no valor total de R$ 6,504 milhões, abrangendo os 21 pontos de atendimentos na região. A identificação destes dados só foi possível porque a cooperativa criou uma linha de crédito específica com o nome de “Financiamento Sicoob Energia Renovável”, explica Alessandro Caldeira dos Santos, gerente da agência de Resende Costa.

Antes, não era possível filtrar o que era específico para energia renovável nas operações de concessão de crédito, explicou. A energia solar era incluída em uma linha geral do tipo “crédito para livre utilização”, daí a dificuldade de levantar dados dos anos anteriores. “Assim, os recursos liberados para este tipo de projetos foram bem maiores do que o apresentado no último ano dentro do período da pandemia.”

Mas o número de projetos pode ser bem maior do que as instalações financiadas. Em Resende Costa, por exemplo, o técnico em montagem de painéis Marcelo Paiva, da EFL Energia Força e Luz, instalou, até o final de outubro, cerca de 15 kits de energia solar, segundo. “E temos ainda mais uns seis para fazer até o final do ano”, acrescenta.

São projetos voltados para residências, empresas e fazendas, com capacidade de geração entre 400/600kW e 1500/1600 kW. Este número já é superior ao total de 2021 (13 kits). Desse total, dois foram financiados pelo Credivertentes, segundo Marcelo. “Muita gente está pagando praticamente à vista porque nós fazemos um preço bom.”

Plano de sustentabilidade

O Sicoob acaba de lançar seu “Plano de Sustentabilidade” com ações e metas previstas até 2030. O documento é um instrumento tático, cujo objetivo é fomentar práticas sustentáveis na organização. Com base nos compromissos assumidos com os stakeholders, reúne um conjunto de diretrizes e ações que vão aprimorar práticas administrativas e de negócios, com olhar direcionado para aspectos sociais, ambientais, climáticos e de governança. 

O Plano está estruturado em sete compromissos, que se desdobram em 24 objetivos. As diretrizes permeiam todo o negócio de forma transversal, convergindo com a estratégia da organização. Traz uma visão integrada e holística, envolvendo a intensificação da difusão do cooperativismo para o fomento da justiça financeira e o fortalecimento da vocação econômica dos territórios nos quais o Sistema está presente. 

LINK RELACIONADO:

Energia solar fotovoltaica ganha espaço nos telhados de Resende Costa 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário