Tijolo ecológico viabiliza projetos de casas sustentáveis


José Venâncio de Resende


Etapas de produção: terra e areia brutas...

Implantar projetos sustentáveis de casas (particulares e de programas habitacionais), unidades de saúde e creches, com tijolos ecológicos, energia solar fotovoltaica (placas), aquecedor solar e captação de água da chuva. Este é o objetivo da empresa “Ecoforte Tijolos Ecológicos”, com sede em Santa Cruz de Minas/MG. Para isso, a empresa fez parcerias com engenheiros e arquitetos e já iniciou conversas com prefeitos da região das Vertentes.

A fábrica da Ecoforte produz cerca de três mil tijolos por dia e em geral vende para o consumidor final, dizem os sócios Pierre de Assunção Batista e Giovan Sales. “Já temos algumas construções em andamento com tijolo ecológico em São João del-Rei, Barbacena e Barroso.” Além de acompanhar a execução do projeto, a empresa qualifica mão-de-obra (pedreiros e serventes). “A gente ensina o profissional a trabalhar com o tijolo ecológico.”

O tijolo ecológico proporciona economia e não agride o meio ambiente, resumem Pierre e Giovan que receberam a reportagem do JL em seu escritório. É uma mistura de terra e areia, com o acréscimo desta última de acordo com a necessidade do solo. “A gente faz o teste do solo para ver a porcentagem de areia. O mais comum são solos com 30% de areia. Neste caso, é necessário acrescentar areia na proporção de até 50 a 70%.”

Além de dar mais consistência ao tijolo, a produção é mais econômica na medida em que racionaliza o uso das matérias-primas. O caminhão de areia custa em torno de R$ 400,00 enquanto o caminhão de terra chega a R$ 70,00. O cimento utilizado é o CP5, mais resistente do que o cimento comum e com cura (maturação) mais rápida (em três dias, o tijolo ecológico vai ter a mesma resistência que o comum e em 21 dias vai ter  80% mais resistência).   

 A máquina de fabricar o tijolo é ainda pouco utilizada no Brasil, dizem Pierre e Giovan. “Com ela, a gente consegue produzir tijolo de 30x15cm e de 25x12,5cm. A vantagem é que a máquina tem alta prensagem, o que aumenta a resistência do tijolo e melhora o acabamento.”

Ao ser prensado e passar pelo processo de cura, o tijolo ecológico dispensa a queima de árvores em fornos, dizem os seus fabricantes. Depois de molhado, ele fica descansando na sombra e em três dias já pode ser comercializado.

Construção. O método de construção da casa é mais simples, explicam os sócios da Ecoforte. “O tijolo é mais pesado no metro quadrado da obra, mas a construção final fica mais leve porque elimina a etapa de chapiscar e rebocar a parede.”

O pedreiro não perde muito tempo no assentamento do tijolo, que é mais simétrico porque a máquina de fabricação tem um limitador e um sensor de altura. “Isto facilita o trabalho do pedreiro e torna a obra mais bonita”, dizem Pierre e Giovan. 

O assentamento do tijolo ecológico é feito por meio de uma espécie de cola, o que dispensa a betoneira, reduz custo de mão-de-obra (não é preciso fazer massa) e economiza material (areia e cimento).

Outra vantagem é que a parede já sobe alinhada (no prumo), o que dispensa o jeitinho de acertar a parede com massa. Além disso, não é preciso quebrar a parede para fazer instalações elétrica e hidráulica que passam pelos furos do tijolo.

Esse tijolo é seis vezes mais resistente na obra do que o tijolo convencional, garantem os sócios da empresa. Numa casa construída com tijolo ecológico, as colunas passam pelos furos do tijolo. A cada um metro, usa-se uma barra de ferro introduzida nos buracos do tijolo e fixada com cimento. Além disso, abaixo e acima das janelas e abaixo do telhado são colocados tijolos-canaleta que permitem fazer a amarração da ferragem. 

Na casa construída com tijolo convencional, o peso da laje é distribuído entre poucas colunas de concreto e ferro, explicam Pierre e Giovan. “Com o tijolo ecológico, há uma economia de 30% no ferro e não há necessidade de uso de madeira no ´caixotamento´ de colunas, vigas e cintas. E há uma distribuição de peso da laje em toda a construção, o que proporciona maior resistência.”  

O tijolo ecológico apresenta conforto acústico e térmico à casa. Mantém a temperatura ambiente por causa dos furos, independentemente do frio ou do calor externos.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário