Tributo aos nossos amigos (Memórias)


Homenagem Especial

Camilo Vale0

José Maria

José Maria, João da Vovó, José Alair, João da Zica e Jorge da Sebastiana. Foram todos meus amigos. O primeiro da lista é o Zé Maria, filho do saudoso Zé do Jesus e Dona Chiquinha. Deixou muita saudade o amigo Zé Maria, que partiu em 1989. Participamos, juntos com outros amigos, da “Turma do Meio-Dia”.

Por que o nome? Porque nos encontrávamos quase todos os dias ali na avenida (Rua Gonçalves Pinto), no centro, por volta do meio-dia.Temos uma foto dessa época em que éramos felizes e não sabíamos.

Zé Maria participou também de grupos musicais, na época chamados de conjuntos pelo saudoso José Alair (Jota Resende). Os conjuntos tocavam os sucessos do rock nacional dos anos 80.

Fica registrada aqui a minha saudade do amigo Zé Maria, que partiu tão novo ainda para a morada celestial.

 

João da Vovó

Já escrevi sobre o João da Vovó em uma edição antiga do Jornal das Lajes. Hoje, volto a me lembrar do João na crônica “Tributo aos nossos amigos”.

O João se tornou um grande amigo. Era conhecedor de muitas músicas, gravava suas fitas e isso se tornou um passatempo preferido dele. Gravava e vendia as cópias para os amigos, numa época em que as fitas K7 vendiam muito até a chegada dos CDs.

Corriam os anos de 1989, 90 e 91, época da Loja Camarim – Roupa e Presentes (Rua Assis Resende); em frente, estava o Bar do Tião e do Paulinho (Bar São Judas Tadeu). Nas Festas do Rosário, ali era o nosso ponto de encontro, onde as fitas eram vendidas.

Que tempo bom foi aquele, João! Mas num determinado dia você se sentiu mal, caiu e foi levado às pressas para o hospital. Não deu tempo. Você não resistiu e partiu. Quanta saudade você deixou em nós, seus amigos, que jamais o esqueceremos! 

 

José Alair

Era também muito conhecido como Jota Resende. Fã dos Beatles, do Roberto Carlos, da Jovem Guarda e do rock dos anos 80. José Alair animava a juventude daquela época. Comandou grupos de jovens, formando bandas musicais que faziam grande sucesso na época. Entre os músicos estavam o Camilo Fernando, Zé Maria, o Rogério do Neném, Paulo César da Penha, o saudoso Maurício na bateria, o Wander Morais e outros.

Jota Resende também liderou grupos de teatro e shows de calouros no CPP (Salão Paroquial), que ficava lotado nas noites do Encontro de Inverno do Movimento Raízes. José Alair participou de uma coluna no Jornal das Lajes, escrevendo sobre a família Resende. Viveu intensamente a cultura de nossa terra.

Fazíamos viagens para as cidades vizinhas a fim de assistirmos a shows de grandes artistas e bandas de rock. Com o José Alair fui a São João del-Rei, em 1995, para comprarmos o meu primeiro vídeo-cassete, grande atração da época, antes do DVD. Foi com ele também que assisti ao show do Roberto Carlos no campo do Minas, em São João del-Rei, em 1998.

A outros grandes shows assistimos juntos, como as apresentações do Roupa Nova, em Ritápolis, e da banda 14 Bis, em São Tiago, na Festa do Café com Biscoito. Um show nos chamou a atenção no ano de 2007: a apresentação de três bandas dos anos 60 e 70, numa só noite, em São João del-Rei. A abertura do Inverno Cultural da UFSJ daquele ano trouxe ao palco os Pholhas, Renato e seus Blue Caps e The Fevers. Um grande espetáculo para todos nós.

José Alair reclamava muito do frio, uma vez que os shows aconteceram, na maioria das vezes, durante o inverno. Ele então dizia: “É impressionante como faz frio nessa região”.

Num determinado dia, durante uma missa na Semana Santa, José Alair sentiu-se mal. Foi levado ao hospital, porém não resistiu e nos deixou naquela noite. Foi uma grande perda para nós, seus amigos, que sentimos muito a sua falta hoje e sempre.

 

João da Zica

De segunda a sexta-feira, sempre às 5 horas da tarde, entrava no ar o “Rancho do Cumpadre João”, comandado pelo nosso saudoso colega e amigo João da Zica ou João do Rancho, como ele gostava de ser chamado. João gostava muito de rádio e, quando a Rádio Inconfidentes foi inaugurada, em 2003, ele logo se colocou à disposição para algum programa.

Ele foi chamado, assim como o saudoso Zeca Tenentinho. Ambos eram apresentadores de programas sertanejos. O João lembrava muito o programa do Zé Bétio, da Rádio Record SP, com passarinhos e galos cantando, gato miando, cachorros latindo e toda a bicharada reunida.

Quando o programa ia ao ar, os grandes sucessos sertanejos eram tocados, com o Batista ou o Neném Ramos auxiliando o João na mesa de transmissão. O João atendia a todos os ouvintes com o carinho de sempre, lendo as cartinhas e atendendo ao telefone.

Temos boas recordações do nosso saudoso João, que será sempre lembrado por todos nós.

 

Jorge da Sebastiana

“Segura, seu Jandico! Firma a cadência, seu Zico!”

Era com esse anúncio que Jorge da Sebastiana chamava a próxima música, acrescentando ainda: “E é com você, maestro!”

Marchas e dobrados faziam parte do seu programa “Lá vem a banda”, nas manhãs de domingo da Rádio Inconfidentes. Jorge participava sempre de nossas reuniões, dando sugestões para a nossa programação. Com isso, ele ganhou um novo programa nas manhãs de domingo, que ainda está no ar. É o programa “Parada Popular”, às 5 horas da manhã, que leva aos ouvintes os grandes sucessos dos cantores populares dos anos 60, 70 e 80.

Jorge era muito dedicado à cultura de nossa terra e acompanhava sempre as festas populares e os encontros de bandas de música. Hoje, lembramo-nos dele com muito carinho. Um amigo e colega que deixou muitas saudades em todos nós da Rádio Inconfidentes. Jorge será sempre lembrado.

Com esse texto, presto uma homenagem a alguns de nossos amigos que partiram desta vida. Sabemos que a vida segue, mesmo depois da morte. E eles estão lá no mundo espiritual. Assim como eu, muitos de nossos amigos sentem a falta deles, daí essa simples homenagem.

Depois de um longo tempo ausente, volto a participar do Jornal das Lajes, agradecendo à direção e a toda equipe por mais essa oportunidade.

Aos nossos amigos que se foram, tenho uma última mensagem: José Maria, João da Vovó, José Alair, João da Zica e Jorge da Sebastiana:  que saudade de vocês!

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário