Uso de anabolizantes para fins estéticos pode ser perigoso


Esporte

Emanuelle Ribeiro0

Em busca do desenvolvimento da musculatura do corpo, muitas pessoas, principalmente jovens, apelam para o uso de anabolizantes, aliado a atividades físicas. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), um em cada 16 adolescentes no país já utilizou esteroides, hormônio que compõe o produto de crescimento. O uso de anabolizantes, apesar de ser uma alternativa fácil e rápida para aumentar a musculatura, oferece riscos à saúde.

Segundo o nutricionista esportivo Magno Luiz de Miranda, as pessoas estão buscando essas substâncias para fins estéticos, mas seu uso é justificado em situações específicas e deve ser feito sob prescrição e acompanhamento médico: “As pessoas estão buscando um corpo perfeito com muita massa muscular, pouca gordura, querendo aproveitar o embalo das redes sociais, e vários profissionais vêm ganhando espaço com a prescrição desses medicamentos para fins estéticos. Não há uma dose segura para tomar hormônio para esses fins. Mas para reposição hormonal já tem suas indicações e é seguro em função de um quadro clínico já instalado e controlado pelo médico. Somente o médico é capacitado para prescrição de hormônios”.

Segundo o profissional, as pessoas tomam esses medicamentos para acelerar o ganho de massa, perder gordura com facilidade, ganho de força, aumento de rendimento em esporte de competição, dentre outras justificativas, mas há efeitos colaterais: “Surgimento de acnes na pele, elevação da pressão arterial, risco de trombose, infertilidade nos homens principalmente, além de problemas cardíacos e danos para o fígado”.

Magno explica ainda que outras substâncias são mais aconselháveis e seguras, como os suplementos alimentares: “Dentro da categoria suplementos, têm-se algumas linhas de produtos diferentes: termogênicos, vendidos como queimadores de gordura; pré-treino, estimulantes para serem tomados antes do treino; proteicos, que ajudam no ganho de massa muscular; baixo carboidrato para dar energia e melhorar rendimento em algum esporte; dentre outros. Assim, dentro dessa categoria, deve ser definido qual o tipo de suplemento a ser tomado para o objetivo em questão”.

Para quem quer ganhar massa muscular, mudanças na alimentação também são indicadas: “É preciso um aporte calórico ajustado com o gasto energético do indivíduo. O plano alimentar precisa de uma boa quantidade de carboidrato, nem em excesso nem em falta; um valor proteico adequado, geralmente 12 gramas por quilo de peso; gorduras vegetais, da linha ômega 9, ômega 3, ômega 6, que vem das castanhas, do azeite, do abacate. Se a pessoa come menos do que ela gasta de energia, ela vai ter perda de massa muscular. Se ela come similar ao gasto energético, a tendência é manter o peso e se ela consome mais do que ela gasta, ela terá mais chances de aumentar sua massa muscular”, explica Magno Luiz.

Profissionais alertam que anabolizantes não devem ser usados para fins estéticos. Segundo o Conselho Federal de Medicina, eles só devem ser receitados para casos graves de doenças em que não há produção de hormônio ou que causam enfraquecimento, como casos avançados de HIV ou que ocorrem no envelhecimento.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário