Vem aí a VII edição da Mostra de Artesanato e Cultura de Resende Costa


Cidades

Vanuza Resende0

foto

Resende Costa celebra mais uma vez um de seus bens mais preciosos: o artesanato. Entre os dias 25 de maio e 2 de junho, será realizada a VII edição da Mostra de Artesanato e Cultura. A programação deste ano da Mostra contará com cursos profissionalizantes, oficinas e exposições de artesanato, shows e atividades artísticas. A primeira atração da Mostra será o lançamento do livro, “De Minas para a Corte da Corte para Minas: movimentações familiares e trocas mercantis”, da autora resende-costense Paula Chaves.

Na semana do dia 27 a 30 de maio, serão oferecidas atividades profissionalizantes do SENAC. Cursos para a confecção de bombons e trufas, técnicas básicas de serviços de garçom e garçonetes, oficinas de decoração de panos de prato e curso de pães, roscas e bolos. Esses cursos serão oferecidos ao público contemplado pela assistência social. As inscrições para as oficinas oferecidas pelo SENAC poderão ser feitas no CRAS de Resende Costa (Centro de Referência de Assistência Social), de 8h às 17h.

Na sexta-feira, 31 de maio, será realizada a abertura oficial da Mostra de Artesanato e Cultura, na Avenida Alfredo Penido. Do dia 31 maio ao dia 2 de junho, serão realizados shows no estilo MPB, Blues, Pop Rock e Rock. Além dos shows musicais, haverá também exposições no local do evento.

O secretário municipal de Artesanato, Turismo e Cultura, Fernando Chaves, fala sobre a importância da Mostra chegar à sétima edição: “Além da visibilidade do evento, a Mostra também é um momento de reflexão sobre o nosso patrimônio cultural, o artesanato, que é um patrimônio imaterial. Temos um saber transmitido de geração para geração e que tem muito a dizer sobre o que nós somos. Além de ser uma alternativa econômica. A Mostra é um momento de projetar Resende Costa e também o momento de fazermos uma reflexão sobre os nossos patrimônios culturais.”

 

Novidades 

De acordo com Fernando Chaves, a principal mudança no evento está ligada ao setor cultural. “Nós pretendemos fazer exposições mais diversificadas que nos outros anos. Vamos ter a cadeia produtiva do tear, que vai ser mantida. Mas teremos também uma exposição de antiguidades. Utensílios, móveis e artefatos que ajudam a contar um pouco da nossa história.” Além dessas exposições, haverá também uma exposição de audiovisual. “A Mostra vai contar com um minicinema em uma das tendas do evento. As pessoas vão poder sentar-se e apreciar conteúdos audiovisuais produzidos em Resende Costa”, explica Fernando.

Entre as oficinas, outra novidade: será oferecida oficina de cerâmica e oficina do tapete real, uma “invenção” de Resende Costa. Trata-se de um produto artesanal adaptado do arraiolo, mas que, ao invés de ser fabricado com lã, é produzido a partir do retalho. Essas oficinas são abertas a toda a população e as inscrições podem ser realizadas na sede da ASSETURC (Associação Empresarial e Turística de Resende Costa), localizada na Rua Padre Joaquim Carlos, 254, no Centro. Telefone: (32) 3354-1059.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário