Vereadores de Resende Costa tomam posse em sessão solene realizada no Centro de Convenções Lilia Lara

A nova Mesa Diretora terá como presidente o vereador João Dias (MDB). Cleiton Afonso (PSD) e Zé do Dico (PT) foram eleitos, respectivamente, vice-presidente e secretário


Informativo da Câmara

0

Sessão Solene de Posse do prefeito, vice-prefeito e vereadores do município de Resende Costa (foto Cássio Almeida)

No dia 1º de janeiro de 2021, aconteceu, no Centro de Convenções Lilia Lara, na Escola Municipal Conjurados, a Sessão Solene de Instalação da Câmara Municipal que cumprirá mandato entre 2021 e 2024. Devido à pandemia de Covid-19 e às medidas de proteção e de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus, neste ano a cerimônia de posse foi restrita. A população, em geral, pôde acompanhar pelas redes sociais a posse do prefeito, do vice-prefeito e dos vereadores.

A sessão solene de posse foi aberta e presidida pelo vereador mais votado no pleito do dia 15 de novembro de 2020, Elson Antônio Ribeiro, o Coló do Cajuru (PSD). Compareceram para tomar posse os vereadores eleitos: Elson Antônio Ribeiro (Coló), Cleiton Afonso dos Santos (PSD), Fernando de Resende Chaves (PDT), João Dias (MDB), José Assis Sobrinho, o Zé do Dico (PT), José Cláudio de Sousa Resende (PSDB), Lucas Antônio de Resende (PSDB), Luís Fernando da Silva, o Guerra (PT) e Paulo Altivo de Moura (MDB).

 No início da sessão solene, o vereador Cleiton Afonso (PSD) exerceu a função de secretário até a constituição da nova Mesa Diretora. Seguindo o rito oficial de posse, todos os vereadores eleitos apresentaram os seus diplomas e declarações de bens e firmaram o compromisso previsto na Lei Orgânica Municipal. Os edis prometeram promover o bem geral do povo resende-costense e exercer o cargo sob a inspiração do interesse público, da lealdade e da honra.

Ainda de acordo com o rito de posse e seguindo protocolo baseado no Regimento Interno da Câmara Municipal de Resende Costa, após apresentarem os diplomas e prestarem o solene juramento, os nove vereadores eleitos no dia 15 de novembro de 2020 foram declarados empossados. Deu-se início, em seguida, à eleição e posse da nova Mesa Diretora, que cumprirá mandato de dois anos. O processo de eleição da Mesa Diretora foi dirigido pelo presidente da sessão, o vereador Elson Ribeiro.

 

Eleição e posse da Mesa Diretora

O vereador Fernando de Resende Chaves (PDT) apresentou-se como candidato à presidência da Câmara sem, no entanto, reunir uma chapa completa. Tratou-se de candidatura avulsa. Foi registrada, portanto, somente uma chapa completa: a Chapa 1, liderada pelo vereador João Dias (MDB). Cleiton Afonso dos Santos (PSD) e José Assis Sobrinho (PT) completaram a chapa como vice-presidente e secretário, respectivamente.

Após a apresentação dos membros da Chapa 1, foram entreguesas cédulas a cada vereador. Os vereadores votaram e em seguida foi divulgado o resultado da votação, que elegeu, por 7 votos, o vereador João Dias (MDB) presidente da Câmara Municipal de Resende Costa para o biênio 2021-2022. O vice-presidente Cleiton Afonso dos Santos (PSD) e o secretário José Assis Sobrinho, o Zé do Dico (PT), obtiveram 9 votos cada. O vereador Fernando de Resende Chaves (PDT), que apresentou candidatura avulsa, teve 2 votos.

 O presidente eleito João Dias agradeceu o apoio e a votação recebidos dos seus colegas de Câmara. “Quero agradecer a confiança de vocês e os sete votos depositados em mim para que eu conduza o Poder Legislativo. Agradeço a Deus pela oportunidade de estar neste meu terceiro mandato. Podem ter certeza de que darei o meu melhor à Câmara Municipal”. Fernando de Resende Chaves se apresentou como parceiro da Mesa Diretora durante a gestão que se inicia. “Como houve uma renovação de quase 80% das cadeiras da Câmara, eu entendo que a vontade do eleitor é que essa renovação acontecesse também na presidência da Câmara. Tenho muito apreço e amizade pelo vereador João Dias. Mas lancei minha candidatura para defender os princípios de alternância no poder e de renovação. Daqui para frente, serei um parceiro da Mesa Diretora para ajudar no bom andamento do Legislativo”, declarou o vereador do PDT.

 Após a posse da Mesa Diretora, cada vereador teve oportunidade para discursar. Os edis agradeceram aos resende-costenses os votos recebidos nas Eleições Municipais 2020 e se prontificaram a trabalhar pelo bem do povo do nosso município.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário