Vereadores promovem discussão sobre a organização do trânsito de Resende Costa


Informativo da Câmara

0

A cidade de Resende Costa está se desenvolvendo cada vez mais, impulsionada, principalmente, pelo comércio e pelo turismo. Com isso, amplia-se a necessidade de se organizar melhor o trânsito na cidade, visando garantir segurança dos pedestres e motoristas.

O assunto referente à organização do trânsito vem sendo debatido no Plenário da Câmara Municipal. Os vereadores Cleiton e Paulinho apresentaram indicação no mês de setembro, a qual teve aprovação unânime. Os vereadores solicitaram nova pintura das faixas de pedestre existentes nos logradouros públicos, especialmente na Avenida Alfredo Penido. Segundo os autores da indicação, a faixa de pedestres é uma sinalização que visa garantir mais segurança para os pedestres nas ruas. Porém, são necessárias ações, tanto dos pedestres quanto dos motoristas, para que a faixa seja útil e consiga efetivamente evitar acidentes de trânsito. Assim, esse dispositivo, somado à educação no trânsito, podem contribuir efetivamente para a segurança, organização e dinâmica no tráfego.

O vereador Paulinho apresentou também indicação para que seja verificada a possibilidade de promover a instalação de duas placas de “Proibido Estacionar”, na Rua Assis Resende, centro da cidade, sendo uma na altura do número 49 e a outra na altura do número 51. De acordo com Paulinho, devido ao alto fluxo de veículos que estacionam no perímetro do referido logradouro, torna-se bem complexa a situação do trânsito nessa área, dificultando-se a entrada e saída de veículos das garagens de moradores próximos. Tal situação, segundo o vereador, gera transtornos a quem necessita utilizar seus veículos, sobretudo em situações de emergência.

 

Assunto recorrente

Em meses anteriores, outros vereadores também apresentaram solicitações referentes ao trânsito em Resende Costa. O vereador Cláudio indicou a possibilidade de ser instalada uma placa indicativa de parada obrigatória, bem como a pintura viária de PARE, na estrada de acesso ao Povoado do Ribeirão, com o objetivo de oferecer melhorias no controle do tráfego de veículos, bem como prevenir possíveis acidentes.

O vereador Coló indicou a instalação de uma placa indicativa de parada obrigatória na descida da Rua Dr. Abeilard, esquina com a Rua Agenor Gomes de Sousa e Praça Marcos Reis, no centro. A indicação ampara-se na solicitação de pessoas que transitam no local e que temem pelo risco de acidentes.

Já o vereador Lucas solicitou que seja estudada a possibilidade de construção de uma pista de caminhadas no bairro Várzea. O vereador sugeriu ainda melhorias na sinalização nas vias do referido bairro através de pinturas de faixas de pedestres.

Pensando na promoção de melhorias para a segurança na extensão da Avenida Alfredo Penido, a pedido de cidadãos que fazem uso do local para a prática de exercícios físicos, o vereador Paulinho indicou a possibilidade de serem instaladas placas de sinalização indicativa de alerta para a presença de pedestres fazendo caminhadas, bem como ciclistas que utilizam a referida via. Tais placas também deveriam regularizar a velocidade dos veículos.

Considerando o acentuado crescimento no fluxo de trânsito em frente à Escola Estadual Assis Resende, o vereador Coló indicou melhorias na sinalização das ruas do entorno da escola, com o intuito de oferecer segurança aos alunos.

Os vereadores Coló e Lucas sugeriram a realização de estudo técnico, junto ao Executivo Municipal, com o objetivo de promover melhorias na sinalização e controle de velocidade de tráfego no cruzamento entre as Rua Assis Resende e Avenida Monsenhor Nelson, centro, local conhecido como “Quatro Cantos”.

Motivado pelo objetivo de coibir excesso de velocidade de veículos e motocicletas, o vereador Cláudio sugeriu ao Poder Público Municipal que promova a instalação de placas de parada obrigatória, juntamente com a referida pintura viária, na Rua Teodoro Neto e Rua Antônio de Sousa Resende, bem como na esquina da Rua Antônio de Sousa Resende com a Rua Saturnino Chaves, no bairro Nossa Senhora da Penha. Cláudio indicou também a instalação de uma placa de parada obrigatória, assim como pintura viária de PARE, no encontro das Ruas Dauri de Oliveira e Laércio Vieira, ambas localizadas no bairro Zé Padeiro.

 

Mirante das Lajes

Foi indicada pelo vereador Cleiton a instalação de duas placas de proibido estacionar, em frente ao letreiro #euamoResendeCosta, nas Lajes de Cima. O vereador chamou a atenção para o fato de que o Mirante das Lajes vem atraindo inúmeras pessoas ao local. “A implantação do letreiro com os dizeres “Eu Amo Resende Costa” contribui bastante para que muitas pessoas possam registrar e eternizar o momento através de fotos. Porém, sem uma sinalização adequada, muitos motoristas estacionam seus veículos em frente ao letreiro, impedindo que as pessoas registrem, fotograficamente, o momento”, justificou o vereador.

Além disso, os vereadores já indicaram, em diversos momentos, a instalação de quebra-molas em variados logradouros na cidade. Vale ressaltar que, para isso, é necessária a verificação da Lei Complementar nº 4.131/2016, que altera o Código de Posturas do Município. De acordo com a lei, os quebra-molas serão implantados somente após a autorização das autoridades de trânsito, obedecendo às regras definidas pelo Conselho Nacional do Trânsito, e com a aprovação ou a solicitação expressa por abaixo-assinado da maioria dos moradores da via pública, identificando a numeração exata da indicação de localização.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário