No período de 13 a 19 de outubro, acontecerão simultaneamente, nas cidades de Juazeiro do Norte e de Crato (interior do Ceará), o VII Encontro de Cordas Flausino Valle e a 3ª edição da Conferência Nacional Flausino Valle. Nos dois primeiros dias (13 e 14), estão previstas palestras, mesas redondas e recital-conferência sobre temas relativos à pedagogia do ensino do instrumento de cordas. Nos outros dias (15 a 19), haverá propriamente o Encontro de Cordas Flausino Valle que tem um caráter artístico-pedagógico com aulas de instrumentos, ensaios de orquestra e concertos gratuitos toda noite.
No recital-palestra de abertura, o violinista e professor Leonardo Feichas (Universidade de Brasília - UnB) vai apresentar ao público especializado, estudantes e à comunidade em geral a segunda fase da sua pesquisa sobre o violinista e compositor Flausino Valle, baseada no acervo do músico barbacenense doado pela família Valle. “Então, eu estou começando a mapear novas peças – não são só os prelúdios que a gente conhece, tem muito mais.”
Interiorização
Feichas, que é um dos três coordenadores (os outros são as professoras Liu Man Ying e Dora Queiroz, da Universidade Federal do Ceará - UFC), fala da importância do caráter regional e de interiorização do evento. “É importante para fortalecer alguns cursos. Por exemplo, dessa vez o evento vai para a Universidade Federal do Cariri (UFCA). Então, o nosso evento é configurado de tal maneira a levar capacitação e informação aos professores locais. Isso deixa sementes, o lugar ganha em qualidade de ensino. Uma semana ali com professores do Brasil inteiro em contato principalmente com os professores e alunos locais.”
Este tipo de encontro serve para popularizar o nome do compositor Flausino Valle e a sua obra, reforça a professora Sofia Leandro, coordenadora do programa de extensão “Pequenos Grandes Violinistas” da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Mas também serve para “inspirar jovens artistas a se expressarem através dos instrumentos de cordas de um jeito possivelmente mais criativo”. A UFSJ sediou o encontro em 2023.
Sofia destaca a particular relevância da música de Flausino Valle, da primeira metade do século XX, para o repertório brasileiro de violino, mas também para a história da música de concerto de uma forma geral. “O repertório mais célebre e mais pesquisado na região das Vertentes é a chamada música colonial mineira, que era maioritariamente influenciada por compositores europeus e escrita para celebrações da igreja católica, principalmente no século XIX.” A música de Flausino “difere-se não só por não ter essa conotação religiosa, mas também por explorar elementos do folclore. Dessa forma, a música conta histórias do Brasil daquela época”. Ela enfatiza o trabalho “notável” do professor Leonardo Feichas, por exemplo, “ao relacionar esses aspectos com a performance dos Prelúdios”.
Clique aqui para mais informações sobre o VII Encontro de Cordas Flausino Valle