Academia de Letras de São João del-Rei fecha o ano com sessão de gala

André Eustáquio0

A Academia de Letras de São João del-Rei (ALSJDR) encerrou o ano acadêmico, no dia 27 de novembro último, com uma sessão solene em sua sede, na praça Frei Orlando, Largo de São Francisco. Confrades, confreiras e convidados foram prestigiados com uma sessão de gala, marcada por uma apresentação musical do pianista, compositor e acadêmico Maximiliano Vale de Resende Lara e palestra sobre Shakespeare, proferida pela professora Aimara Resende em comemoração aos 400 anos da morte do escritor e dramaturgo inglês. A sugestão e os trâmites para trazer a professora a São João del-Rei foram feitas pelo acadêmico Rosalvo Pinto, que já fora colega da mesma na PUCMinas na década de 1990.

A reunião foi aberta com a apresentação de Maximiliano, executando três peças: a conhecidíssima “My Way”, imortalizada na voz de Frank Sinatra; “Rara Flor de Maio”, de autoria de Maximiliano em homenagem à sua filha Maria Cecília e, por fim, “Divertissement-Saint-Preaux”.

A palestra de Aimara Resende, intitulada “Shakespeare, seu tempo e sua obra”, fechou com chave de ouro o ano acadêmico da ALSJDR. Aimara é uma das maiores especialistas em Shakespeare do Brasil, com larga experiência na área de Letras e Literatura Comparada. A professora é correspondente, no Brasil, da "World Shakespeare Bibliography". Editora do Selo CESh/Tessitura. Cofundadora e Presidente do Centro de Estudos Shakespeareanos CESh). Tem vários artigos publicados no Brasil e no exterior, em literatura inglesa e literatura comparada, especialmente sobre a shakespeariana. Tradutora de Shakespeare e dramaturgista para montagens de peças de Shakespeare. Membro do Conselho Editorial de "Globalshakespeares", online, MIT.

O riquíssimo currículo de Aimara permite entender a pergunta que ela fez ao público presente na Academia, e que vem fazendo a si mesma ao longo de sua vida dedicada à pesquisa sobre a obra do dramaturgo inglês: “Por que Shakespeare? Porque Shakespeare soube entender o homem e o seu tempo”, respondeu Aimara, justificando sua paixão pelo maior dramaturgo de todos os tempos.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário