Alunos de escolas públicas visitam Portugal, pelo projeto "Era uma vez Brasil!"

José Venâncio de Resende, de Lisboa0

Pelo segundo ano consecutivo, um grupo de alunos de escolas públicas brasileiras visitou Portugal, entre 7 e 15 de novembro, para cumprir a etapa final do projeto "Era uma vez Brasil!" versão 2017, que utilizou o livro “1808” do escritor Laurentino Gomes. O projeto reuniu 5 mil alunos convidados, de 52 escolas públicas de 5 municípios, dos quais foram selecionados 51 alunos. Acompanhados de cinco professores, eles visitaram monumentos históricos, palácios, castelos, museus e bairros antigos de Lisboa.

O processo, iniciado em abril de 2017, manteve “o mesmo recorte das abordagens” de 2016, explica a coordenadora do projeto Marici Fernandes Vila, da Origem Produções. Ou seja, a partir do livro “1808”, foram selecionados os alunos que produziram os melhores trabalhos de HQ denominado “O Dilema de Dom João” e audiovisual com cinco diretrizes: Questão Afro, Questão Indígena, Relação público x privado, Tensões sociais e o ter e ser diante da sociedade.

A primeira etapa, finalizada em junho/2017, selecionou os 100 melhores projetos. Na etapa seguinte, os alunos escolhidos foram para um campus, onde participaram de uma série de oficinas culturais (audiovisual, teatro, capoeira, música e história em quadrinhos) e produziram histórias em quadrinho e quatro curtas metragens.

Na segunda etapa, foram selecionados, para viajar a Portugal, 20 alunos de Belo Jardim (PE), 14 alunos de Salvador e 2 de Mata de São João (Bahia), 10 alunos de Lençóis Paulista e 5 de Macatuba (SP), além de 1 professor de cada cidade participante.

Lisboa

Em Portugal, o grupo conheceu o centro histórico de Lisboa, o Palácio Nacional e o Castelo dos Mouros em Sintra, os Palácios de Queluz e Nacional da Ajuda; os Museus de Arqueologia, dos Coches, da Marinha, do Azulejo, do Teatro e Dança, do Traje e de Arte Contemporânea; a Torre de Belém; o Mosteiro dos Jerônimos; o Panteão; a Biblioteca Nacional; Torre do Tombo; e o Castelo de São Jorge. Também participaram de intercâmbio com as escolas públicas Delfim Santos e Pedro V.

No último dia, o grupo passou a manhã no Castelo de São Jorge, centro histórico de Lisboa, em companhia do autor do livro “1808”, Laurentino Gomes, que interrompeu sua viagem à África onde faz pesquisas para a trilogia de livros sobre a escravidão no Brasil.

“Nós conseguimos entender o que somos hoje olhando para o passado, estudando história”, disse Laurentino aos alunos. Sobre a situação atual, acrescentou: “O principal perigo que enfrentamos hoje no Brasil é a falta de esperança. Mas, se estudarmos história, vamos ver que tivemos mais dificuldades no passado do que estamos tendo hoje. O nosso desafio é contruir identidade e cidadania.” Por fim o escritor fez um apelo: “Não considerem conhecer Portugal uma viagem de turismo. Vocês devem ser agentes de transformação nas suas comunidades para ajudar a transformar o Brasil”.

Vários alunos deram depoimento, em geral emocionados, mostrando como o projeto “Era uma Vez Brasil” e o livro de Laurentino Gomes transformaram as suas vidas.

O plano de Laurentino Gomes é percorrer, até o fim do ano, 14 países da América, Europa e África, como parte das pesquisas para a nova trilogia. Até esta data o autor já visitou Uruguai, Colômbia, Estados Unidos, Portugal, Inglaterra e os países africanos Cabo Verde, Senegal, Angola, Gana, Benin e Marrocos, quando interrompeu a viagem. Faltam Moçambique e África do Sul. Ele pretende concluir a fase de pesquisas no segundo semestre de 2018, com visitas a várias regiões do Brasil. A ideia de Laurentino é lançar o primeiro livro em 2019.

Desafio

A viagem dos alunos brasileiros terminou com a participação do grupo na palestra e recepção de boas vindas a estudantes estrangeiros, promovidos pela Câmara Municipal de Lisboa (equivalente a Prefeitura, no Brasil), com direito a foto com o seu presidente Fernando Medina.
Segundo Marici Fernandes, “a experiência do ano passado foi fundamental para fazermos melhorias no projeto. Esse ano teremos um desafio para os jovens: levar um novo olhar para o Brasil, para sua escola, para sua cidade e seu bairro e propor uma ação de transformação”.

O projeto foi realizado pela empresa Origem Produções e pelo Ministério da Cultura, com o patrocínio das empresas Lwart, Grupo Moura e ICM, RTE Rodonaves, Grupo Estácio e Tivoli EcoResort.

Os trabalhos escolhidos fazem parte do livro que esta disponível para dowload no site: http://www.eraumavezbrasil.com.br/livro-digital-o-dilema-de-dom-joao/. Já os curtas metragens estão na rede social do “Era uma vez Brasil”

Os relatos da viagem a Portugal, elaborados por grupos de alunos, estão disponíveis em: http://www.eraumavezbrasil.com.br/relato-do-1o-dia-2/

LINKS RELACIONADOS:

Era uma vez Brasil! - https://www.facebook.com/eraumavezbra/

Origem Produções - https://www.facebook.com/Origem-Produ%C3%A7%C3%B5es-267806149957120/

Viagem a Portugal em 2016 - https://www.jornaldaslajes.com.br/integra/oitenta-e-um-alunos-de-escolas-publicas-brasileiras-viajam-a-portugal-em-projeto-inedito/2056

 

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário