No final de semana dos dias 21, 22 e 23 de abril, aconteceu a Festa do Povoado do Barração. Neste ano, a festa contou com cinco organizadores, sendo eles: Flávio, Eleandro, Ivânia, Zé Geraldo e Eliene. O evento contou também com a participação de bandas e duplas sertanejas.
Flávio, presidente do Conselho Comunitário do Barracão, destacou a importância das festas rurais nesta época do ano. “Acho muito importante porque recebemos pessoas de outras regiões que acabam conhecendo nossa comunidade. Foi muito gratificante fazer parte da organização do evento, principalmente para todos da comissão organizadora. Neste ano, tivemos outro roteiro na nossa cavalgada e o pessoal elogiou bastante, foi bem aceito pelo público que participou do evento”. Paula Sheylla, digital influencer country, elogiou a 13ª Festa do Povoado do Barracão. “Estava muito boa. Eu estava na expectativa desde 2019, que foi a última. Por causa da pandemia, a festa veio acontecer de novo só no ano de 2023”.
Na sexta-feira, 21, aconteceu a abertura da festa com dois shows de Igor Penna e da dupla Lipe e Gustavo. “Geralmente, na sexta-feira, costuma ter menos movimento; mas, por ter sido feriado (Dia de Tiradentes), até que houve bastante gente. No sábado, aconteceu a cavalgada. Na chegada, show com Luís Paulo. Na noite de sábado, mais shows: César e Sampaio, Douglas Donare e DJ. Foi uma noite muito agradável, na qual todos se divertiram bastante. No domingo, para fechar, aconteceu o Concurso de Marcha de Equinos, com vários participantes inscritos. Durante todo o evento, houve funcionamento das barraquinhas com comidas típicas de festa de roça, como, por exemplo, o tradicional tropeiro. Enfim, a festa foi muito boa e já estou aguardando a de 2024”, conta Paula Sheylla.
Jacarandira
No final de semana dos dias 28, 29 e 30 de abril, foi a vez do distrito de Jacarandira comemorar a tradicional “Festa do Carro de Boi de Jacarandira”. Sebastião, presidente do Conselho Comunitário de Jacarandira e um dos organizadores da festa, falou sobre a relevância do evento para a manutenção da cultural rural. “As festas de roça mantêm viva essa tradição. E, se mantida, podemos relembrar os velhos tempos, dos nossos pais, dos nossos avós”. Ele destacou também a organização e a grande presença do público no evento. “Este ano apresentou um aumento no nível da organização e da preparação. Em termos de quantitativo de presenças, acredito que tenha mantido a situação de 2019, quando tivemos a última festa. Tivemos algumas novidades esse ano. Uma delas foi logo na abertura: o resgate de uma Jacarandira de algumas décadas atrás, com a mostra de fotos antigas, de várias famílias locais, em vários momentos. Também tivemos o lançamento do aniversário do Distrito, que celebra 80 anos em 31 de dezembro deste ano. E uma terceira novidade foi a reafirmação do nosso Festival de Música Regional, que em sua segunda edição incentivou os artistas locais a se apresentarem para toda a comunidade”.
De acordo com Sebastião, organizar as atrações da festa foi um desafio. “Tivemos de pensar em todos os públicos presentes, sobretudo na sintonia e energia entre os artistas e os convidados. E quando se via na quadra o público cantando junto, as pessoas dançando com grande alegria, avaliamos que nossas escolhas foram bem realizadas pela organização”. Além disso, ele ressalta como foi gratificante fazer parte da organização do evento. “É um trabalho cansativo, tanto no nível físico quanto no emocional. Um trabalho voluntário, uma doação grande para a comunidade de todos os membros do Conselho Comunitário. Mas é gratificante na medida em que traz alegrias, resgate da tradição da cultura, dos valores, das belezas desse lindo distrito. Escutar netos ou filhos que seguem a tradição do carro de boi dos avós e pais... É uma coisa marcante para nós da organização”, conclui Sebastião.