O Carnaval de Resende Costa aconteceu entre os dias 10 e 21 de fevereiro e contemplou, com ritmos variados, os diversos públicos
Em 2023, o Carnaval de Resende Costa, considerado um dos melhores da região, aconteceu entre os dias 10 e 21 de fevereiro. A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Turismo, Artesanato e Cultura, planejou um evento que resgatasse tradições passadas, além de investir em infraestrutura e na reformulação da programação cultural. Neste ano, o Carnaval de Resende Costa foi rebatizado de RC Folia 2023.
O secretário municipal de Turismo, Artesanato e Cultura, André Eustáquio, falou sobre a organização do Carnaval. “Neste ano, a administração municipal, através da Secretaria de Turismo, Artesanato e Cultura, planejou um Carnaval que resgatasse algumas tradições da principal festa popular de Resende Costa. Voltamos com os blocos durante toda a semana do pré-carnaval; investimos em infraestrutura, como tenda e arquibancadas metálicas na rua Gonçalves Pinto, além da reformulação da programação musical. O nosso desejo, após dois anos sem folia, foi oferecer aos resende-costenses e visitantes uma festa animada, segura e atraente. Acredito que cumprimos o nosso objetivo e já estamos pensando em 2024”.
Lucas Paulo, prefeito em exercício, comentou sobre o pré-carnaval e o resgate das tradições dos blocos caricatos. “Na minha opinião, os blocos de Resende Costa são muito importantes. Na verdade, nossa cidade tem a tradição de ser forte no pré-carnaval, mas, a gente vinha perdendo isso nos últimos anos. Neste ano, a gente tentou resgatar, mantendo todos os blocos tradicionais, para o folião curtir e aproveitar”. Lucas falou também sobre a infraestrutura montada na rua Gonçalves Pinto, local onde acontece o Carnaval nos dias oficiais. “Tivemos novidades na infraestrutura do evento. Apostamos bastante em segurança, trocamos a tenda, colocando uma maior; instalamos arquibancadas de metal, substituindo aquelas de madeira. Apostamos muito na qualidade da estrutura física”. O investimento da organização não foi somente em estrutura física. Houve o cuidado de elaborar uma programação cultural que atendesse aos diversos públicos. A sonorização ficou a cargo da equipe Revolusom, de Resende Costa. “Colocamos uma programação de qualidade, com DJs e shows na avenida para animarem as paradas. A gente acredita que essa junção de coisas (infraestrutura e programação de qualidade) fez com que essas novidades pudessem dar certo”, disse Lucas Paulo.
Carnaval Retrô
Mais um ano de sucesso do Carnaval Retrô no Teatro Municipal. Podemos assim resumir o Baile de Carnaval, realizado no dia 20 de fevereiro no histórico Teatro Municipal. Os foliões que curtem os ritmos tradicionais do Carnaval, como marchinha, samba-enredo, samba e axé, dançaram embalados pela banda Larga a Tixa, do sambista resende-costensa JP Miranda. O Dj Silviney Almeida, o Pulga, comandou o som e os ritmos no salão do Teatro Municipal.
Expectativa
Lucas Paulo avalia que o Carnaval 2023 superou as expectativas da Comissão Organizadora, ressurgindo como um dos maiores da região das Vertentes. “Na verdade, o Carnaval deste ano superou as nossas expectativas. Foi o primeiro Carnaval que a nossa administração organizou. A gente tinha o sentimento de que o evento vinha se perdendo, enfraquecendo ano a ano. Então, o nosso objetivo era fazer esse resgate, trazer novamente o pré-carnaval, que sempre foi forte em Resende Costa, para ficar mais forte ainda. Realmente foi gratificante ver o crescimento do nosso Carnaval. Repito, a gente tinha uma boa expectativa, mas ela foi superada devido à animação dos foliões, à Fanfarra Furiosa e à Bateria do Rifugo”.
Homenagem
O último dia do pré-carnaval, 17 de fevereiro, trouxe emoção aos foliões na Rua Gonçalves Pinto. Na chegada do Bloco das Domésticas à “Avenida”, templo do nosso Carnaval de Rua, o prefeito em exercício Lucas Paulo e o secretário de Turismo, Artesanato e Cultura, André Eustáquio, homenagearam o mestre da Bateria do Rifugo, Márcio (Chiano), que superou a Covid-19 em 2022 e comandou os foliões nos blocos.
Chiano é um dos grandes entusiastas do Carnaval de Resende Costa. Com o apoio dos integrantes da Fanfarra Furiosa, ele é um dos responsáveis por agitar o nosso Carnaval há mais de 25 anos, além de trabalhar incansavelmente na infraestrutura do evento e participar da Comissão Organizadora.