Voltar a todos os posts

CORONAVÍRUS NO CAMPO DAS VERTENTES: SÃO JOÃO DEL-REI É PRINCIPAL PORTA DE ENTRADA E VIVE DISPARADA NO CONTÁGIO

18 de Junho de 2020, por Fernando Chaves

Nas cidades pequenas do interior de Minas, só agora o Coronavírus está chegando pra valer. As pessoas estão cansadas das medidas de isolamento social, que já duram 3 meses. Muitos têm a sensação equivocada de que todo esse tempo de distanciamento foi em vão. Outros já não cumprem as medidas porque estão esgotados, estressados após mais de 90 dias de restrições.

É compreensível esse esgotamento das pessoas. Mas, segundo especialistas como médicos e infectologistas, é agora que as medidas preventivas vão fazer ainda mais a diferença. O momento é de se acalmar e buscar forças e alternativas para seguir o mais firme possível com o distanciamento social e as medidas rígidas de higienização.

Na região das Vertentes, São João del-Rei parece estar vivendo uma disparada nos casos da COVID-19. Sem dúvida, o município é uma das maiores fontes de contaminação para as cidades vizinhas, como Resende Costa, pois SJDR desempenha a função de cidade polo e recebe, cotidianamente, gente de toda a região para diversos tipos de atividades. Além disso, São João del-Rei tem se demonstrado uma das cidades mais flexíveis da microrregião no que se refere às medidas restritivas durante a pandemia.   

Nós, moradores de cidades do entorno, temos que ter especial atenção com São João del-Rei. Evitar ao máximo visitar o município pelas próximas semanas ou meses. Se realmente tiver que ir, é muito importante seguir rigorosamente os procedimentos de prevenção. Segundo informações apuradas pela Rádio Emboabas, nossa microrregião dispõe de 20 leitos de UTI para atender aproximadamente 250 mil habitantes, sendo que mais 16 leitos estão sendo instalados.  

 

 “O ser humano se motiva para uma ação quando sabe para onde essa ação o está conduzindo”

 

 Manter o avanço da doença o mais atrasado possível em comparação a São João del-Rei nos parece uma meta inteligente para pequenas cidades da região, neste momento. Pelo que temos entendido das falas de infectologistas, se essas cidades mantiverem um baixo índice de contaminados, contendo ao máximo a entrada e a transmissão comunitária do vírus, para não atingir o pico da pandemia no mesmo momento que São João del-Rei, nós teremos alguns benefícios importantes, como um risco menor de sobrecarga no sistema de saúde da região durante o pico são-joanense e, numa perspectiva otimista, a possibilidade de que, quando se alcançar uma estabilidade e uma queda na curva de contágio em SJDR, o índice de contaminados nas cidades do entorno ainda esteja baixo e sob controle, o que facilitaria a manutenção de um cenário mais tranquilo nas cidades menores, vencida a pior fase em SJDR.   

Em outras palavras: mantendo o controle da situação e os baixos índices de contaminação nos pequenos municípios vizinhos, quando SJDR - nossa principal fonte de contaminação regional, atingir a estabilidade e iniciar uma queda no índice de contágio, ficará mais fácil conter a pandemia e achatar a curva de contaminação nessas pequenas cidades daí em diante, ganhando tempo para que se desenvolvam novos tratamentos para a COVID-19 e para que se desocupem leitos hospitalares.

Seria pertinente, neste momento, um trabalho de comunicação regional mais abrangente e integrado a respeito da pandemia, o que poderia envolver atores como a Amver, o Cisver, a UFSJ, o UNIPTAN, as prefeituras e os comitês municipais de enfrentamento, além dos veículos da imprensa regional. Essas entidades têm dado sua valiosa contribuição, que precisa ser reconhecida, mas a pandemia é muito dinâmica e as orientações poderiam ser mais integradas e atualizadas a cada fase.

 

“O momento atual é de esclarecer e informar, evidenciando a existência de uma integração regional”

 

As pessoas precisam entender o problema regionalmente e saber com mais clareza para qual cenário estamos caminhando e para onde as medidas de prevenção pretendem nos levar. O ser humano se motiva para uma ação quando sabe, com clareza, para onde essa ação o está conduzindo. Temos mencionado com autoridades regionais: comunicação efetiva, transparente, educativa e esclarecedora é muito importante no cenário atual. Não se trata mais de alarmar a população.

Numa primeira etapa da pandemia, a comunicação mais alarmante se fez necessária. O momento atual é de esclarecer e informar, evidenciando a existência de uma integração regional, para assim sustentar a credibilidade das medidas preventivas junto à população, o que vem diminuindo sensivelmente nas últimas semanas. Desse modo, manteríamos por mais tempo a adesão da sociedade ao distanciamento social e poderíamos vislumbrar uma retomada mais tranquila da vida após a superação do pico da pandemia em São João del-Rei e região.

Comentários

  • Author

    Belo artigo! Enxuto, didático e sem pretensões de ser o dono da razão. Como morador de São Tiago, compartilho desse ideal de mantermos o isolamento social, tendo SJDR como parâmetro das ações dos município que compõem o Consórcio CISVER.


Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário