Voltar a todos os posts

Circuito praças de Resende Costa

18 de Junho de 2019, por Regina Coelho

Os espaços públicos abertos refletem a natureza da vida urbana, configurando-se como locais de encontros, interações, conexões sociais e de manifestações coletivas ou individuais. Nesse sentido, nada é mais representativo do que as praças de todas as cidades. Diferentemente das ruas, que são geralmente pontos de passagem, as praças são lugares de permanência e constituem, assim como ocorre com as alamedas e os parques, importantes áreas verdes e de lazer.

Andando por Resende Costa, redescobrimos essas paisagens, por vezes familiares para muitos, talvez mesmo a extensão de tantas casas, levando no nome homenagens e testemunhando o dia a dia em seus domínios. Nosso giro pelo centro da cidade abrange as seguintes praças:

Cel. Sousa Maia- Homenageado: João Evangelista de Sousa Maia, chefe político local com atuação na primeira metade do século XX – Local de grande movimentação diária, é cenário da tradicional Festa de N. S. do Rosário e da feirinha dos sábados. E também abrigo de um majestoso tamboril, árvore nativa do Brasil. Para os íntimos é chamada de Largo do Rosário ou simplesmente Rosário.

Cônego Cardoso- Homenageado: Antônio Cardoso Damasceno, pároco em R.C., sua terra natal (1916 a 1921), idealizador e fundador do Hospital N. S. do Rosário. – Conhecida como Largo da Matriz, no entorno da qual se situam o mesmo hospital, a Casa Paroquial, a antiga residência dos inconfidentes José de Resende Costa (Pai e Filho) e a do Padre Toledo, um cruzeiro ao centro e um antigo pau-brasil.

Dom Lara- Homenageado: José Maria Parreira Lara, sacerdote resende-costense elevado a bispo, tendo exercido seu episcopado nas dioceses de Santos (SP) e Caratinga (MG). – Região em frente ao cemitério de cima.

Dr. Costa Pinto- Homenageado: José Vilela da Costa Pinto, médico, tendo atuado na cidade, onde também foi prefeito, na primeira metade do século passado. – Situada no coração da cidade, no passado, ficou marcada por um assassinato que abalou os resende-costenses, quando em 1928, por desavenças pessoais, um certo cabo Ataliba matou a tiros o Manoel, motorista daquele que hoje dá nome à praça.

Marcos dos Reis- Homenageado: Francisco Marcos dos Reis, vereador da primeira Câmara Municipal do município, tendo atuado por várias outras legislaturas. – Área do Posto de Saúde.

Mendes Resende- Homenageado: Francisco Mendes Resende, presidente da primeira Câmara Municipal, primeiro provedor do Hospital N. S. do Rosário e fundador do G. E. Assis Resende (hoje E. E. Assis Resende). – Localizada atrás da Igreja Matriz.

  1. S. de Fátima- Homenageada: N. S. de Fátima, cuja imagem está entronizada na gruta de mesmo nome compondo o monumento erguido em 1963 por ocasião das missões efetuadas por padres capuchinhos. – A ex-Praça da Bandeira é conhecida também como as Lajes de Cima ou Mirante das Lajes, com seu famoso Buraco do Inferno, destacando-se nela ainda os prédios da Câmara Municipal e da Biblioteca Municipal Antônio Gonçalves Pinto.

Professora Rosa Soares Penido- Homenageada: Rosa Soares Penido, professora rural no povoado do Curralinho dos Paulas e matriarca da Família Penido. – A então denominada Praça Dois de Junho é o endereço da E. E. Assis Resende. Nos tempos da “graminha”, por óbvia razão, assim era chamada essa pracinha, um campinho era improvisado ali pela meninada da vizinhança para o futebol de todo dia. E na madrugada de Sexta-Feira da Paixão para Sábado de Aleluia, por muitas vezes esse mesmo local foi palco das Chácaras do Judas, um ajuntamento de coisas levadas sorrateiramente dos quintais alheios para a “chácara” representando a herança do traidor, então exposto como boneco à malhação pública.

De um modo geral, nossas praças são pequenas e bem cuidadas. Algumas não têm identificação aparente ou suficiente. Outras poderiam ser mais bem utilizadas pela população. Inseridas suas outras múltiplas funções, todas são um convite ao descanso, à boa prosa e à vida compartilhada além das nossas casas.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário