Revelada pelo apresentador Raul Gil em um quadro de seu programa de sábado, exibido pela Band, a garotinha Maísa Silva é hoje um sucesso no SBT. A menina já vinha chamando a atenção de muita gente pela impressionante espontaneidade e igual desenvoltura frente às câmeras. E Sílvio Santos, com seu faro inconfundível para empreendimentos bem-sucedidos, viu em Maísa um talento a ser explorado, apostando nela como uma das atrações de sua emissora.
Seis anos de idade, carinha sapeca e uma vivacidade espantosa, a pequena estrela é, de fato, encantadora. E o que ela faz? Apresenta o “Sábado Animado”, programa infantil por meio do qual interage com quem telefona para participar de joguinhos e outras disputas. Aos domingos, ela brilha ao lado do “patrão” no “Pergunte pra Maísa”, uma série de perguntas variadas respondidas prontamente pela garota, ao que parece, de forma livre, e, sem dúvida, com muita presença de espírito e inteligência.
O talento precoce de Maísa faz lembrar o de outras crianças-prodígio. Uma delas é Shirley Temple, artista mirim que brilhou em Hollywood na década de 30. A menina que conquistou o mundo cantando, dançando e atuando transformou-se numa elegante senhora, atualmente contando 80 anos. A mídia brasileira tem afirmado que Sílvio Santos se inspira nela para fazer de Maísa uma nova Shirley Temple. Será? Os cabelos da brasileirinha e suas roupas bem comportadas parecem confirmar a intenção do apresentador. É esperar para ver.
Um outro caso de precocidade artística envolve a figura de ninguém menos que Wolfgang Amadeus Mozart, o genial compositor clássico nascido na Áustria, em 1756. Segundo consta em sua biografia, aos 3 anos de idade, ele já conseguia tirar melodias do cravo e chorava quando alguém tocava alto demais. Aos 4 anos, já tocava violino e cravo de forma tão fluente quanto uma criança com o triplo de sua idade e de tempo de estudos musicais. Aos 12 anos, já era considerado compositor de altíssima qualidade.
Por uma questão de justiça, não pode faltar aqui o nome do mineiro de Boa Esperança, o pianista Nélson Freire, que com apenas 3 anos, tocava, de memória, pequenas peças. O primeiro recital, realizado quando ele tinha 8 anos, foi uma homenagem a Mozart. Freire contava 12 anos quando participou do “Concurso Internacional de Piano do Rio de Janeiro”, obtendo a sétima colocação. A façanha do então garoto lhe valeu uma bolsa de estudos oferecida pelo governo do presidente Juscelino Kubitschek para estudar em Viena. E sua carreira deslanchou. Nelson Freire é hoje uma unanimidade internacional, para nosso orgulho brasileiro. A propósito, o documentário de João Moreira Salles, realizado em 2003, denominado “Nélson Freire”
, é uma boa oportunidade de conhecer mais sobre a obra desse excepcional artista.
Evidentemente, há inúmeras histórias de crianças que se revelam precoces nas artes e em outras áreas do conhecimento. Alcançando a maturidade, muitas dessas pessoas confirmam a fama e/ou o talento; há aquelas (em número expressivo) que simplesmente somem do noticiário ou tomam um outro rumo na vida; há também aquelas que só sabem viver das glórias do passado. Mas isso já é assunto para um outro artigo.
DESBRAVANDO O TEXTO
Mesmo distante das salas de aula, mantenho o interesse pelo estudo da língua portuguesa. Assim, aproveito a oportunidade para repassar a vestibulandos, concurseiros, estudantes em geral ou simplesmente leitores, texto de Dad Squarisi publicado em sua coluna “Dicas de Português”, do Estado de Minas, e por mim adaptado. Confiram abaixo!
Interpretar texto é treino
Como exercitar a compreensão de texto? Lendo. A leitura é sempre útil e proveitosa, mas ler com o objetivo de preparar-se para prova requer certo ritual. Siga estes passos:
1. Faça uma leitura panorâmica do texto – No primeiro contato, capte o assunto. Do que trata o escrito? Das eleições? Inflação? Condomínios? Orçamento?
2. Explore o vocabulário – Volte ao texto. Desta vez com lápis na mão para sublinhar as palavras de significado desconhecido ou pouco claro. Localize-as no dicionário. Cuidado. Você tem de encontrar o vocábulo mais adequado ao sentido da frase. Analise o enunciado. Depois, procure substituir a palavra assinalada pelos significados que lhe são atribuídos. Escolha o que traduz melhor o recado.
3. Faça a leitura compreensiva – Conhecido o vocabulário, você está apto a captar o plano de desenvolvimento do texto: a forma como o autor organizou as idéias. Elas obedecem a uma hierarquia. Há o general, os coronéis, os majores e os sargentos.
É o general – a idéia principal – que traça a estratégia do texto. Ela se destaca e está presente ao longo da leitura. As idéias secundárias (os coronéis, majores, sargentos, que no texto aparecem como causas, conseqüências, exemplos, comparações) só fazem sustentar o general.
O texto tem introdução, desenvolvimento e conclusão. Em outras palavras: começo, meio e fim. Leia com cuidado a introdução (em geral o primeiro parágrafo) e a conclusão a confirma.
Os outros parágrafos (do desenvolvimento) trazem as idéias secundárias. Cada um só tem uma, em geral expressa na primeira frase. Sublinhe-a. Depois pergunte-se: o que ela tem a ver com a idéia central? É uma causa? Conseqüência? Exemplo? Comparação?
Volte ao texto e releia-o cuidadosamente. Você é capaz, agora, de “conversar” sobre ele: dizer o ponto de vista que o autor defende e os argumentos utilizados por ele para convencer o leitor. Pode, também, questionar-se: ele tem razão? Concordo com tudo que ele disse? Por quê? O que eu acho a respeito do assunto?
Exercite um texto por dia. Ler é habilidade, como nadar, esculpir ou escrever. Com o treinamento, você lerá melhor e se sentirá mais seguro na hora da prova. Comece já.
NOVIDADE
Tenho visto pela cidade anúncio sobre a criação de um centro de instrução de futsal em Resende Costa. Li também todo o material envolvendo o projeto do João Vitor e do Alex Rodrigo, dois jovens apaixonados pelo esporte. Gostei muito da idéia que eles vão começar a colocar em prática agora em setembro. Torço para que tudo dê certo. Em tempos de sedentarismo infanto-juvenil provocado pela tecnologia do computador, vídeo-game e da televisão, nada como uma atividade física bem dosada. Alias, para todos.
É bom lembrar que os alunos serão divididos nas seguintes categorias: Chupetinha, Fraldinha, Pré-Mirim e Mirim. Quanto às atividades do Galaxy, o espaço é a Kaessy. Boa sorte, meninos!
Pequenos notáveis
08 de Setembro de 2008, por Regina Coelho