Voltar a todos os posts

Música nas telas

28 de Setembro de 2020, por Renato Ruas Pinto

Nem só de séries e filmes vivem o Netflix e seus concorrentes. Para quem gosta de música e gosta de conhecer a história de artistas e discos, os serviços de vídeo sempre têm uma grande variedade de documentários bem interessantes e ricos sobre música também. Nestes dias de isolamento, é sempre uma opção a mais para distrair um pouco. Confira alguns documentários bem legais que vi recentemente:

“Miles Davis – inventor do Cool” (Netflix): Miles Davis é um dos nomes mais importantes da história do jazz. Esteve à frente de reinvenções do estilo como no nascimento do Cool Jazz, do Fusion e do Free Jazz. O documentário mostra a sua atribulada vida pessoal e como o artista levou o jazz a novos patamares.

“O diabo na encruzilhada” (Netflix): Robert Johnson foi um músico que deixou um legado importante e uma legião de seguidores no Blues, mesmo tendo morrido muito jovem e deixado registradas somente 29 músicas. E deixou uma vida cercada de lendas e mistérios. As lendas são em grande parte por pouco se saber a respeito da vida dele. Por exemplo, existem apenas 3 fotos confirmadas como sendo do músico. O documentário tenta trazer um pouco de luz sobre o artista que influenciou outros grandes guitarristas como Eric Clapton, que dedicou um disco inteiro a releituras do ídolo.

“The Beach Boys – Pet Sounds” (Amazon Prime): o documentário mostra as histórias por trás da gravação de um dos álbuns mais reverenciados do rock, o “Pet Sounds” dos Beach Boys. Até este álbum, a banda da Califórnia sempre produziu discos voltados para o público adolescente, com uma temática que envolvia basicamente namoros, surf e carros potentes. O líder criativo da banda, Brian Wilson, teve alguns problemas psicológicos e se afastou dos shows, passando todo o seu tempo compondo e trabalhando em estúdio. O resultado foi um álbum primoroso, artisticamente falando, e que teria sido uma das referências para os Beatles se dedicarem ao lendário “Sergeant Pepper’s”. No documentário é mostrado todo o processo, com entrevistas com os Beach Boys, produtores e músicos envolvidos na gravação. Além do filme, não deixe de ouvir o disco também.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário