Voltar a todos os posts

O rock sulista

14 de Maio de 2020, por Renato Ruas Pinto

O rock é estilo que, com o tempo, se transformou em uma colcha de retalhos de sonoridades diferentes. Olhando desde o seu começo, é curioso como artistas tão diferentes como Elvis Presley, Pink Floyd ou Ramones façam parte do mesmo estilo. Em nossa ânsia por classificar e rotular tudo, vários gêneros foram sendo definidos dentro do rock para identificar artistas com características semelhantes. Estas classificações são sempre controversas e com fronteiras nem sempre bem definidas. Apesar das controvérsias, não deixam de ser um ponto de partida para uma boa discussão. Um destes rótulos é o chamado Southern Rock, ou rock sulista, que identifica os grupos norte-americanos que fazem um rock com forte influência da música country e do blues do sul do país. O country está presente nas origens do rock desde Elvis, Johnny Cash e companhia. As bandas do Southern Rock, porém, deixaram o estilo em mais evidência, sempre acompanhado por guitarras empolgantes e virtuosas. Confira alguns discos ótimos do estilo:

“Brothers and Sisters”, The Allman Brothers Band: a banda dos irmãos Duane e Gregg Allman ficou famosa como uma banda voltada para o blues. Porém, com a morte prematura do genial guitarrista Duane Allman em um acidente, o grupo tomou um novo rumo musical e este disco é considerado uma virada para uma pegada mais country do que blues. É uma discussão complexa já que o blues está presente no disco. De todo modo, ele é considerado um dos discos essenciais do rock sulista e obteve bastante sucesso comercial. Fica a dica para ouvir também os primeiros discos da banda ainda com Duane Allman na guitarra, os excelentes “The Allman Brothers Band”, o disco de estreia, e o registro ao vivo “At Fillmore East”.

“Second Helping”, Lynyrd Skynyrd: o Lynyrd Skynyrd é uma banda com uma história trágica. Com um grupo muito sólido nas composições e instrumental, obtiveram rápido sucesso comercial com um estilo bem puxado para o country e com guitarras vigorosas. Após uma sequência de discos de sucesso, em 1977 sofreram um grave acidente de avião que vitimou alguns membros da banda e da equipe e só retornaram como grupo quase quinze anos depois. “Second Helping” é o segundo disco da banda, de 1974, e traz um dos grandes hits do grupo, “Sweet Home Alabama” com seu inconfundível riff de guitarra.

“Cosmo’s Factory”, Creedence Clearwater Revival:  este disco entra na lista para mostrar como estes rótulos que criamos podem ser arbitrários. O disco é de 1970 e, a rigor, anterior ao período a partir do qual se reconhece o rock sulista como um subgênero do rock. Porém, é impossível não perceber a presença do country. Quando se fala de Creendence sempre se lembra, com justiça, do vocal carismático do John Fogerty, mas nesse disco a banda mostra que tem muito mais para oferecer. É um disco recheado de sucessos como “Travelin’ Band” e “Who’ll Stop The Rain” e outras excelentes músicas sempre conduzidas por guitarras vibrantes.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário