Voltar a todos os posts

Programas sobre música na internet

16 de Abril de 2019, por Renato Ruas Pinto

A música sempre ocupou espaço central no nosso entretenimento. Dos menestréis de séculos atrás até a difusão para grandes massas pelo rádio e televisão, a música sempre foi uma das formas mais populares de diversão. Recentemente, a revolução digital mudou e muito nossa relação com a música. Em um primeiro instante, nos facilitou e barateou o acesso aos artistas. Quem, como eu, é da época do disco – seja o vinil ou o CD – sabe que consumir música nunca foi muito acessível. Atualmente, com uma assinatura que custa menos que três cervejas no bar, temos à disposição um catálogo quase infinito de discos.

O outro benefício foi o barateamento do processo de gravação, o que permitiu que milhares de músicos pudessem gravar com qualidade e divulgar sua música via internet, sem depender de gravadoras e outros intermediários. De forma parecida, a internet também abalou a televisão, que já sente a perda de audiência para o YouTube e serviços como o Netflix. No momento em que se tornou possível fazer um vídeo apenas com um celular, a oferta de conteúdo cresceu incrivelmente. E se podemos escolher o que e quando ver, não somos mais dependentes de uma grade fixa e ditada por outros. E por que estou citando a televisão? Curiosamente, a internet está resgatando algo que foi tradição no nosso passado: os programas dedicados à música.

Nos anos 60, programas de música eram destaque nos principais canais. Músicos como Elis Regina, Jair Rodrigues, Roberto Carlos, Wilson Simonal, Caetano Veloso e outros já foram apresentadores na tevê. Com o tempo, esse espaço foi se reduzindo consideravelmente, de modo que hoje os programas de música estão praticamente restritos aos canais pagos. Na tevê aberta há algum espaço em canais estatais, como a TV Cultura. Já nos grandes canais, a música ficou restrita às competições, como o “The Voice” ou a pequenas participações em programas de auditório. No YouTube, porém, aos poucos vão surgindo canais dedicados à música. Vou recomendar alguns que sigo.

O primeiro é o “Um Café Lá em Casa”, do guitarrista Nelson Faria. Nelson é um consagrado guitarrista nos circuitos de MPB e jazz e um professor renomado. Recentemente ele criou este canal no YouTube, onde convida músicos de diversos estilos para tocar e conversar sobre música. É um programa que agrada a quem quer só ouvir boas músicas, com histórias interessantes contadas entre elas, e tem um atrativo a mais para quem toca um instrumento. Como disse, Nelson é um grande professor e costuma dar dicas interessantes.

O segundo é o “A Hora do Improviso”, apresentado pelo talentoso violonista mineiro Thiago Delegado. O programa nasceu na Rádio Inconfidência, em Minas, e, em algum momento, começou a ser filmado. Hoje, além do rádio, é transmitido pela Rede Minas e no canal do artista no YouTube. Em uma hora de programa, ele recebe um convidado ou grupo, que usa o espaço para contar a própria história, além de boas conversas sobre música com o anfitrião. Não poderiam faltar músicas executadas pelos artistas, em um clima bem intimista.

O terceiro canal é o “O Bom e Velho”, apresentado pela cantora Ana Deriggi e o músico Mário Manga, integralmente dedicado ao rock e seus grandes artistas. Ana e Mário interpretam uma canção emblemática e aproveitam para contar histórias interessantes sobre a música ou o artista que a fez famosa. A voz peculiar e o violão de Ana Deriggi, aliados aos arranjos criativos de Mário Manga, que a acompanha na guitarra ou em um inusitado violoncelo, dão um toque muito legal às interpretações. Apesar da economia de instrumentos, conseguem manter a pegada roqueira.

Tenho certeza de que há outros programas interessantes por aí e agradeço sugestões. Vale citar que já estão no YouTube vários episódios do excelente “O Som do Vinil”, do ex-Titã Charles Gavin, exibido no Canal Brasil. Para quem gosta de música, vale conferir essas sugestões e garimpar outras. Salve a internet e suas opções para fugir do que o rádio e tevê nos empurram.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário