Voltar a todos os posts

Viola caipira com outros sotaques

20 de Abril de 2020, por Renato Ruas Pinto

Foto: Ilustração

A viola caipira é um instrumento de origem portuguesa, mas que ganhou as terras do nosso país desde os primeiros dias da colonização. São diversos os registros históricos da presença deste instrumento por aqui há séculos e, em cada espaço que ela foi ocupando, desenvolveu linguagens diferentes e afinações que mudavam a cada curva de rio. A viola ficou fortemente associada à música caipira por conta de grandes violeiros como o Tião Carreiro ou Bambico. Ela passou por um verdadeiro renascimento nos últimos anos e tem se tornado cada vez mais popular, com mais e mais pessoas aprendendo o instrumento e expandindo suas fronteiras. Hoje temos vários artistas mostrando que a viola é um instrumento de timbres e possibilidades infinitas e pode ir muito além da música caipira.

“Neymar Dias Feels Bach”, Neymar Dias: Neymar Dias é um violeiro completo. Virtuoso do instrumento, vai com desenvoltura da música sertaneja autêntica à erudita, passando pela música popular com arranjos incríveis e de ótimo gosto. Vale conhecer, por exemplo, os arranjos que ele fez para canções dos Beatles. Neste disco, ele transcreve para a viola uma série de peças de Johann Sebastian Bach. As transcrições de Bach para o violão sempre foram muito populares para quem se dedica ao repertório erudito. Neymar Dias mostrou que a viola também se encaixa muito bem neste tipo de repertório e nos traz uma obra de altíssima qualidade.

“Moda de Rock Toca Led Zeppelin”, Moda de Rock: já escrevi sobre o trabalho do Moda de Rock, o duo de violas dos talentosos Zé Helder e Ricardo Vignini. Há vários anos eles se dedicam a tocar clássicos do rock em arranjos para duas violas. É rock, mas sempre combinados com os ritmos caipiras como o cururu, o pagode de viola ou o chamamé. Este é o terceiro disco do duo e, ao contrário dos anteriores, focaram apenas em uma banda, o Led Zeppelin. Além disso, o disco conta com participações especiais que contribuíram muito e com duas faixas cantadas (os outros álbuns são instrumentais). O trabalho do Moda de Rock é uma mistura musical muito rica e que mostra que a viola não se prende a rótulos e ritmos.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário