A Igreja tem como missão o serviço à sociedade, em favor do bem integral da pessoa humana


Entrevistas

André Eustáquio0

Foto André Eustáquio

(Padre Eder Sebastião Santos)

A cada ano, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) propõe um tema para ser refletido pela Campanha da Fraternidade, durante o período da quaresma. Neste ano, o tema escolhido foi “Fraternidade: Igreja e Sociedade”, e o lema “Eu vim para servir”. No próximo dia 3 de abril, Sexta-Feira da Paixão, a Paróquia de Nossa Senhora da Penha de França, de Resende Costa, completa 175 anos de criação. O pároco padre Eder Sebastião Santos conversou com o JL sobre a Campanha da Fraternidade, a celebração dos 175 anos da paróquia e os preparativos para a Semana Santa.

JL – Como os católicos devem aproveitar a quaresma para melhor se preparar para a Semana Santa? Nestes dias, queremos renovar a nossa fé através de uma vida penitencial mais intensa, aproveitando os temas que a liturgia nos oferece, com orações mais frequentes, jejuns e, sobretudo, uma vida de caridade aplicada à fraternidade. A quaresma é o tempo de Deus para nós. Precisamos buscar a comunhão com Deus através da prática da penitência e da oração, do sacrifício e da misericórdia. E em tudo a caridade. O Senhor nos dá essa graça e nos ampara. Estejamos abertos e atentos.

Neste ano, a Paróquia de Nossa Senhora da Penha completa 175 anos de criação. A data coincidirá com a Sexta-Feira da Paixão, 3 de abril. A Paróquia organizará algum evento especial para celebrar este acontecimento? Dia 3 de abril de 1840 a paróquia foi criada! E a data coincidiu, neste ano, com a Sexta-Feira Santa. Não tem como desviar a celebração desse dia para possíveis comemorações. Para lembrar a todos a respeito desta data importante, foi feito um resumo da história da fundação da paróquia no programa da Semana Santa deste ano. Estamos pensando numa programação pelos 175 anos no decorrer do ano, especialmente na festa da padroeira Nossa Senhora da Penha.

A Campanha da Fraternidade 2015 apresentou como tema: “Fraternidade: Igreja e Sociedade”. Sobre o que a CNBB pretende refletir a partir deste tema? O objetivo geral da CF 2015 é aprofundar, à luz do evangelho, o diálogo e a colaboração entre Igreja e Sociedade, propostos pelo Concílio Ecumênico Vaticano II, como serviço ao povo brasileiro, para a edificação do Reino de Deus.

Geralmente, a CNBB propõe para a CF temas que envolvem a realidade social do país. Como a Igreja (paróquias, dioceses, comunidades...) pode intensificar o diálogo com a sociedade? “Eu vim para servir” é a carteira de identidade de todos nós. É a missão da Igreja. A Igreja, com a Campanha da Fraternidade, pretende rever, atualizar, dialogar e aprofundar sua presença e atuação na sociedade. A Igreja Católica tem como missão o serviço à sociedade, em favor do bem integral da pessoa humana. A mensagem do evangelho exige dos cristãos o direito e o dever de participar da vida da sociedade. Daí a importância do diálogo fraterno e enriquecedor com a realidade social e com as instâncias representativas da ordem social, buscando meios para enfrentar e solucionar os desafios impostos pela sociedade atual.

Como os leigos podem participar mais ativamente da Campanha da Fraternidade? “Eu vim para servir” é também a carteira de identidade do cristão leigo. Ser cristão é ser servo e servidor como Jesus foi (Mc 10,45). Ser servo e servidor é ser o primeiro no amor, na caridade e no serviço aos outros, a exemplo de Jesus Cristo. Todo cristão leigo é convidado a conhecer as propostas da CF e vivenciá-las, almejando uma sociedade justa e solidária.

 

A Semana Santa já se aproxima. O que o senhor diz aos fieis para melhor participação na Semana Santa, que é considerado um momento forte de espiritualidade? A Semana Santa não é uma semana de festa, e, sim, de elevação da fé. É um momento em que temos oportunidade para vivenciar a história da nossa salvação. Para tanto, conclamo os fieis a buscarem os exercícios quaresmais, a fazerem de suas vidas uma oblação a Deus para, assim, poderem alcançar as coisas do alto. Fazendo isso, chegarão à Semana Santa preparados para esse momento forte da nossa Igreja. Que todos ressuscitem com Jesus e busquemos a paz e a sociedade sonhada por todos nós. Aproveito para desejar a todos uma Feliz Páscoa.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário