Águas passadas movem moinhos?


Artigo

Emerson Gonzaga* 0

A Fonte da Mina foi revitalizada a partir de projeto do IRIS

Você já parou para pensar no valor de uma nascente de água para a sociedade atual?

Talvez não dê para formar conceitos muito claros sobre sua real importância, pois, estamos acostumados a usar a água que sai do nosso filtro, torneira ou chuveiro. Certamente, se esta pergunta circulasse por aí, ouviríamos muito que “tem que preservar”, que “não pode poluir as nascentes” e tudo mais.

Se esta mesma pergunta fosse feita há quarenta anos, quando ainda não havia captação e distribuição de água potável em nossas casas, certamente não haveria palavras para descrever a importância de uma nascente para uma população que, diretamente, usava a água para satisfazer suas necessidades básicas de consumo e higiene. E não era fácil! Distâncias tinham que ser percorridas, o peso das latas de água precisava ser superado e, quando se chegava às nascentes, havia filas, pois, todos utilizavam a água para sobrevivência.

E agora eu pergunto a vocês, leitores do Jornal das Lajes, qual nascente foi mais importante? As da atualidade? Ou aquelas de 30 anos atrás?

Certamente você deve pensar que as nascentes de 30 anos atrás eram mais úteis para a população do que as do tempo presente. A cultura do povo da época realmente é um fator que comprova tal alegação, uma vez que o cotidiano circulava no entorno destas nascentes. As nascentes da atualidade parecem não ter tanta importância, foram esquecidas, visto que já temos água encanada. Além do mais, as nascentes da atualidade estão todas contaminadas por lixo e esgoto da cidade, que há 40 anos não para de crescer.

É realmente isso o que você pensa?

A última década foi um dos períodos mais secos da história da nossa região. Vimos diversos reservatórios de água doce serem reduzidos ao seu volume morto e os períodos de estiagem cada vez mais prolongados. Algumas cidades, inclusive próximas a Resende Costa, precisaram desenvolver políticas de racionamento de água e educação ambiental sobre o consumo racional de água potável.

Cientistas que estudam o clima afirmam que o nosso planeta deve elevar sua temperatura nas próximas décadas. Esta mudança climática, conhecida como efeito estufa, afetará os períodos chuvosos. E, como consequência, a água doce será reduzida.

É, meu amigo! Sinto muito lhe informar que a água não nasce em torneiras.


Projeto ReNascentes revitaliza tradicional Fonte da Mina, no bairro Canela

A ONG ambiental IRIS, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, está desenvolvendo ações conjuntas de combate à dengue e revitalização de nascentes localizadas no município de Resende Costa. Uma das nascentes participantes do projeto é a Fonte da Mina. No local, foram realizadas limpezas e recuperação da vegetação para proteger a água. Além disso, foi feito um caminho de pedra e instalados bancos, na intenção de estreitar a relação da população com a nascente, dentre outras ações. A inauguração das intervenções realizadas na mina aconteceu no dia 27 de novembro.

A tradicional Fonte da Mina, no bairro Canela, já fez parte do cotidiano de Resende Costa. É só prosear uns 15 minutos com os vizinhos da fonte para que um filme sobre o seu passado comece a ser reproduzido em nossas mentes. Pessoas indo e vindo com baldes, lavadeiras com aquelas roupas branquinhas, a criançada correndo de um lado para o outro acompanhando seus pais... Diversos fatos nos revelam a importância cultural e vital da Fonte da Mina para nossa cidade.

No início do projeto ReNascentes nos deparamos com diversas ações desrespeitosas em nossas nascentes. Encontramos muito esgoto e lixo, o que é um risco à saúde pública local.

Além da retirada de lixo, cercamento, fixação de placas educativas e distribuição de material educativo, tentamos revitalizar a beleza cênica do espaço. A nossa intenção é fazer com que a população, inclusive a comunidade estudantil, volte a visitar as nascentes do nosso município e esperamos que, com o tempo, a sociedade volte a valorizar tais espaços para que eles continuem fazendo parte da história do nosso povo.

Além da Fonte da Mina, as nascentes Fonte da Ilha, Fonte dos Cavalos, Fonte da Biquinha, Nascente do Córrego do Mosquito e Fonte João de Deus estão sendo recuperadas.

 

 

*Diretor do Instituto Rio Santo Antônio (IRIS).

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário